Demétrio Magnoli > O presidente contra o Deep State Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Autonomia para fazer M.
Claro está que Demétrio não alcançou o fulcro do debate, que não é de autonomia do BC, mas do nÃvel da taxa de juros real, 8% no Brasil, a maior do planeta. Nem Magnoli, nem Campos Netos conseguem explicar, giram seus argumentos em torno da "autonomia", que nunca foi a questão central.
Ele alcançou. E o fez ao lembrar que a meta do BC brasileiro, como o europeu, é controlar a inflação. Se estamos com repiques inflacionários na atual taxa de juros, baixá-las elevaria ainda mais os Ãndices, como aliás aconteceu na Turquia, na Argentina, no Brasil de Dilma etc.
Essa não! Decisão polÃtica da Sociedade? Para dizer isso seria necessário um Referendo, pois o nome dele foi aprovado por um Congresso totalmente manipulado pelo governo de então.
Se o BC ganhou autonomia por decisão polÃtica 'da sociedade' ( Demétrio deve achar que vivemos num sistema de representação perfeito e acabado), sua autonomia também foi criticada por representante eleito, ou seja, por decisão polÃtica 'da sociedade'. Algum furo nesta lógica? Há um capÃtulo interessante livro '23 coisas que não tem contaram sobre o capitalismo' que trata da ascensão da neura por controle inflacionário que supostamente trouxe estabilidade monetária e o que se sacrifica por isso.
Há um problema no Brasil que não tem sido abordado no atual debate em torno do juros! É a questão do spread! É o que me assusta no Brasil! Trata-se da diferença do juros básico (a Selic) para o juro praticado pelo mercado em operações de créditos! É um exagero! Taxa Selic de 13,75% a.a e taxa consignado de 3% a.m.!!! Cheque especial 250% a.a. até 800% a.a. de cartão de crédito! Como é nos outros paÃses do BRICS? E nos paÃse desenvolvidos?
Decorre do mau uso da matemática financeira, com o cálculo dos juros pelos juros compostos. Se fossem juros simples, a taxa efetiva seria muito menor, talvez 60% menor. Mas essa é a forma com que eles acumulam, aumentando a miséria no planeta.
O objetivo do Demétrio era arrumar confusão com o Walfrido e o Reinaldo. A propósito, tudo o que ele falou é secundário em relação ao que importa; o consenso absurdo do "mercado" em relação aos 13,75% e a "infalibilidade" do BC. E mais: a constituição é clara sobre o papel do BC do Brasil: inflação, desemprego e juros. Demétrio, como você é estudioso, só me resta uma hipótese pra essa omissão: desonestidade intelectual.
Perfeito! Felizmente entre muitas desvantagens da sociedade tecnológica, uma vantagem é que não precisa conviver presencialmente com outros articulistas da folha, fico pensando se seria possÃvel um pouco de diversidade e se você conseguiria existir se tivesse que compartilhar todo dia o café com baixo nÃvel por exemplo do invejoso rei azevedo
Tristes os comentários dos bolsonaristas…
O Brasil é uma bagunça mesmo, agora tem cinco poderes: os três poderes de fato, previstos na Constituição (Executivo, Judiciário e Legislativo), o poder moderador das Forças Armadas (que só existe nas fantasias dos "patriotas", pois FA não é poder e muito menos mordedora) e o BC (que segundo os "liberais" não pode ser alvo de crÃticas do Presidente da República). O BC não é poder, mas uma autarquia que não está acima do governo federal, faz parte dele.
Sua cabecinha limitada de lulopetista não sabe diferenciar órgão de estado e órgão de governo.
O Sr Magnoli perto de Reinaldo Azevedo, é um Monark da Folha.
Perfeito!
o Lula só queria arranjar um culpado para o previsto descarrilhamento da econoimia..Não dizer, aós 50 dias de Governo , de onde vai tirar 200 Bilhoes para a gastança populista é o que tem gerado mais desconfiança no mercado o que acaba aumentandoe não diminuindo os juros da dÃvida do Governo que o Lula pagará .Só que,com o "nosso dinheiro"
Que bobajada.
Não sejam infantis, a velha raposa e o seu covil, já tomaram conta do galinheiro algum tempo atrás.
Mais uma o Colunista omite um tema importante sobre para este debate: o parágrafo único do art. 1 da Lei Complementar 179 diz que também é objetivo do Banco Central "fomentar o pleno emprego". Assim, se o Lula tem a incumbência de propiciar empregos para os milhões de desempregados, é lógico que ele tem a obrigação de dizer publicamente quem está atrapalhando o desenvolvimento econômico. E dizer o que parece ser óbvio, que a atual inflação não decorre de excesso de demanda!
Sr Demen te Conversa Mole, e a função do BC na busca pelo pleno emprego, onde fica ??
Demétrio tem suas convicções, obviamente liberais, baseadas na crença que, copiando os princÃpios dos paÃses centrais, iremos alcançar o mesmo nÃvel de desenvolvimento, do tipo ‘one size fits all ‘.Podemos compreender seus argumentos, o que não implica em concordância.
Errado garotinho mimado, Lula NÃO foi Contra BC autônomo, e sim COBROU dele uma de suas funções (já que gosta de citar o BC dos EUA lá também tem essa função) o PLENO EMPREGO.
O caso recente da Turquia é para os 'Laristas' porem as barbas de molho. Para os mais velhos que ainda se lembram, tivemos aqui o caso Delfim - o retorno, no inÃcio do governo Figueiredo. Saudado pelos desenvolvimentistas da época, cansados das restrições do Simonsen, ele prefixou a correção monetária no inÃcio do ano, o que equivaleria hoje a baixar os juros por decreto. No final daquele mesmo ano, a inflação tinha dobrado, mudando definitivamente de patamar.
Excelente texto. Com o alerta de que o desejo de transformar o Brasil em uma autocracia continua. Daà a recusa deste governo em denunciar o autocrata Putin por executar crimes contra a humanidade.
Excelente? Você deve estar só lendo fake news por aÃ..
Não concordar com as crÃticas do Lula ao BC é um direito seu, todavia isso não faz do Presidente um aspirante a autocrata. O Lula não está pregando o fechamento do BC, a prisão do Campos Neto ou outras maluquices que o Brasil presenciou nos últimos anos. Com relação à guerra entre Russia e Ucrânia, o que o governo brasileiro tem feito - assim como o anterior, acertadamente - é não ceder à s pressões dos EUA, cuja indústria bélica tem muito interesse na escalada do conflito.
E a função do BC do: Pleno Emprego, onde fica ??
Querido colunista. Não existe os de direita ou de esquerda. Existem os poderosos e os excluÃdos. Existem os jornalista que são porta vozes dos poderosos, como é o seu caso, como aqueles que fazem um jornalismo sensÃveis aos excluÃdos, como é o caso do Jânio de Freitas. Grande perda hein FSP!
Sr., colunista, parece um torcedor que tenta comparar lugares do mundo, que não têm nada a ver com o Brasil, mas deixa de explicar que essa "polÃtica do BC" não entregou nenhum resultado até agora. E aÃ? Seria populismo abordar esse fracasso?
Muito bom. Deixem que os técnicos trabalhem e levem as tramóias mofadas para outro lugar. Essas tentativas rotas discórdia são fruto do atraso de nossos governantes, que não tocam na ferida do estado perdulário, canga que a sociedade carrega (supersalários, penduricalhos, projetos inúteis, corrupção etc), e querem resolver problemas sérios com conversa fiada. Talvez, no dia que responderem pelos problemas que causam, o discurso mude. Até lá, a pornochanchada da demagogia.
O cara tá parado no tempo
IncrÃvel que existem ainda comentaristas que ousam comparar o BC, mera autarquia do Estado,ao STF , um dos três poderes constitucionais. É falta de leitura.
Que sociedade ? RisÃvel a afirmação do colunista.
Senhor Magnoli, no mÃnimo leia “A camisa de força ideológica “, de André Lara Resende. E, como no caso do impeachment, quem sabe reveja o que escreve sobre inflação, BC, taxa de juros, papel do Presidente da República e papel do Presidente do Banco Central. E aproveite, leia também a nota da Federação dos Bancos
Excelente artigo. Em tempos de fake news o que mais precisamos é de honestidade intelectual.
verdades os articulistas mostra todos os seus limites em considerar a coisa com uma visão sinoptica, dificuldade em entender numeros, as vezes apresenta gráficos do tipo que relaciona vendas de sorvetes com deslizamentos, escolhe apenas o que cabe na mente dele Cria um cenário de estar fazendo analise ao enfatizar divergencias. Escreve para qidealfaces aplaudirem.
Mais um colunista da Folha capturado pelo "efeito papagaio". Faz afirmações categóricas com base em teorias econômicas obsoletas e sem se aprofundar minimamente no assunto. Seria ótimo se a "autonomia do BC" funcionasse, no Brasil ela é representada pela liberdade do presidente da instituição "autônoma" ligar para um grande banqueiro e perguntar qual a taxa que ele sugere (ou gostaria?). Você é estudioso, Demétrio, procure ler sobre a Moderna Teoria Monetária, sua lógica e seus fundamentos.
O colunista lembrou muito bem que essa 'autonomia' não quer dizer 'independência', ou seja: o BC continua subordinado ao Poder Executivo e também ao Legislativo. Um presidente de BC deve explicações ao Presidente da República, que teve Votos do Povo; não foi escolhido por lobistas com interesses escusos. Sem argumento para justificar os Maiores Juros do Mundo, o colunista defensor de Agiotas procura novamente misturar conceitos ao negar o Direito Democrático de crÃtica da esquerda à Agiotagem.
Acho que o articulista poderia começar assim: "realmente acho lamentável um homem finamente educado como o presidente atual do banco central sair vestido de amarelo apoiando um presidente destrutivo etc. Em todo caso, e apesar da delicadeza do tema, sou a favor de um BC independente por isso isso e aquilo". Que tal?
Ainda que existam bons argumentos para a autonomia do BC - particularmente discutÃvel com Roberto Campos Neto vestido de verde e amarelo - ainda assim não houve explicação razoável para termos os maiores juros reais do planeta.
O mais sensato é apontar um viés de baixa. Daà se o "termômetro" apontar estabilidade de preços se avança mais um pouquinho. Agora se o Lula pode demitir o Presidente do BC com respaldo do Congresso, que o faça, afinal não se deixa raposa tomar conta de galinheiro.
Pois é, nesse caso o bc está pondo o pé na porta para impedir a raposa morde entrar. O objetivo do banco autônomo está contido no seu comentário. Depois de mensalão e petrolao, conhecemos a fome dessa raposa.
Conclusão: O banco Central é uma vaca sagrada indiana: Ai de quem ousar tocar nela. Será grande a sua ruÃna!
No embate entre 2 ex trotskistas, Reinaldo x Demétrio, tenho ficado sempre com o primeiro. Nesse caso, Sorry, deep state, fico com o Demétrio. Seu artigo matou a pau. Lembrou do Tombini, presidente do BC pau mandado da Dilma que quase nos levou ao abismo. Fomos salvos pelo Temer Golpista. O ataque à autonomia é a cloroquina do Lula; a anti ciência. Mas que a Selic tá alta, tá.
E a função do BC em "buscar o pleno emprego" onde fica ??
Também o articulista tem companhia abundante, pródiga em chatice. Tá virando arte, art chatô.
Excelente! Dá-lhe, Magnoli!
Escolha polÃtica do Congresso !! não confunda as coisas !! e foi durante o governo anterior que não foi reeleito !!
Perfeito Demétrio!
Você é impagável. Demetrio não se tornou bolsonarista.
Estou enganado, ou foi o tal deep state que evitou que Trump fizesse coisas ainda piores nos Estados Unidos da América?
Dipistêiti: mais uma modinha em ingrêis pros macaquinho de Pindorama bancá erudissão pra cima de nóis.
Outro que se esquiva de explicar por que precisamos ter uma taxa de juros de mais do que o dobro do Ãndice de inflação enquanto quase todos os paÃses do mundo não a tem nesses nÃveis.
Compare taxas de juros pagas por estados da federação com contas organizadas (ex. SP, SC) com aqueles de comportamento tipicamente brasileiros (RJ) e veja o efeito da seriedade no bolso de um e de outro povo. Populismo e palavrório não melhoram a vida de ninguém. Mas esquerdista adora um palanque e atalhos mil.
É alta por problemas que temos como devedores: criamos expectativas ruins (que não pagaremos as contas) e credibilidade baixa, pois mudamos regras ao sabor dos interesses do governo de turno. Isso tem preço, mas somos ignorantes e não queremos paga-lo. Um pouco de seriedade jogaria essas taxas lá no chão. Que tal menos paixão e mais seriedade?
Precisamos porque o Banco Central quer e quem somos nós, pobres ignorantes para ter coragem de fazer perguntas. Como diria São Francisco de Assis: "Onde houver dúvida que eu leve a fé."
Ignorante que sou vi o juros alto como chamariz para captar recurso através de tÃtulos do governo, como foi feito em outros mandatos quando a bolsa ruiu. O governo precisa de recurso para mandar projetos para frente... algo de errado não está certo... baixar os juros infla a bolha imobiliária, através da qual EUA ruiu em 2008... me parece um ciclo nefasto intervir no BC
O BC dos EUA é independente. A bolha imobiliária existe no Brasil? Os juros baixos são a sua causa fundamental? Quem ruiu em 2008 foi o mercado financeiro especulativo e quem os salvou foi o estado com recursos públicos a fundo perdido.
Demétrio Magnoli, primo de Ponde, você é muito bem pago para defender os interesses do mercado. Você sabe que o você escreve foge a verdade.
I crazi qui é bão...
O presidente do BC enterneceu e brotou uma lágrima no olho, quando comprou uma bala e o menino disse que podia pagar com pix. Ele comentou que o menino das balas na rua se integrou á economia moderna e dela usufrui. Que cara de pau. O sujeito tava num grupo de zap dos ministros do bo zo e só saiu pq foi flagrado. Andre Lara pos o sujeito no bolso e não consegue explicar o maior juro real do planeta. Se tivesse um pingo de vergonha na cara pediria para sair. Ele diz q ouve expectativa do mercado
Resumindo o artigo: o BC é técnico. Não existe, ou não deve existir, vozes dissonantes, e se existir, trata-se de "populismo". Ele reproduz o que o senso comum liberal diz. É quase o que diz a turma da 5 série da CNN.
Mesmo certo, os juros poderiam ser um pouco menor , pois alem de tudo, os financiamentos imobiliarios ficam nas nuvens, e isso so um dilema. Precisamos de um meio termo e um BC somente com autonomia , sem precisar dar pito em presidente eleito.
Artigo impecável! Postei nos comentários ao artigo do Sr.Reinaldo Azevedo o mesmo questionamento apontado aqui: porque na reunião de ontem a meta da inflação não foi aumentada?
Vou te contar porque. O covarde falastrao do neto, presidente do bc, já baixou a bola e reduzirá os juros já na próxima reunião. Está andando apertadinho e de ré depois da esfrega que levou do Lula e de todo mundo. Não notou não? Não quer perder o posto que não merece, aquele inseguro medÃocre. Agora, bc independente foi escolha da sociedade? Não foi escolhido na surdina então, sem debate nenhum? Que desonestidade do colunista.
É impressionante como a militância petista atua em bloco para atacar aqui nos comentários da Folha! Artigo absolutamente impecável de Demétrio Magnioli!
Prezado, claro está que Demétrio não alcançou o fulcro do debate, que não é de autonomia do BC, mas do nÃvel da taxa de juros real, 8% no Brasil, a maior do planeta. Só em 2023 o Brasil pagará R$800 bilhões de juros. Nem Magnoli, nem Campos Netos conseguem explicar, giram seus argumentos em torno da "autonomia", que nunca foi a questão central.
André,você baba tanto este falastrão,que devia mudar seu nome pra "magnióli o impecável".
Artigo absolutamente perfeito de Demétrio Magnoli!
Interessante, não me lembro de ler o nome do presidente do Bacen na urna eletrônica.
Por acaso alguém do STF? STJ? E do TSE? Mais do que nunca, o BC é STF do Lula.
Interessante o Demétrio utilizar o termo ‘sociedade brasileira’. Há tempo não ouvia falar esse termo, que caiu em desuso, quando entendeu-se que ele não designava a população em geral, mas sim a um determinado grupo. O termo atual é mercado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > O presidente contra o Deep State Voltar
Comente este texto