André Roncaglia > O banqueiro central dos pobres precisa se esforçar mais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Se alguém puder explicar os maiores juros do mundo, por favor, apareça! Pois é, ninguém... Ganhar dinheiro especulando sempre sobre o 'perigo da alta inflacionária' é a galinha dos ovos de ouro da agiotagem. Mas agiotagem só garante dinheiro no bolso do agiota, e emprego precário.
O poder de barganha dos trabalhadores é inversamente proporcional ao número de trabalhadores no mercado.
Se a causa fosse choque de custos, os preços dos produtos afetados subiriam a um novo patamar de uma só vez. A inflação depois disso voltaria a zero. Não haveria sentido nos demais preços da economia continuarem subindo mês a mês. É um erro conceitual comum, muitas vezes repetido.
Alta dos custos virou canhão de uma bala só? essa é nova.....
Em qualquer economia, os setores afetados procurar repassar os preços, daà o espalhamento para a economia. Se não fosse esse espalhamento, nenhum BC do mundo estaria ainda subindo os juros, depois de mais de um ano do inÃcio da guerra.
Prif. Celso Pastore já demonstrou que a memória inercial brasileira, pelo alto nÃvel de indexação, que de certa forma ainda persiste, impede que a inflação retorne ao patamar anterior, incorporando-se definitivamente ao nÃvel de preços (Inflação e Crises).
Sentiu orgulho mas deveria ter sentido compaixão, ou vergonha talvez. A criança ao invés de estar recebendo ‘esmola’ através de pix, deveria estar na escola se preparando para viver com dignidade!
Finalmente um articulista que vê a economia pela ótica do trabalhador “Em vez de investir em produtividade, as empresas defendem seu lucro arrochando a renda do trabalhador. O efeito é a destruição de empregos.” E daà segue uma análise inteligente da real situação do Trabalho face à s polÃticas “sociais” do BC.
André, carÃssimo, vou pegar um detalhe fundamental, antes que passe despercebido: você falou em renda *mediana*, e isso é um treco essencial. Gente bastante boa engana-se com médias, que escondem diferenças. A mediana, o valor que está exatamente no meio de uma população, é mais justa de se olhar. Seu valor é mil, enquanto a média é doismilequinhentos. Quanto ao pix, é trabalho anterior - da boa burocracia do BC -não do MiniFields. E agradeço sua crÃtica sócio-polÃtica, inteligÃvel e arguta.
Excelente!!!!
A Folha dando espaço para vida inteligente!! Que novidade!! Me fez repensar a ideia de cancelar a assinatura.
Showwwwwww
A diretoria e presidência do Bacen deveria ser escolhida entre os servidores do órgão, assim como ocorre com o MPF. O Bacen tem um corpo técnico de gabarito. É mais republicano do que entregar a chave do cofre para ex-banqueiros faria limers.
E, na dimensão temporal, alinhada com a eleição do governante da hora. Não faz o menor sentido serem mandados desatrelados no tempo, é potencial conflito garantido...
Eu me pergunto como o Campos Neto dorme sabendo que os juros reais mais altos do mundo, que ele ajuda a definir, destroem as empresas e os empregos...
Enfim uma consciência crÃtica na FSP.
O pior é que o cara falou aquela bobaem do pix e menino do pirulito e nenhum entrevistador pra por o sujeito na parede, Incrivel como o sedutor Campos Neto falou , falou, não disse nada alem de "recolher as espectativas do mercado". O menino do pix não faz parte do mercado, so no coração emocionado de Campos Neto. Esse sujeito se tivesse um pindgo de ver gonha na cara tinha pedido demissão qdo foi pego no grupo de zap dos bozolinos. So saiu pq foi pego senão estaria te hoje debo cha ndo de todos
É uma pena que criar;manter empregos não esteja no mandato do Banco Central Brasileiro. A função do BCB é manter o valor da moeda, ou seja combater a inflação, vender tÃtulos da dÃvida pública para financiar o ESTADO brasileiro. Combater a inflação é a melhor coisa que o BCB faz para o pobre. A inflação é um imposto injusto que afeta o pobre muito mais que o rico. Quer ajudar o pobre, não gere polÃticas públicas inflacionárias. É simples assim.
É uma pena que criar;manter empregos não esteja no mandato do Banco Central Brasileiro. A função do BCB é manter o valor da moeda, ou seja combater a inflação, vender tÃtulos da dÃvida pública para financiar o ESTADO brasileiro. Combater a inflação é a melhor coisa que o BCB faz para o pobre. A inflação é um imposto injusto que afeta o pobre muito mais que o rico. Quer ajudar o pobre, não gere polÃticas públicas inflacionárias. É siples assim.
Não digo que é perfeito ou que tudo é exatamente como disse, mas o artigo é muito melhor explicado e embasado que os artigos de banqueirinhos choramingando que se discuta os rumos da economia, e justificando o aumento de juros apenas como uma profecia autorrealizável onde os bancos aumentam a expectativa de juros baseado no critério único "fala do Lula" e o BC toma decisão baseada no boletim Focus, que consiste em previsões dos bancos. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namaskara.
Fernando, esses assustadinhos receberam o direito divino de definir as expectativas inflacionárias. Receberam a graça de ganhar muito dinheiro com suas intuições proféticas (o histórico da futurologia assombrada é de erros em 99% dos casos), ostentando o luxo de poder ignorar solenemente outras variáveis inflacionárias (não reagentes a juros). Isso é o paraÃso!
Comparado ao do Alexandre Schwartzman de ontem, é maiomêno um filme do antonioni lado a lado com o Chapolin Colorado.
André Lara já mostrou claramente no Canal Livre do último domingo toda a farça dessa história de BC independente. Esse Roberto Campos Neto é totalmente submisso ao sistema financeiro. Faz tudo que os bancos mandam fazer. O pior foi a vassalagem escancarada da Vera Magalhães e demais "jornalistas". Vergonha!!!
Vou imprimir, mandar emoldurar e pendurar na minha sala de visitas. Vou ler uma vez por dia para me lembrar que ainda existe inteligência e ética publicadas na Folha.
Enfim temos vida inteligente na Folha.
A faria Lima não gosta nem do odor do pobre. O campos Neto é neoliberalismo puro e pior . Quanto ao pix do menino ele não disse se comprou o que ele vendia . Espero que o congresso reveja essa tese de autonomia e cargo de 2 anos .
Como é reconfortante ler os textos do André Roncaglia, que sempre pauta o debate e o eleva ao mais alto nÃvel. Parabéns ao jornal por dar espaço, menos que merecido, a uma voz capaz de fazer o contraponto de forma respeitosa e instigante.
Concordo totalmente com a análise feita pelo Prof. Roncaglia. Todas as crÃticas e sugestões feitas refletem o que a maioria do povo brasileiro pensa. Ainda bem, que nesse jornal, tem colunista que possa expressar tecnicamente o que queremos. Parabéns professor.
Prezado Roncaglia, parabéns pela lucidez do artigo. Fico torcendo para que o onipotente Campos Neto tenha lido .Ouso dizer: serve perfeitamente para uma "cartilha de cabeceira" elementar para o pavão.
São os famosos rentistas, não produzem, aliás, produzem, miséria, se nutren do hospedeiro, só largam depois que nao tem mais nada a oferecer, verdadeiros parasitas.
Caro Andre, infelizmente ja passamos do ponto em que a atual gestao do BC precisa se adequar a sociedade do Brasil. Depois desse prejuizo de R$ 300Bi nas contas do Bacen, a questao deixa de ser economica e passa para a esfera criminal.
Disse tudo o Roncaglia! Que bom que a Folha está publicando o contraditório ao discurso padrão da Faria Lima!
Esse “cidadão” tem cara de pai da noiva.
É bem isso mesmo, Roncaglia. No Brasil é fácil ser rico sem pensar em nada; nem se a empresa tem que dar lucro ou gerar empregos. E muito menos pagar impostos.
Esse banqueiro protegido não só pela Faria Lima mas por jornalistas adestrados, como vimos no Roda Viva (incluindo a apresentadora), é um tecnocrata offshore que só tem olhos para a riqueza gerada pelos altos juros. Virei seu fã, André Roncaglia!
´´A Selic no atual patamar inviabiliza qualquer polÃtica industrial consistente, que integre a formação da mão de obra ao desenvolvimento da indústria e de serviços sofisticados``(André Roncaglia). Touché! André, bom carnaval para você também!
"Banqueiro" e "pobres" são antônimos com tal força que dói. O primeiro deve deixar de existir para o segundo deixar de ser um miserável que será esmagado até a última gota de sangue pelos parasitas dos cifrões.
André, pare de roncar e vaimugir com seus parceiros bolsonaristas, panaca. Lula já fez mais em quarenta e cinco dias do que seu amigo genocida em quatro anos.
Mmmm... Creio que houve algum pobrema, Elias... De todo modo, mêmo que fosse um Bozolóide, valia uma fineza uma isca maior. Veja aÃ.
Claramente, o senhor não leu o texto. Que vergonha
Meu amigo, o professor André está longe de ser Bolsonarista. O texto passa longe de ser uma crÃtica a Lula.
Acho que isso é ironia! Não é possÃvel
Não leu o artigo
Você bebeu chá de fita?
Acho que você não leu o que o articulista escreveu. Tudo foi uma crÃtica bem fundamentada à polÃtica econômica bolsonarista, implementada por Guedes.
Essa historinha do Campos Neto no restaurante parece uma fanfic porca do LinkedIn.
Também achei. Criou um factoide para massagear o próprio ego. Cara esperto!
Que o banqueiro central se esforce mais e o presidente da república fale menos, desfaça as promessas de financiamento de obras para Argentina, Venezuela e outros. Evite enviar dinheiro para deputados novos, desfaça ameaças de estatização, diminua os cargos comissionados, corte ministérios. Pois toda vez que abre a boca o dólar aumenta, bolsas caem. Que o lÃder central trabalhe. Já diziam os antigos: em boca fechada não entra mosca. Simples assim!!!
90 por cento do que você falou se aplica muito nem ao Bozo. É a cara dele. Procure ler mais. De preferência as matérias completas. Isso ajuda formar opiniões sensatas, é evitá falar asn e ir as.
Mais um bolsonarista descolado da realidade e mau humorado com a derrota que se aprofunda cada dia.
E que o Lula troque o nome para Jair, o prezado não vai sugerir? Perdeu. Vá consolar os arruaceiros de porta de quartel na Papuda.
Humanista, competente analista! A TRUPE FARIA LIMA NUNCS DEU UM DÓLAR, FURADO, PARA ACSBAR INFERNO CRACOLÂNDIA,,AMBOS VIZINHOS, QUANTO MAIS PARA MILHARES, MAIORIA, DE BRASILEIROS SANGRANDO! NETO DE ",BOB CAMPOS", VASSSLO REPRESSÃO MILITAR, ESPERARMOS O QUE? 10 MI DÓLARES PARAISO FISCAL DE LADRÕES, DESCOBERTO, FOI ANISTIADO! MAS, SE PAULO GUEDES TEM 10 MI DÓLARES, CONTINUANDO "MINISTRO" ECONOMIA, COMO PODEM DEMITI-LOS! EUA NEM SE CANDITARIAM!
Ja passou da hora do Brasil acordar para a verdadeira natureza da Faria Lima: um monstro desumano que se alimenta de sofrimento e miséria.
Excelente!
Excelente coluna. Cabeça do mercado: desvia dinheiro do governo e doa esmolas para demonstrar certo trabalho social. Tiquinho do santo para aliviar a confissão de domingo... Precisamos acabar com o conflito de interesse.
Obrigado, professor.
Excelente texto!
Simples e preciso.
Ter a maior taxa de juros do mundo só para remunerar rentistas é a vergonha nacional. Efeito sobre as causas da inflação não há.
André se tornou rapidamente o texto mais necessário da parte de economia da Folha. Precisamos de mais gente como ele aqui.
Apoiado!
Excelente artigo
benvindo, André! Lúcido e corajoso, e além de saber do assunto, didático;
Quem arrocha o trabalhador é o governo, seja através do imposto de renda, seja via ICMS sobre despesas de energia, como gás de cozinha, combustÃveis e eletricidade. Quanto à pejotização, é culpa da legislação trabalhista punitiva deste PaÃs. 40 por cento de multa sobre o Fundo, terço das férias, coisas que não tem em nenhum paÃs desenvolvido que se preze. Acabe com isso e verá se o emprego formal não se recupera.
Os escravos sempre agradecia Seus (amos) senhores pelo que tinham
Lorenzo, de verdade não concordo com a maioria dos seus textos. Este, no entanto devo apoiar sem paixões. O FGTS é uma excrescência. Recolhida pelo patrão, não podendo o empregado utilizá-lo. É obsoleto, já que tem o seguro desemprego. Trabalhei trinta anos empregado e quase vinte como empresário. Conheço os dois lados. Acredite!
Olha o chicotinho no lombo do escravizado.
Banqueiro dos pobres?!
CrÃtica avassaladora. Faltou dizer que o paÃs apresenta no momento uma das mais altas taxas de juros reais do planeta. Para um paÃs pobre como o nosso pagar juros tão altos reduz a cada dia o nosso potencial de crescimento futuro.
Imagine se os juros baixassem. O governo correria aos bancos tomar montanhas de dinheiro emprestado e só conseguiria pagar lá na frente, emitindo moeda. Você escolhe, juros ou inflação?
No ponto , parabéns!
Por tudo que disse o articulista , Campos Neto nem dever do ofÃcio como presidente do BC conseguiu fazer . Será que tem preparo pro cargo ? Ou foi somente uma indicação do mercado ?
Indicação do bostassauro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > O banqueiro central dos pobres precisa se esforçar mais Voltar
Comente este texto