-
JAILSON DE BEZERRA
O problema não é o cartão, é quem e como o utiliza. Infelizmente tivemos um presidente - se é que pode ser chamado assim - que no exercício de seu cargo fez de tudo o que não deveria ser feito. Em todos os aspectos mostrou-se indigno do cargo: colocou como ministros, em sua maioria, pessoas desprovidas de caráter; ficou praticamente o mandato inteiro fazendo campanha eleitoral ao invés de governar; insuflou o ódio com mentiras; encobriu a ilegalidade de seus filhos. P$ariu a Extrema Direita.
-
Helio Cardoso
Um cartão desses na mão de um político é igual que nem "cabrito na horta", arrasa. Tudo bem que existe aquelas despesas necessárias para o cargo, mas e o salário, eles não recebem?
-
Alexandre Pereira
Sim. Gastarão de qualquer forma, pois é fácil gastar a grana não é deles. Pelo menos assim, a ponta do iceberg fica evidente.
-
jorge maciel
Sim. Para custeio exclusivo em agendas oficiais, nada de shoppiñgs, barracas, eventos de lazer. É com limites de valores claros a cada ocasião, como ocorre com as ditas 'diárias'.
-
Paulo José Vargas dos Santos
O cartão e um facilitador. Tem que ser regulamentado e estreitar o uso em situações bem claras, que fique na categoria "facilitador" do alto executivo. Como está é instrumento de baderna para badeneiros e gastança para desonestos. Cabe strogonoff é necessário.
-
raul neto
É mais do que obvio que não! Fico espantado em ver comentários concordando com essa excrescência. O povo brasileiro realmente ama políticos.
-
Fernando José Nicoli
Sim os cartões devem existir, o que não deve existir são presidentes como o genocida. Portando cuidado ao votar, urna não é pânico.
-
José Speridião Jr
Concordo que existam pois desburocratizam. No entanto tem um ponto fraco: nas faturas aparece muitas vezes um fornecedor cujo nome até abreviado dificulta o trabalho do controler. Logo deveria ser uma regra constar o cnpj da empresa fornecedora obrigando ao controler a conferir a nota fiscal obrigatória e checar se está dentro das normas de gastos. Dá para notar que tem sido uma baderna, ninguém controla nem o básico.
-
jose celso righi righi
Todos têm o seu salário, nem sei porque. Tudo é pago de outra forma, não pagam moradia, nem viagens, nem alimentação, ou seja o salário é livre de gastos, se todos nós mortais tivéssemos todas estas beneces, não precisaríamos de salário. Será que o correto seria cartão corporativo para todos os trabalhadores ou pra ninguém.
-
Bruno Licks
Devem ter mas com limite baixo
-
A A Iuras
Nunca poderia ter havido segredo sobre o uso do cartão corporativo. Cadeia para o inominável
-
Maria do rocio Barszcz
As nossas autoridades nso recebem salário ? Em tese não precisariam de Cartão Corporativo, pois qualquer cidadão com seu salário paga moradia transporte, lazer, chega de privilégios para os políticos !
-
RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA
Sou contra o Cartão Corporativo para qualquer autoridade. Abriria uma exceção para o Bolsonaro dando um Vale Refeição para gastar na padaria, só.
-
José Ingenieros Pinheiro Moura Ingenieros Pinheiro Moura
Cartão corporativo da Presidência da República é um afronta ao povo brasileiro, que entra na fila pra comprar osso para comer,um país de povo sem moradia e sem recursos para a educação e saúde.
-
Guilherme Torres Godoy
Cartão corporativo, não, presidente já tem seu salario e outra serie de mordomias. Ate que poderia existir sim, com um limite, como todo cidadão tem. O que Bolsonaro fez como o cartão corporativo é simplesmente um abuso. Cobra dele, se no pagar manda o nome no serasa, ele é povo antes de presidente e deve respeitar as leis. Otra coisa...falta etica pó.
-
carlos pommer
E o que fizeram os presidentes anteriores? Gostaria de ver.
-
-
Eurico Xavier da Silva
Pode mais deveria ter limites e transferência
-
Marco Aguiar
Sim, devem existir. Entretanto, sua fatura deve ter a mesma transparência que exigem dos contracheques dos funcionários públicos federais. Minha sugestão é que todo mês a fatura do CC deve ser publicada no portal transparência. Aliás, melhor seria a publicação no diário oficial da União.
-
Fabiana Passos de Melo
Embora deva continuar existindo, os gastos com cartão corporativo devem ser rigorosamente controlados, mediante prestação de contas e demonstração do interesse público vinculado às despesas.
-
Bruno Macho
Os cartões corporativos devem existir mas o seu uso deve ser bem definido e qualquer abuso deve ser punido por lei.
-
Pedro Tadeu Oliveira da Silva
É notório que o cartão corporatívo é necessário, pois, além de agilizar a aquisição de serviços e produtos essenciai para o desempenho da função pública, contribui para o controle das despesas. Fossem as despesas hoje questionadas realizadas em moeda corrente, certamente o controle seria muito mais difícil.
-
Pedro Tadeu Oliveira da Silva
Apenas aquelas despesas necessárias, absolutamente impossível de ser realizada com cartão, devem ser realizadas em moeda corrente.
-
-
Diva Negri
Tem de haver um meio de controlar os gastos do presidente...que seja um cartão mas em poder de pessoas responsáveis.
-
NACIB HETTI
Cartão corporativo deve existir. Em boas mãos.
-
Luiz Freitas
O problema não são os cartões corporativos para autoridades cumprirem despesas extras não cobertas pela verba de custeio, que é devidamente auditável. Acontece que essas autoridades acabam terceirizando esse cartões para assessores que nem sempre preocupados em garantir o uso republicano deles, e que gostam de fazer agrados aos seus chefes, fora das normas.
-
Lairton Santos
Penso que o cartão corporativo, agiliza aquisições de produtos e serviços de pronto atendimento, dispensando o processo regular de despesa, preconizado na lei 4.320/64. Conhecido como adiantamento de numerários, adequado para os chefes dos três poderes. No entanto, precisa estar regulamentado quanto ao tipo e limite de gastos, e claro, a devida prestação de contas. Legislativo com auxílio das cortes de contas, devem promover rigorosa fiscalização. Precisa desenhar!!!???
-
Aparecida Donizete Pires de Souza
Na minha opinião este cartão não deve existir. O Bolsonaro deve devolver o dinheiro que gastou indevidamente. Já foi mostrado que outros presidentes já gastaram muito dinheiro público com este tipo de recurso.
-
osmar pavani peres
Todos sao iguais perante a lei com direitos e obrigações: Quero um.
-
Valderi Silveira Pinto Jr
Sim, o cartão é necessário, porém com limites e regras.
-
João Conrado Reis
Simplesmente uma vergonha! E o contribuinte pagando altos impostos!
-
Luiz Antonio Sypriano
Esses "Cartões Corporativos" são formas de roubos institucionalizados e a de promover a miséria da população; uma vez que seus gastos não tem limites, que poderiam qualificar serviços públicos.
-
carlos pommer
E dar 9 milhões para o casal global via lei Ruanet, o que é?
-
-
JOAO NETO
Isto é mais uma excrescência do "presidencialismo de coalisão". Linda descrição para tirano absolutista. Este sistema de governo precisa mudar com urgência!
-
Maria Lopes
Os cartões são um meio de pagamento. As empresas têm regras claras para uso, e auditoria sobre o uso. Regras claras sobre quem pode ter um. No caso do governo, transparência e publicidade. Retiradas em dinheiro devem ser justificadas com recibos do uso. Nunca poderia ter havido segredo sobre o uso,como fez Bozo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.