Mônica Bergamo > Gilmar impede que juízes derrubem decreto de Lula sobre armas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Ricardo Pereira Ignacio

    Gilmar Mendes tem seguranças armados ?

    Responda
  2. Ricardo Pereira Ignacio

    A lei é clara !!! Armas de fogo precisam estar somente na mão de bandidos e dos seguranças dos políticos

    Responda
  3. Ricardo Pereira Ignacio

    Precisamos urgente cumprir a lei !! Armas só na mão de bandidos e dos seguranças dos políticos !!!

    Responda
  4. Elisabeth Beraldo Faria

    A verdade é a seguinte, nao importa a capacidade administrativa do presidente, o que importa é o antipetismo, o preconceito e principalmente a usura!

    Responda
  5. TEREZA JOACY GOMES DE MELO

    Decisão digna de aplausos.

    Responda
  6. luiz matta

    Não quero para os outros o que eu não quero pra mim. A autoridade não pode substituir a razão. Precisa-se que se cumpra a lei porque o juízo dos juízes a margem da lei não são confiáveis, falta-lhes às vezes até mesmo Bom senso.

    Responda
  7. André Braga de Vasconcelos

    Há quem acolha a decisão do Ministro. Simples, ele dita a norma e atua como Ministro do Governo e não do STF. Claro, o tema é sensível mas não podemos impedir o cidadão de ter acesso à justiça, certamente ainda estamos num estado de direito ou o ativismo nos leva a crer numa ditadura do judiciário?

    Responda
    1. JAYME KOPELMAN

      Acolher essa decisão do ministro GM é normal, racional e civilizatória. O que não consigo entender e aceitar é alguém, sutilmente ou não, criticá-la e a partir disto tentar generalizar. Para mim, isto é coisa de maluco, de imberbe ingênuo ou de má-fé (não deixo por menos)! JK

  8. Matheus Lourenço

    Excelente e necessária medida. Essa cultura armamentista, difundida por bos sais e/ou lobistas, é a pior coisa que um tão país violento como o nosso poderia adotar. Esses "patriotas" veem os massacres e os absurdos ocorridos nos EUA, mas parecem não se importar com as mortes de inocentes. A quem interessa isso?

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      o "erro" de ortografia foi necessário por motivos de filtro nos comentários rsrs

  9. eduardo guimarães

    finalmente um pouco de lucidez

    Responda
  10. Adriana França

    Monica, adoro sua coluna. Mas quando a manchete começa com o nome do ministro dessa forma parece que ele fez algo ilegalmente. Com abuso de poder. E não é o caso. Talvez a imprensa não perceba que tem produzido material para ser usado pelos haters do supremo.

    Responda
    1. Paulo Lustig

      Isso se chama transparência, a colunista está correta

  11. Eduardo César Diniz Macêdo

    Vez ou outra ele acerta. Parabéns ministro

    Responda
  12. Severo Duarte

    Vai que é sua Gilmar,pega firme!!!

    Responda
  13. Humberto Isidoro

    Só falta prender o inominavel. e toda a familia.

    Responda
  14. Taniara Aguiar de Souza

    Imprensa e autoridades tratam a corrida armamentista como questão ideológica. Não é. Trata-se de $lobby$ pesado da indústria de armas, cujo principal loby$sta no país é bananinha. Deve estar ph$dre de riko. Ainda especulam sobre supostas palestras pagas e mesada do PL para o fujão se manter. Não precisam dessas mherrekas. Têm muito dinheiro das irmãs siamesas, indústria de armas e extrema direita.

    Responda
    1. Carlos Lima

      Exatamente. A ideologia aí é dinheiro.

  15. julio alves

    Parabéns , ministro. Ainda é pouco!

    Responda
  16. Carlos de Avila Goulart

    Parabéns ministro Gilmar Mendes. Querem transformar um Brasil em uma terra de milicianos. Uma coisa é o cidadão ter um revolver em casa para se defender ou uma espingarda no campo para proteção. Outra, totalmente diferente é liberar armas automáticas de guerra, como fuzis AR-15 com o argumento que é para auto defesa. Isto só interessa ao crime organizado e golpistas antidemocráticos.

    Responda
  17. João Pedro Sousa

    Parabéns, Ministro.

    Responda
  18. Márcio Gonçalves

    Arma é coisa de gente primitiva.

    Responda
  19. Daniel Nunes

    Não bastou tirar Lula da cadeia. Não bastou criar para ele uma falsa aura de vítima. Não bastou usar provas ilegais obtidas de criminosos presos. Não bastou desqualificar colegas do MP e do judiciário. Não bastou colocá-lo à porta da presidência. Agora tem que ajudá-lo a governar, legislando a favor, sob o disfarce de decisão judicial, e até subvertendo a coisa transitada e julgada em última instância para que o pupilo tenha muito tutu para gastar como quiser.

    Responda
    1. Severo Duarte

      Quando o sujeito é bom,tudo conspira a seu favor,o resto é vaia da torcida adversária...

    2. julio alves

      Pode espernear, gado véio! A democracia voltou com força. Como diria com palavras sábias aquele outro ministro do STF: perdeu, mané!

    3. juan molina

      Chora gado

    4. Victor Giaretta Rubira

      Não bastou tornarem públicas as mentiras da lava-jato e ser público q PL e Republicanos eram os verdadeiros beneficiados dos esquemas de corrupção.

    5. Paulo Cezar de Magalhães Bastos

      Aumente a dosagem da cloroquina que melhora!!

    6. Carlos Fernando de Souza Braga

      É por isso que acho que vai ser muito difícil tirar o Brasil desse buraco que o genocida (e nossa elite escravocrata) nos enfiou. Olhem esse comentário, recheado de ignorâncias e b u RR i c e s. Muitos milhões de brasileiros pensam igual. E votam.

    7. Flávio Tadeu Marini da Silva

      Muuuuuuuuuu

    8. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não bastam as mortes ocasionadas por voluntarismos de pessoas que não deveriam estar armadas, mas estavam ? Não basta a insanidade do sujeito que entrou com pistola destravada em uma sala de ressonância magnética e acabou morto pelo disparo da própria arma ? Não basta o mau exemplo dos EUA que, rotineira e recorrentemente, é palco de massacres promovidos por civil no uso de armas de fogo ? Observe que sou árduo crítico de lula e pt, mas essa 'razão' interpretativa é patética.

    9. Celia Regina Resende

      Perdeu, Mané! Não amola! Quer armas? O USA é logo ali

    10. Gastão Villeroy

      Gente, porque os bolsominions têm essa fixação por armas? Será que estão compensando algo?

  20. Taniara Aguiar de Souza

    A imprensa e autoridades tratam da venda de armas no Brasil como se fosse uma questão ideológica. Não é. É a indústria de armas exercendo seu poder de loby no país, cujo principal lobista é o bananinha. Essa é a única pauta dele na Câmara e na vida. Deve estar podre de rico. E jornalistas ficam especulando sobre o fujão ganhar dinheiro com supostas palestras e receber mesada do PL. Não precisam disso, ganham muito dinheiro da indústria de armas e da ext direita internacional, irmãs siamesas.

    Responda
  21. Emerson dos Santos

    Parabéns, Ministro. Armas são sinônimo de barbárie. Queremos cultura de paz e mais livros, por favor.

    Responda
  22. Marcelo Galvao de Oliveira

    Gilmar tem carro blindado e seguranças armados pagos por nós. Também tem direito, pelo cargo exercido, à posse e porte de arma. . Ele pode se defender e a família dele. Você não.

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Desconheço os casos citados de CACs ameaçando ou afrontando pessoas com armas, isto não passa de ilusão e má fé de antiarmamentistas. Ademais, aprende-se nos clubes que ameaçar com arma é crime e provoca o cancelamento de registros de CACs.

    2. julio alves

      Tudo isso é inerente ao cargo que ele ocupa. Sempre foi assim e, na minha modesta opinião, deve continuar. Nada tem a ver com um mané qualquer saia atirando por aí, ameaçando as pessoas sob a fantasia de colecionador ou caçador

    3. Julio Louzada

      O cara que dirige um carro forte também anda armado em um carro blindado, faz parte dos riscos inerentes da profissão.

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Querida, quem no Brasil tem dinheiro pra comprar arma? Seu presidente genocida deixou mais de 30 milhões de brasileiros passando fome. Outros tantos milhões não sabem se vão comer no dia seguinte. A classe média tá pendurada em dívidas. Só bandidos têm grana pra isso. E eles estavam adorando essas facilidades que o governo do genocida dava. Acorda, Alice!

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema é que, em geral, essa armamento despejado nas ruas não tem sido utilizado para defesa, mas sim para agressão e agressividade voluntárias. Essa retórica de que o cidadão tem o direito de andar armado para se defender nada mais é do que a presunção de que alguns possam ostentar poder de violência unicamente por dispor de capacidade econômica a isso. Daí, por igualdade de direitos, tem-se que criar o bolsa pistola.

    6. Marcelo Galvao de Oliveira

      Tem gente que considera Gilmar, e seus pares e os políticos mais importante que todos. Uma casta. Visão que mistura boas intenções, falta de capacidade cognitiva e preguiça em estudar. O resultado é perfeito para manipulação. Tanto que elegeram o ex morador do Airbnb de Curitiba.

    7. Leandro Piva

      O seu direito termina quando começa o direito alheio. Eu, pessoalmente, não gosto da ideia de ter um monte de "cidadãos de bem" armados por aí, querendo impor seu entendimento sobre questões do dia-a-dia na base da força, proporcianando acesso (consentido ou não) de armas a crianças e adolescentes e ainda fornecendo armas para o crime organizado em caso de roubo ou furto.

    8. Marcelo Galvao de Oliveira

      Alguns diriam que é hipocrisia, eu creio que é ideológico. Reparem que não há menção às armas nas mãos de delinquentes. Porque será?

  23. Marcelo Galvao de Oliveira

    Que discurso bonito. Evidentemente que é mais cômodo fazê-lo quando se tem carro blindado e seguranças armados ( pagos por todos nós) além, é claro, de ter direito à posse e porte de arma de fogo pelo cargo exercido. Alguns podem pensar em hipocrisia. Entretanto creio que é ideológico. Sintomaticamente não há nenhuma menção ao direito de defesa individual tampouco à liberdade de escolha. Isso sem considerar que não menciona as armas ilegais, aquelas dos morros e quadrilhas de roubo. Típico.

    Responda
  24. HELIO A LOUREIRO

    Bullshit! Quantos tiros foram disparados no 8/1?

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Tiros! Era tudo que os golpistas manés do Bolsonaro queriam que acontecesse, para gerar um caos ainda maior, com vítimas que justificasse uma intervenção do Exército. Que peninha. Tá todo mundo na tranca.

    2. Julio Louzada

      Já está até com o palavrão afiadinho no inglês!! Vai pra lá!!

  25. ANDRE BARRETO

    Parabéns ao ministro.

    Responda
  26. Luiz Antonio Sypriano

    É o caminho da civilização, e não o da barbárie!

    Responda
  27. EDSON CARLOS MOROTTI

    Parabéns Gilmar Mendes! O direito à vida é superior ao direito de tirar a vida. Antes que me esqueça, a polícia é para servir e proteger.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Gilmar tem carro blindado e seguranças armados pagos por nós. Além disso , pelo cargo exercido, tem direito à posse e porte de arma. Isso se chama Hipocrisia. Ele pode se defender e sua família. Você não..

  28. Maria Isabel Castro Lima

    Excelente decisão!

    Responda
  29. MARCO ANTONIO ZANFRA

    A melhor parte da ponderação do ministro é que "inexiste, na norma constitucional brasileira, um direito fundamental ao acesso a armas de fogo pelos cidadãos e a aquisição e o porte de armas de fogo no Brasil". Isso pareceria óbvio, não fosse o desvirtuamento das noções dos direitos de cada um que aquele cujo nome só deve ser citado se for seguido da expressão '... foi preso' trouxe com seu germinal de destruição.

    Responda
  30. Sérgio Pombo

    O convívio civilizado brasileiro está em quase cinquenta mil casos por ano, e antes do armamentismo já chegou a sessenta mil convívios violenta por ano. Alguém enxerga algo errado neste país?

    Responda
  31. LEANDRO DUCA

    De volta a sensatez! Aleluia!

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Gilmar tem carro blindado e seguranças armados pagos por nós. Também tem direito, pelo cargo exercido, à posse e porte de arma. HIPOCRISIA. Ele pode se defender e a família dele. Você não.

  32. Sérgio Pombo

    A quem interessa o armamentismo? Para muitas pessoas, excetuando assaltantes, claro eles não dependem de lei para portar armas.

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Assaltantes nunca precisaram de lei armamentista pra obter armas. Veja essas apreensões volumosas que são feitas. Nenhuma em clube de tiro ou envolvimento de CACs.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      A desregularização promovida pelo genocida beneficiou toda a espécie de bandidos. Facilitou muito o acesso deles a armas de todos os tipos. Se o dono da padaria comprava uma pistola que nem sabia usar, os bandidos adquiriram caixas de fuzis com munição.

    3. Luis Nascentes

      Mas os assaltantes se beneficiam da lei ao ter mais armas à disposição para obter por roubo ou falsidade.

  33. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

    E o livre arbítrio? Onde fica? Se eu preciso de arma para me defender, que eu possa comprar minhas armas. O estado? Bom o estado nunca me deu segurança mesmo. Assim como não me dá saúde e por isso tenho que pagar planos de saúde privados. Cidadão que não tem segurança pública tem o direito de comprar suas armas, assim como tem o direito de pagar planos de saúde, escola particular etc.

    Responda
    1. Claudio Goldman

      Papo furado. São pouquíssimos aqueles que conseguem se defender de ladrões. O armamento da população só serve para enriquecer os fabricantes de armas, armar as milícias e os próprios ladrões e para tornar ainda mais prepotentes certos "cidadãos de bem". Além de oferecer perigo de vida para mulheres, gays, negros, pobres.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Isso não tem nada a ver com livre arbítrio, querida. Vá se informar antes de vir aqui falar besteira

    3. Leandro Piva

      O seu direito termina quando começa o direito alheio. Eu, pessoalmente, não gosto da ideia de ter um monte de "cidadãos de bem" armados por aí, querendo impor seu entendimento sobre questões do dia-a-dia na base da força, proporcianando acesso (consentido ou não) de armas a crianças e adolescentes e ainda fornecendo armas para o crime organizado em caso de roubo ou furto.

    4. Luis Nascentes

      E o livre arbítrio de não querer ser ameaçado, ferido ou morto por armas de terceiros cada vez mais abusados?

  34. MATEUS VAZ DE S Sá

    Uma decisão que está em sintonia com a política de convívio civilizado entre os brasileiros.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Convívio Inclusive com aqueles que tem armas nos morros e quadrilhas de roubo a banco. Nenhuma delas disponíveis para compra legal no Brasil.

  35. Sérgio Pombo

    Armas não protegem a vida, mas os ministros têm escoltas armadas. Como assim? Porque não contratam professores para lhes dar segurança? Vale tudo no país da piada pronta.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Se v. é produtor rural pode ter armas legalmente. Não precisa ter o estoque e a quantidade que o genocida covardemente fujão golpista autorizou pelos meios mais discutíveis para beneficiar golpistas e milicianos.

    2. Sérgio Pombo

      Sou produtor rural meu amigo. Aqui polícia não chega de dia ou a noite.

    3. Marcelo Galvao de Oliveira

      Pura verdade. Isso é pura hipocrisia e a desculpa dos esquerdopatas é que o ministro é mais importante que todos nós. Seres superiores que merecem mais segurança e benefícios.

    4. Luis Nascentes

      Você sabe que o seu nível de risco é diferente do de um ministro do supremo. Mas prefere fazer piada pronta.

  36. Marcos Antônio

    Quanto mais armas, maior é o risco não só para a população civil desarmada (maior parte da população), mas também maior chance de danos para os agentes de segurança privados (armados ou não) e públicos.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Que interessante ver tanta gente ingênua no país. Mistura de boas intenções com ignorância. Combinação perfeita para manipulação. Poderiam estudar e se informar, mas, geralmente preguiçosos, preferem seguir seus líderes políticos. Mesmo que sejam ex moradores do Airbnb de Curitiba.

  37. Guilherme Pereira

    Por que não agiu antes. Tal comportamento, dentre outras vistas grossas a decretos esquisitos do governo passado, nos leva a pensar que o STJ protegia o capitão ou tinha medo dele.

    Responda
  38. Guilherme Pereira

    Por que não agiu antes. Tal comportamento, dentre outras vistas grossas a decretos esquisitos do governo passado, nos leva a pensar que o STJ protegia o capitão ou tinha medo dele.

    Responda
  39. noel neves

    O fato de existir um tal Jair Bolsonero foi bom para se dar valor ao real interesse do povo.

    Responda
  40. Fernando Alves

    O que impressiona é que os decretos sempre foram ilegais, pois violavam o estatuto do desarmamento, e um decreto não pode se sobrepor a uma lei. Todavia, durante os quatro anos do governo Bozo, todos se calaram e deixaram ele fazer o que queria, sem se importar com as consequências.

    Responda
  41. José Cardoso

    'Em suma, observou-se clara atuação inconstitucional no sentido da facilitação do acesso a armas e munições no País'. Ué, pensei que o STF zelava pela constituição. Onde estava nesses últimos 4 anos? Só agora acordou?

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Ainda bem que acordou. Cortou na raiz possíveis milhares de sentenças que poderiam ser proferidas por juizecos fascistóides em favor da liberação da compra e uso de armas.

    2. Rubens Nakasima

      *caso não tenha sido provocado,...

    3. Rubens Nakasima

      Seria importante verificarmos quantas vezes o STF foi provocado a se manifestar sobre o assunto. Caso tenha se manifestado favorável aos decretos, aí sim seria uma falha. Caso não tenha sido, a falha seria da sociedade e de outros órgãos.

    4. Jorge Ceretta

      Trabalhando prá corrigir os outros descalabros de coisas do mito, que passeava de moto com um massho CAC na garupa.

  42. jose batista

    Rir ou chorar?

    Responda
  43. Tino Leon

    Parabéns ao ministro.

    Responda
  44. Marcos Serra

    Paisinho cínico. O STF, cujos membros ganham muito acima do teto com penduricalhos vergonhosos, virou uma fantasia onde apenas uma pessoa decide e as demais dez ovelhas, via de regra a seguem como zumbis. Passam a votar "copiando e colando" o voto do deus que emitiu a decisão originária. O culegiado não tem tempo para reunir-se e votar mas seus membros passam viajando, fazendo turismo e ganhando mais um por fora. Aqui no Brasil temos uma "justissa" eficiente e isenta. Modelo para o planeta.

    Responda
  45. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Equipe de lula começando a trabalhar...

    Responda
    1. Rubens Nakasima

      Não sei se vc viu, por isso eu vou te contar. Antes de ontem, com 45 dias de governo, a equipe do Lula entregou mais de 2700 casas que estavam com obras paradas desde 2016. Teve um presidente que ficou 4 anos no poder e não realizou essas entregas. Pq isso aconteceu? Foi descaso ou incompetência? Sei que ambas as causas são marcas do antigo governo, mas acredito que foi descaso, já que essa foi a marca durante a pandemia e a tragédia Ianomami.

    2. Tino Leon

      Lula e equipe começaram a trabalhar no dia seguinte ao segundo turno para corrigir o orçamento inviável deixado pelo inominável

    3. Marcos Serra

      Acho que você quis dizer que o tribunal do Lulis segue julgando segundo seus interesses, não?

    4. Marcos Serra

      Acho que você quis dizer que o tribunal do Lulis segue julgando segundo seus interesses, não?

  46. luiz matta

    Apesar dos distúrbios não foram usadas armas de fogo contempladas para a defesa da vida e do patrimônio.

    Responda
    1. Paulo Ribeiro

      Luiz Matta, o Gilmar salva!

    2. luiz matta

      A propriedade e a família devem ser defendidas por todos os meios, inclusive com o risco de matar ou morrer. Arma para matar é arma de caça. Arma para defesa nunca deve sair da sua propriedade. Ninguém invade a sua propriedade colocando em risco a sua família para pedir a benção.

    3. Renato Lima

      Não tinha chegado a hora ainda, veja as declarações do CAC George Washington, o terrorista da bomba no aeroporto que foi preso e que tinha levado para Brasília um fuzil 300 e várias pistolas 9mm.

    4. Assumirian Lúcia do Amaral Costa Capillé

      Armas nunca servem à defesa da vida, a motivação da sua existência é acabar com a vida.

  47. MARCOS CESAR MORAES

    Nada contra a decisão do ministro, mas a matéria falhou ao não informar em que ação e proposta por quem.

    Responda
    1. MARCOS CESAR MORAES

      A situação das armas no País é muito preocupante. Pessoas "de bem", q nunca pensaram em ter arma em casa, foram encorajadas a gastar muito dinheiro com isso. Muitos as levam em clubes, festa amigos, até ostentam em ambientes privados. E os tais CACs, essa fachada de agremiação?

  48. Sergio Saraiva

    "Atentado terrorista de 08 de janeiro de 2023". O ministro Gilmar Mendes prima por se fazer entender claramente.

    Responda
  49. Joao Braga

    Vivemos sob um ativismo judiciário, monocratico, que depende do juiz do dia. O país vive uma insegurança jurídica. Não discuto o mérito, toda essa confusão no país entendo ter vindo dessa lambança, começou qdo anularam um julgamento por CEP errado. Aí veio o processo do fim do mundo, e os excessos cresceram. Na verdade grande parte da população assiste atonita essa irracionalidade com viés político. Pobre Brasil, o que fazem em nome do suposto "estado de Direito "....

    Responda
    1. Joao Braga

      Carlos Fernando de Souz Braga, que coisa horrorosa esse senhor Carlos. Me deixa fora desse seu mau sentimento. Uma mistura do mau com atraso com pitadas de psicopatia. Vc vem aqui cheio de ofensas e grosserias. Não consegue articular nenhum argumento. Passa de comentário em comentário ofendendo outros assinantes. É ódio, mau sentimento, uma coisa horrível. Vá se tratar...

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Essa gente podia se informar um pouquinho antes de vir aqui mugir besteiras, não é mesmo?

  50. Marisa Oliveira

    "Cidadãos de bem" . Parabéns,.ministro Gilmar.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.