Opinião > Pios Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Heveson Lima

    Texto fraco. Explica então pq a nossa taxa de juros é a maior do mundo? Pq a taxa real é mais que o dobro da segunda maior? O país está com a dívida em torno de 70% do PIB, pouco maior que países emergentes e muito abaixo dos desenvolvidos. Então, pq alto prêmio de risco? E por fim, essa inflação não é de demanda. Portanto, taxa alta não reduz inflação. Reduz atividade econômica e geração de emprego. Explique melhor.

    Responda
  2. RILER BARBOSA SCARPATI

    A turminha duzmercadu tá descontrolada hein?! Eu só me impressiono com o espaço q esse sujeito tem nos grandes jornais sem ninguém questionar seus interesses pra lá de explícitos. Fora a grosseria q lhe é característica.

    Responda
  3. filipe moura lima

    "Os operadores de mercado querem é ganhar dinheiro" -- afirma o articulista. Isso é verdade, mas há outra verdade: operadores de mercado não produzem riqueza, e esta só pode ser gerada pelo trabalho. Logo, operadores de mercado parasitam os trabalhadores.

    Responda
  4. Fernando Alves

    Essa coluna é igual aquele chefe que está sendo acusado de ser machista, desdenhar das funcionárias mulheres por coisas que não tem nada a ver com o trabalho executado (vestes, modo de falar, etc) e sai com essa: "Eu também critico os homens. Mês passado eu critiquei o Zé quando ele fez um planejamento errado e a gente gastou cem mil a mais que o previsto". Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.

    Responda
    1. RILER BARBOSA SCARPATI

      Igual o cara acusado de racismo e diz q não é racista e tem vários amigos negros e até a empregada da casa dele era negra.

  5. Fernando Alves

    Pura mentira. O BC aumentou a taxa porque a inflação foi dez porcento em vinte e um e seria oito sem a mutreta para baixar o preço dos combustíveis na marra em vinte e dois. Ainda assim o mercado morria de amores pelo Jeggues e deu prêmio de melhor BC do mundo pro Campos Neto. Agora, a inflação maravilhosa de quase seis virou inflação horrorosa e o BC ameaça aumentar os juros só por causa de falas, sem ação concreta. Quem for bobo acredita na narrativa fake.

    Responda
  6. Rodrigo Ribeiro

    Tá batendo um desespero nesses caras...

    Responda
  7. ROGER HOEFEL

    Definição básica: csmisa amarela da f. lima.

    Responda
  8. Marcelo Magalhães

    O diretor do Banco Central diz que uma criança vender bala e receber através do PIX é um avanço na área social. Mas no artigo 227, a Lei Maior estabelece que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar, com prioridade absoluta, os direitos das crianças e dos adolescentes, à exemplo do direito à vida, à saúde, à alimentação e à educação. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) proíbe o desempenho de qualquer atividade laboral por menores de 16 anos.

    Responda
  9. leonardo de souza silva

    Lula e sua equipe devem, urgentemente, apresentar um plano econômico para fazer o país se desenvolver, de forma concreta e perene, afastando os famosos "voos de galinha", que são bem curtos. Sabe-se que não dá para diminuir juros na canetada, até porque a inflação aumentaria ainda mais e, como todos sabemos, o maior imposto para o assalariado e os pobres é a inflação. Os donos do dinheiro tem como se proteger, buscando títulos/invetimentos rentáveis, mas o pobre e o assalariado...

    Responda
  10. Antonio Catigero Oliveira

    No caso dos juros nesta terra de agiotas, sempre foram pagos minuciosamente, mas sempre haverá algum argumento para mantê-los altos, ou seja: sempre haverá pelos nestes ovos de ouro do rentismo e da especulação. Parafraseando o outro: A avareza está acima da economia, estúpido!

    Responda
  11. Thiago Moraes Marsiglia

    Aliás, faria bem o articulista em indicar os textos por ele escritos, certamente em tom de grave indignação e preocupação, com a farra fiscal do governo passado, nem que seja em repercussão aos "pios" do Santo BACEN.

    Responda
  12. Thiago Moraes Marsiglia

    O objetivo do BACEN não é só trazer a inflação ao centro da meta, mas também fomentar o pleno emprego (parágrafo único, do artigo 1º, da Lei complementar nº 179/2021). Por qual razão se omite deliberadamente o objetivo de buscar o pleno emprego? Parece que o articulista, em que pese a sua acusação (a meu ver injusta) à Cristina Serra, também seleciona os fatos que melhor convém ao seu proselitismo.

    Responda
    1. Thiago Moraes Marsiglia

      Art. 1º O Banco Central do Brasil tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços. Parágrafo único. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental, o Banco Central do Brasil também tem por objetivos zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

    2. Thiago Cury Ribeiro da Silva

      "Art. 1º O Banco Central do Brasil tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços." De onde vc tirou isso? Do mesmo lugar da Cristina Serra!?

  13. Joao Massucci

    Parece que todo mundo que acredita no moto perpetuo econômico, isto é, que um país resolve a pobreza e a desigualdade com gasto público sem controle, se agarra ao artigo de Lara Resende no Valor Econômico. Porém, o argumento parece estar baseado somente em sua autoridade. A falácia é muito clara até para não especialistas, tão clara que chega até a ser surpreendente que um economista respeitável a utilizasse: a situação fiscal do Brasil não é tão ruim, uma vez que tivemos superavit em 2022.

    Responda
  14. JOSE A MARTINI

    Pois é , que a presidente do pt tenha se acostumado a mentir , sem novidade, mas a jornalista dessa folha reproduzir mentira é lamentável, mais lamentável ainda é o comportamento do gado lulafetivo nesse episódio , discurso de ódio total contra o comandante do banco central, adoram polarizar como fica visível na área de comentários do jornal.

    Responda
  15. José Cardoso

    Será que existe uma correlação entre ser careca de nome Alexandre e ter integridade? O Schwartzman e o Moraes são dois pontos experimentais dessa possível futura tese acadêmica. Se bem que no caso do Moraes talvez esteja faltando coerência nesse caso. Afinal tanto a Crazy como a Cristina estão claramente propagando notícias falsas, como mostra o colunista.

    Responda
  16. João Vergílio Gallerani Cuter

    Discuta com o André Lara Resende, não com a Cristina Serra. Em linguagem clara e direta, de forma continuada, enfrentando os problemas centrais. Estamos ansiosos para ouvir os argumentos de ambos os lados.

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      A questão é que a Cristina Serra reproduziu uma fake news da sempre divulgadora das mesmas a presidente do pt. Não entendeu o teor do artigo ou o fanatismo politico te atrapalha o entendimento ?

    2. Peter Janos Wechsler

      Você está perfeitamente correto. Mas, Cristina não deveria propagar falsidades por falta de checagem ou simplesmente por motivos ideológicos.

    3. Marcos Benassi

      Poi Zé, João, boa sugestão: aí, folha, editor de Opinião, que tal um Tendências/Debates, com texto sucinto, lado a lado? Rápido, Jornalismo é também timing. Será um servição, porque leitor da folha não lê o Lara Resende, que tá na concorrência.

  17. Marcos Benassi

    Uai, tá bão, seu Alexandre. Sinhô piô aí um monte de tecnocracias, que, dou de barato, são também de livro-texto (ortodoxo, evidente). Pergunto duas coisas a quem se mostra tão rigoroso: chefe de banco central pode se dar ao desfrute de mostrar que tem lado político? Não KHagou na independência formal do cargo? Outra: vassuncê volta e analisa de novo se tudo caminhar pelo melhor? Faz favor.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Você foi na veia!

    2. José Bernardo

      Sim, Marcos, você finalmente identificou a pergunta definitiva, que, pelo visto, dá ao BC todo embasamento técnico/científico para a tomada de decisões sérias e responsáveis na área econômica, medidas estas que impactarão a vida de milhões: "por que não?"

    3. Peter Janos Wechsler

      Marcos, bom dia. Sejamos justos. Ele simplesmente publicou o que já foi publicado e provou que as duas senhoras ou estavam por fora, descuidadas, ou de má-fé. Nada a ver com livro-texto. Não fez análise, apenas constatou que a afirmação das duas estava errada. Desmentida várias vezes. Foi dado bem mais do que um pio.

  18. José Bernardo

    Agora que o sábio colunista restabeleceu a verdade dos fatos sobre o passado: qual é sua explicação para a presente manutenção dos juros mais altos do planeta, sem malabarismos tecnicistas, mas com base no apenas bom senso do cidadão/leitor comum, que trabalha e não é rentista?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Juros mais altos do planeta? São altíssimos, mas a Argentina está em por volta de setenta por cento

    2. Marcos Benassi

      Uai, Zé Bernardo, pitonisarei forte: "Por que não? Funciona. Tá vendo alguma revolução? A indústria produz, a bolsa continua, a Paulista não pegou fogo." É Soda.

  19. Marcelo Magalhães

    Após o golpe na Dilma, o projeto neoclássico meteu um teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas, o confisco da previdência do pobre, a gatunagem na Petrobrás, o assalto às estatais, a farra do agrobusiness as operações compromissadas dos bancos acabando com os jatinhos e iates pronta entrega no Brasil e inflacionando os condomínios de Orlando. A taxa selic alta serve para transferir dinheiro público continua

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Transferir dinheiro público aos rentistas. Meirelles e Guedes foram exigências dos golpistas. Bolsonaro nunca deu pitaco não economia, inclusive se dizia radicalmente contra as reformas, mas abriu mão para receber autorização do mercado para se eleger. A folha se tornou num panfleto lobista do mercado e contrata economistas com conflitos de interesses para reforçar a sua trajetória suicida, pois como todos sabem, mentira tem pernas curtas.

  20. Peter Janos Wechsler

    Que Gleisi mente é público e notório. Cristina Serra é simpatizante não pertencente à área. O colunista cita fatos irrefutáveis e documentados. Para alguns "tanto pior para os fatos".

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.