Opinião > Pios Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Texto fraco. Explica então pq a nossa taxa de juros é a maior do mundo? Pq a taxa real é mais que o dobro da segunda maior? O paÃs está com a dÃvida em torno de 70% do PIB, pouco maior que paÃses emergentes e muito abaixo dos desenvolvidos. Então, pq alto prêmio de risco? E por fim, essa inflação não é de demanda. Portanto, taxa alta não reduz inflação. Reduz atividade econômica e geração de emprego. Explique melhor.
A turminha duzmercadu tá descontrolada hein?! Eu só me impressiono com o espaço q esse sujeito tem nos grandes jornais sem ninguém questionar seus interesses pra lá de explÃcitos. Fora a grosseria q lhe é caracterÃstica.
"Os operadores de mercado querem é ganhar dinheiro" -- afirma o articulista. Isso é verdade, mas há outra verdade: operadores de mercado não produzem riqueza, e esta só pode ser gerada pelo trabalho. Logo, operadores de mercado parasitam os trabalhadores.
Essa coluna é igual aquele chefe que está sendo acusado de ser machista, desdenhar das funcionárias mulheres por coisas que não tem nada a ver com o trabalho executado (vestes, modo de falar, etc) e sai com essa: "Eu também critico os homens. Mês passado eu critiquei o Zé quando ele fez um planejamento errado e a gente gastou cem mil a mais que o previsto". Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.
Igual o cara acusado de racismo e diz q não é racista e tem vários amigos negros e até a empregada da casa dele era negra.
Pura mentira. O BC aumentou a taxa porque a inflação foi dez porcento em vinte e um e seria oito sem a mutreta para baixar o preço dos combustÃveis na marra em vinte e dois. Ainda assim o mercado morria de amores pelo Jeggues e deu prêmio de melhor BC do mundo pro Campos Neto. Agora, a inflação maravilhosa de quase seis virou inflação horrorosa e o BC ameaça aumentar os juros só por causa de falas, sem ação concreta. Quem for bobo acredita na narrativa fake.
Tá batendo um desespero nesses caras...
Definição básica: csmisa amarela da f. lima.
O diretor do Banco Central diz que uma criança vender bala e receber através do PIX é um avanço na área social. Mas no artigo 227, a Lei Maior estabelece que é dever da famÃlia, da sociedade e do Estado assegurar, com prioridade absoluta, os direitos das crianças e dos adolescentes, à exemplo do direito à vida, à saúde, à alimentação e à educação. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) proÃbe o desempenho de qualquer atividade laboral por menores de 16 anos.
Lula e sua equipe devem, urgentemente, apresentar um plano econômico para fazer o paÃs se desenvolver, de forma concreta e perene, afastando os famosos "voos de galinha", que são bem curtos. Sabe-se que não dá para diminuir juros na canetada, até porque a inflação aumentaria ainda mais e, como todos sabemos, o maior imposto para o assalariado e os pobres é a inflação. Os donos do dinheiro tem como se proteger, buscando tÃtulos/invetimentos rentáveis, mas o pobre e o assalariado...
No caso dos juros nesta terra de agiotas, sempre foram pagos minuciosamente, mas sempre haverá algum argumento para mantê-los altos, ou seja: sempre haverá pelos nestes ovos de ouro do rentismo e da especulação. Parafraseando o outro: A avareza está acima da economia, estúpido!
Aliás, faria bem o articulista em indicar os textos por ele escritos, certamente em tom de grave indignação e preocupação, com a farra fiscal do governo passado, nem que seja em repercussão aos "pios" do Santo BACEN.
O objetivo do BACEN não é só trazer a inflação ao centro da meta, mas também fomentar o pleno emprego (parágrafo único, do artigo 1º, da Lei complementar nº 179/2021). Por qual razão se omite deliberadamente o objetivo de buscar o pleno emprego? Parece que o articulista, em que pese a sua acusação (a meu ver injusta) à Cristina Serra, também seleciona os fatos que melhor convém ao seu proselitismo.
Art. 1º O Banco Central do Brasil tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços. Parágrafo único. Sem prejuÃzo de seu objetivo fundamental, o Banco Central do Brasil também tem por objetivos zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nÃvel de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.
"Art. 1º O Banco Central do Brasil tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços." De onde vc tirou isso? Do mesmo lugar da Cristina Serra!?
Parece que todo mundo que acredita no moto perpetuo econômico, isto é, que um paÃs resolve a pobreza e a desigualdade com gasto público sem controle, se agarra ao artigo de Lara Resende no Valor Econômico. Porém, o argumento parece estar baseado somente em sua autoridade. A falácia é muito clara até para não especialistas, tão clara que chega até a ser surpreendente que um economista respeitável a utilizasse: a situação fiscal do Brasil não é tão ruim, uma vez que tivemos superavit em 2022.
Pois é , que a presidente do pt tenha se acostumado a mentir , sem novidade, mas a jornalista dessa folha reproduzir mentira é lamentável, mais lamentável ainda é o comportamento do gado lulafetivo nesse episódio , discurso de ódio total contra o comandante do banco central, adoram polarizar como fica visÃvel na área de comentários do jornal.
Será que existe uma correlação entre ser careca de nome Alexandre e ter integridade? O Schwartzman e o Moraes são dois pontos experimentais dessa possÃvel futura tese acadêmica. Se bem que no caso do Moraes talvez esteja faltando coerência nesse caso. Afinal tanto a Crazy como a Cristina estão claramente propagando notÃcias falsas, como mostra o colunista.
Discuta com o André Lara Resende, não com a Cristina Serra. Em linguagem clara e direta, de forma continuada, enfrentando os problemas centrais. Estamos ansiosos para ouvir os argumentos de ambos os lados.
A questão é que a Cristina Serra reproduziu uma fake news da sempre divulgadora das mesmas a presidente do pt. Não entendeu o teor do artigo ou o fanatismo politico te atrapalha o entendimento ?
Você está perfeitamente correto. Mas, Cristina não deveria propagar falsidades por falta de checagem ou simplesmente por motivos ideológicos.
Poi Zé, João, boa sugestão: aÃ, folha, editor de Opinião, que tal um Tendências/Debates, com texto sucinto, lado a lado? Rápido, Jornalismo é também timing. Será um servição, porque leitor da folha não lê o Lara Resende, que tá na concorrência.
Uai, tá bão, seu Alexandre. Sinhô piô aà um monte de tecnocracias, que, dou de barato, são também de livro-texto (ortodoxo, evidente). Pergunto duas coisas a quem se mostra tão rigoroso: chefe de banco central pode se dar ao desfrute de mostrar que tem lado polÃtico? Não KHagou na independência formal do cargo? Outra: vassuncê volta e analisa de novo se tudo caminhar pelo melhor? Faz favor.
Você foi na veia!
Sim, Marcos, você finalmente identificou a pergunta definitiva, que, pelo visto, dá ao BC todo embasamento técnico/cientÃfico para a tomada de decisões sérias e responsáveis na área econômica, medidas estas que impactarão a vida de milhões: "por que não?"
Marcos, bom dia. Sejamos justos. Ele simplesmente publicou o que já foi publicado e provou que as duas senhoras ou estavam por fora, descuidadas, ou de má-fé. Nada a ver com livro-texto. Não fez análise, apenas constatou que a afirmação das duas estava errada. Desmentida várias vezes. Foi dado bem mais do que um pio.
Agora que o sábio colunista restabeleceu a verdade dos fatos sobre o passado: qual é sua explicação para a presente manutenção dos juros mais altos do planeta, sem malabarismos tecnicistas, mas com base no apenas bom senso do cidadão/leitor comum, que trabalha e não é rentista?
Juros mais altos do planeta? São altÃssimos, mas a Argentina está em por volta de setenta por cento
Uai, Zé Bernardo, pitonisarei forte: "Por que não? Funciona. Tá vendo alguma revolução? A indústria produz, a bolsa continua, a Paulista não pegou fogo." É Soda.
Após o golpe na Dilma, o projeto neoclássico meteu um teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas, o confisco da previdência do pobre, a gatunagem na Petrobrás, o assalto à s estatais, a farra do agrobusiness as operações compromissadas dos bancos acabando com os jatinhos e iates pronta entrega no Brasil e inflacionando os condomÃnios de Orlando. A taxa selic alta serve para transferir dinheiro público continua
Transferir dinheiro público aos rentistas. Meirelles e Guedes foram exigências dos golpistas. Bolsonaro nunca deu pitaco não economia, inclusive se dizia radicalmente contra as reformas, mas abriu mão para receber autorização do mercado para se eleger. A folha se tornou num panfleto lobista do mercado e contrata economistas com conflitos de interesses para reforçar a sua trajetória suicida, pois como todos sabem, mentira tem pernas curtas.
Que Gleisi mente é público e notório. Cristina Serra é simpatizante não pertencente à área. O colunista cita fatos irrefutáveis e documentados. Para alguns "tanto pior para os fatos".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Pios Voltar
Comente este texto