Vinícius Torres Freire > Trégua de Lula e 'mercado' dura pouco, mas vida real importa mais agora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não foi a desobediência ao teto de gastos que fez a inflação disparar em 2021, mas o descontrole do câmbio e do preço dos combustÃveis (ambos passÃveis de controle, opção propositalmente descartada pelo governo "liberal"). Ou acreditam que foram os auxÃlios que causaram isso? Não foi a pressão pelo consumo de alimentos (justo o contrário, pois vive-se fome). Os juros subiram para garantir os ganhos dos investidores e dos bancos.
Os analistas de mercado continuam fugindo, com muito palavrório, da explicação: por que o Brasil tem a maior taxa de juros real do mundo? Os juros reais estão na casa de 8% positivos, enquanto que os juros reais das principais economias europeia e dos estados unidos são negativos. Simples, eles não sabem. Defendem, mas não sabem, pois nada justifica.
Qual é o paÃs sério que não preserva a sua soberania econômica? Bens de consumo é a mesma coisa que bens de produção? Faz-me rir. Acho interessante alguém que possui conhecimento suficiente para saber a diferença na economia sobre prioridade estratégica dos combustÃveis e fazer uma comparação com o dólar no consumo de carnes. É o mesmo sacrilégio que comparar a gestão Lula, que já provou 2 vezes a sua capacidade, com a polÃtica de destruição e genocÃdio do inominável.
Acho que o Vinicius está com saudade da dupla bozo-guedes, a do dólar a seis reais e a inflação de dois dÃgitos, pobre na fila do osso e criança dividindo ovo na merenda escolar. O banco central e o tal mercado não são intocáveis, senhores da razão!! Até agora, nem o BC nem o Vinicius explicou porque o Brasil tem a maior taxa de juros do mundo.
Não houve e nem pode haver trégua com o mercado. Esse não é um governo de Guedes e Bolsonaro.
Mas você vai morrer também disse o sapo. Mas esta é a minha natureza, disse o escorpião.
Discordo que seja inviável isentar de IRPF ganhos até R$ 5.000, isso é fala do mercado que quer evitar que se criem novas alÃquotas e que tributem lucros e dividendos no ano que vem. O que se cede em arrecadação, retorna em consumo, que aumenta ganhos com outros tributos. Se for feito gradualmente, como parece ser a opção, começando com dois salários mÃnimos, é um excelente caminho para aumentar atividade e gerar crescimento. É preciso optar por pessoas ao invés de mercado.
Certo o Reinaldo de Azevedo que aponta que toda a mÃdia está unÃssona na defesa dos interesses do " mercado" . Esperava mais de Torres Freire. Pelo menos uma análise não tão óbvia como essa na defesa dos interesses dos neoliberais. È o mercado imprimindo suas razões na cabeça destes jornalistas. Vão ter precificar ainda mais e por mais tempo o dito "palavrório" ( veja o preconceito) de Lula.
Discordo que seja inviável isentar de IRPF ganhos até R$ 5.000, isso é fala do Mercado que quer evitar que se criem novas alÃquotas e que tributem lucros e dividendos no ano que vem. O que se cede em arrecadação, retorna em consumo, que aumenta ganhos com outros tributos. Se for feito gradualmente, como parece ser a opção, começando com dois salários mÃnimos, é um excelente caminho para aumentar atividade e gerar crescimento. É preciso optar pelas pessoas ao invés do Mercado.
A luta para valer é dentro do congresso, para aumentar a arrecadação em cima dos mais ricos no voto dos parlamentares, que são representantes do povo. Como isso é muito difÃcil, o plano B é acreditar que baixar juros e aumentar despesas, sem receitas proporcionais, não se correlaciona com inflação. Esse é o programa populista tradicional. Agora ganhou um ideólogo de peso: o filho do Otto.
Prezado José, perfeito! Não se pode comparar o dólar com a nossa moeda é nem o Os EUA c o Brasil. Por exemplo, a inflação que lá ocorre é por demanda, vide o pelo emprego, com taxas inferiores a 3%, solicitações de seguros inferiores ao esperado e vagas e mais vagas. A do Brasil não, a inflação é por choque de produção e depreciação da moeda. Porque então tratar da mesma forma? Para seu conhecimento, o Brasil já fez pequenas quantitatives easing e a taxa selic foi mantida baixa sem inflação.
Marcelo, você já ouviu falar que o dólar é o que mais se aproxima de uma moeda mundial? Pensar que nossa moeda é como o dólar e o Brasil é como os EUA beira a psicose.
Você leu Camisa de força ideológica? Você conhece Ben Bernanke? Você sabe porque ele ganhou o prêmio Nobel do ano passado? Você acha que Ben Bernanke é um populista tradicional? Você sabe quanto que Ben Bernanke imprimiu e despejou no mercado em 2008-9? Quanto que isso causou de inflação? Parabéns a todos os Lara Resende.
Esse cara é o maior porta voz do partido da faria lima aqui na folha. Sim, quando o paulo guedes al0prava o dolar subia e o ibovespa caia. Só nao se via colunista tendo crise de pelanca na mesma intensidade de agora. Faria limer gosta mesmo é de discursinho liberal vazio (cade as privatizações? abertura comercial? reformas?) e resultado fiscal forjado (o orçamento 2022 sequer fechava). Em 4 anos, paulo guedes cumpriu o teto de gasto 0 vezes. E essa gente passando o pano com a lingua.
A máfia do serviço público leva a maior parte dos 80% do orçamento, gasto com funcionários e aposentados.,Para manter esses sanguessugas, o Brasil se endivida. Com o aumento da dÃvida os juros sobem e os sanguessugas multiplicam os ganhos com juros. Os condôminos de luxo guardam os privilegiados da miséria de metade da população que vive na miséria!!! O Brasil de quem trabalha queÂ…
Não há de se dar trégua, nunca, aos.donos do dinheiro. Até porque os do os do dinheiro mal.têm o dinheiro.
O debate econômico precisa sair do primário. Quem são os donos do dinheiro? Dez famÃlias? Os bancos? Os gringos? Chega!!! Os maiores credores da dÃvida pública são os poderosos fundo de pensão e os privilegiados da farra dos supersalários, em um paÃs em que a metade da população vive com até 14 reais por dia. O Brasil se endivida para manter esses sanguessugas na ativa e no pijama e paga juros altos para esses milionários tudo com dinheiro público gerado por quem trabalha duro no dia a dia.
Enquanto ele não ver dolar a 6,00 e juros a 25%,o 51 não sossegará;;toda vez q cospe rancor sobe 2 ptos o juro e 1% o dolar..
Ele é o dono do dinheio,só não sei onde esta´... rsrs Nicaragua ? Cuba? Moçambique ? são billions my friend ..billions
Veja a diferença. O mercado se fazia de morto. De repente, "descobriram" uma inflação fora de controle. O BC foi instado a agir. Começou a subir timidamente a taxa de juros, sob crÃtica do ministro da economia. Não adiantou nada. Subiu mais e mais e nada adiantou. As crÃticas do ministro "gênio do liberalismo" não aumentavam o juro futuro, nem a inflação de dez porcento. Continua...
DaÃ, o deus Jair dos banqueirinhos saiu, a inflação continua caindo lentamente, mas agora virou uma inflação galopante, que não permite que os juros sejam baixados. E qualquer declaração sem consequência do Lula "aumenta a taxa de juros futuros". Tem que ser muito lDl0TA para ter vivido no Brasil nos últimos dois anos e acreditar nesse discursinho do VSF e dos banqueirinhos da Folha de que o BC é técnico, isento, e as taxas de juros são objetivas.
Mesmo assim, a inflação não baixava de jeito nenhum, os combustÃveis explodiam. O presidente interferiu na Petrobrás e nada do mercado subir juros futuros. O presidente deu golpe eleitoral nos combustÃveis, gerando uma conta para pagar no futuro e nada dos juros futuros subirem. A inflação diminuiu um pouco, maquiada, e o presidente do BC foi "eleito o melhor do mundo", o ministro da economia apontado diretamente como responsável pela "sacada genial que controlou a inflação muito antes dos EUA"
Culpar os juros é como acusar a febre de infeccionar o organismo. No Brasil, a burocracia estatal foi criada para se servir do povo e não o oposto. Na China ocorreu o oposto e ela virou potência. Gastar 80% do orçamento com funcionários públicos e aposentados é assaltar o presente e o futuro. O Brasil pode crescer 10% aa com inflação 2%, para isso basta reduzir o Estado em 20%. O BC não cria taxa de juros, mas a gastança e a farra do Estado é quem gera dÃvida pública e os juros obscenos.
Faz o L agora e vem... Faz o L agora e vem... Faz o L agora e vem você também...
Mais um bolsonarista enrustido mostrando sua verdadeira face!!!
Lula consegue desagradar os donos do dinheiro e os sem dinheiro que recebem esmolas. A continuar assim, não sabemos como acabará. Tomara que encontre um rumo.
O melhor rumo seria voltar a cela da PF
Reverter estrago, que estrago meu caro? O debate sobre os juros continua e é muito necessário, porque importantÃssimo!
Porque trégua caro jornalista. Tem que se indignar mesmo, vocês só olham um lado.
Preço da incompetência !!
Vindo de um ateu irreversivelmente convicto e orgulhoso, um editor nos textos desse cara pelo amor de Deus. Um texto macarronico, confuso, salta de um sujeito para outro sem avisar. Não dá. Tem alguns pontos relevantes, mas, isso é 3 na redação de vestibular..
VinÃcius, cite sua fonte no mercado: seu patrão.
Lula é um farsante e embusteiro!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Me esforço em te entender! Não consigo!
Caro BEnassi, a temperatura do mercdo ele toma diretamente com seu chefe, sr. Frias. Quando a Folha diz "mercado" e não cita nomes, pode crer, é um só banqueiro falando, por meio de seu jornal.
A mão invisÃvel do mercado, tem cabeça, membros e esqueleto bem concretos. Este Vinicius parece ser uma das falanges distais, a serviço dos interesses de quem só acumula.
Como a Dilma, vc dobra p se fazer entendido? Credo!!
De fato, se a lua de mel for a custa da miséria da população, qual a vantagem?
Excelente texto. O senhor presidente parece fora de si , com uma retórica raivosa de um único tema. Até agora nada fez, é ridÃculo escutar o samba de uma nota só. Passamos quatro anos ouvindo um presidente reclamar da imprensa, do confinamento etcÂ… Quatro anos de seguidores fanáticos atacando verbalmente todos que discordavam do seu mito, será que temos que passar por isso de novo?
Excelente texto? OMG.
Se o VinÃcius tivesse deixado de escrever este texto, não faria a menor diferença, um amontoado de palavras não constituem uma ideia.
O fato é que 90% da população brasileira considera nossos juros muito altos, até os banqueiros a consideram alta demais. Afinal esta quase unanimidade é óbvia, estamos praticando os juros mais altos do planeta.
Vinincios jornalista da foia . Bom mesmo era o governo bolsonaro. Né?
O articulista não viu a entrevista do criador do Plano Real, André Lara Resende. Ainda está em tempo! O neoliberalismo estadunidense, de Harvard, foi sendo vencido em sua origem, mas continua valendo em terras tupiniquins. Que tal rever, como já fizeram alguns de seus mestres, os seus conceitos?
Apenas um dos criadores o que não é pouco.
Jornalista da Folha. Servindo aos seus patrões.
VinÃcius lambendo as botas dos patrões. Em nenhum momento escreve o número percentual dos juros que nos escravizam. Triste ver a imprensa servil.
Um texto mais profissional, menos irônico, nos seria de mais utilidade meu caro Vinicius.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Trégua de Lula e 'mercado' dura pouco, mas vida real importa mais agora Voltar
Comente este texto