Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alan Ferreira

    Análise brilhante, lúcida, impecável.

    Responda
  2. Sadi Medeiros Junior

    Matéria fantástica.

    Responda
  3. Adauto Lima

    Já destruiu. Antes a gente ligava num SAC, aguardava alguns minutos, era atendido pelo suporte e resolvia o problema. Agora, após a revolução da IA, somos direcionados para um chat, que após horas de espera reclama que saímos da conversa e a encerra. Isso após nos aprisionar em meia dúzia de opções, engessadas, que nada tem a ver com o problema que precisamos resolver e encerra solicitando que avaliemos o atendimento.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Salvador, caríssimo, vou surrupiar o trocadalho de um colega leitor: eu sofro do efeito Freddie Krueger, e tenho uma genial solução disruptiva pra coisa. Vamos botar o Bozo de novo no trono, via górpe, e sabotar a Lei de Moore! A Bozolinagem poderá nos fazer o dobro de burrros a cada 18meses, de modo que, nuns 50 anos, estejamos a andar a cavalo, sem esgoto e com senhores feudais mandando ninóis. É uma Herda, mas pelo menos o mundo não acaba. Ketal? Fikadika Hahahahaha!

    Responda
    1. Sadi Medeiros Junior

      Kkkkk

  5. MARCIO OLIVEIRA

    Salvador, no ramo da futurologia foi o que de mais plausível e interessante li sobre AI nos últimos tempos. Quanto a realidade, só o tempo dirá, mas temo pelo pior cenário. Excelente texto.

    Responda
  6. Luiz Claudio Carvalho

    Deve ser bom poder escrever um artigo com um título atraente como esse sem precisar trazer nenhuma evidência histórica, experimental, empírica ou whatever em favor de suas conclusões. Deveria ficar com a astronomia e astronáutica mesmo, onde divulga informações muito interessantes.

    Responda
  7. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Em todo caso, admitindo q a maioria dessas teses (boas) se concretize, nós trabalhadores ( futuros desempregados) temos que já reformar aperfeiçoar e fortalecer uma ferramenta pra sobreviver, O Sindicato, único meio de garantir nossa sobrevivência

    Responda
  8. Paulo Ferreira do Nascimento

    No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra ... a ambição humana!

    Responda
  9. Fernando Alves

    Seria bom que as pessoas se informassem melhor sobre inteligência artificial para saber do que realmente se trata, quais suas aplicações teóricas e práticas. Talvez isso ajudasse a evoluir a tecnologia.

    Responda
  10. Antonio Duarte Guedes Filho

    Engraçado que a mesma mídia que tanto propaga a maior mentira dos tempos modernos de que precisamos trabalhar mais para poder aposentar, considerando só o aumento da expectativa de vida e não o da tecnologia (que é muito maior). De repente, meio sem querer, ver a inevitável verdade: "A única alternativa realmente viável é uma reforma de m dos nossos mitos fundadores, a noção de que a função do trabalho é o sustento."

    Responda
  11. Alípio Dias dos Santos Correia

    Enquanto houver o modelo de exploração do homem pelo homem e a finalidade for o lucro, esqueçam mundo justo.

    Responda
  12. edilson borges

    o zumba, prof e pq renomado na área de química, postou um fato interessante no face dele: fez uma pergunta pouco complexa sobre química experimental pro site de ai, a absorbância de uma solução. é coisa que qq estudante de 3o grau consegue resolver a partir de dados amplamente disponíveis na rede. a resposta foi que a tal ai não fazia a mínima ideia de como solucionar. ao menos demonstrou humildade, se fosse mesmo inteligente ou humana tinha tentado enrolar, como qq estudante faria.

    Responda
  13. Pedro Luís Machado Sanches

    Exceto o comentário sobre caçadores-coletores, de um etnocentrismo demodé e sem qualquer fundamento, o texto traz reflexões curiosas e até surpreendentes. A futurologia a que se propõe mira como poucas alguns dos principais desafios da humanidade. Fiquei curioso em saber como iremos lidar com meio ambiente, diversidade cultural e democracia nesse futuro cada vez mais próximo.

    Responda
  14. Claudio Carvalho

    Excelente!!

    Responda
  15. Andre Pessoa

    Excelente! Lúcido e abrangente. Gostei muito e apoio.

    Responda
  16. Joao Pinheiro

    Interessante exercício de utopia.

    Responda
  17. Newton Broetto

    Uma nova era, uma nova consciência. Sine qua non.

    Responda