Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Julio Louzada

    Qual o problema com os doutores? Fazer um doutorado não é nada fácil. Vc talvez pudesse achar em seu dicionário de sinônimos algo mais apropriado para descrever pessoas que se sentem acima do bem e do mal ao ponto de não seguirem regra alguma. Tenho certeza que você encontrará.

    Responda
  2. Fernando Alves

    Se nós trocarmos o golpismo dos devotos do deus Jair por redes de pedofilia, os próprios devotos do deus Jair concordarão que as big techs não podem se isentar da responsabilidade sobre o conteúdo trocado pelas ferramentas disponibilizadas por elas. O que é sabido é que o conceito de liberdade dos devotos do deus Jair é liberdade para o Deus dele cometer crimes. Logo, a discussão tem que feita por pessoas responsáveis, ignorando os panáticos. Namastê.

    Responda
  3. Flavio Ferrando

    Quem sabe podemos fazer com que as redes sociais sigam a lei de imprensa. Quem dera jornalistas seguissem a lei de imprensa! Quem sabe, se a justiça, fizesse valer a lei e colocasse na cadeia os culpados por violações do direito civil. Mas isso e tudo sonho, o melhor é reclamar quando nada e feito e apoiar a censura prévia do que não queremos ouvir. A liberdade and de mãos dadas com a responsabilidade, ou devia andar.

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    Ao mesmo tempo que são instrumentos de ação geopolítica, como nos movimentos golpistas aqui, ou nas primaveras árabes, que destruíram a Síria, estas empresas bilionárias ganham com clicks de propaganda, não importa se dentro de uma fakenew. Eles facilmente poderiam barrar, fakenews, falsas contas, falsos impusionamentos, mas iria contra o negócio deles. Somente a atuação da sociedade sobre estas ferramentas bilionárias pode reverter o estrago que ocasionam.

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tem um parágrafo aí q é um bico na canela da fsp

    Responda
    1. alderijo bonache

      Caro Mário Sérgio M. Monsores, fostes genial, a FSP sempre nos censura por coisas tolas e não vê estas anomalias!

  6. Marcos Benassi

    Ôôô sêo Elio, me permita um aparte off-topic: quem gosta de sençura tomém é esse peçoau da phôia: ô, cáspite, um comentário a outro texto seu, que nem Herda continha, foi *bloqueado*, não poderia sequer ser torturado e, em sobrevivendo, ser publicado. Essa phôia tá Soda, sêo Elio. Na verdade, é um Baralho azedo. Fazer o que co'ela?

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Boa, sêo Elio. Os cabra gosta muito dessa tal democracia quando só faz bulício com os negócios dos concorrentes. Democracia instrumental ao esmagamento de adversário, é bão; Democracia como esteio da República e eventual redutora de lucros, é uma Herda. A iniciativa se chama "privada" também pela semelhança com o vaso sanitário.

    Responda
  8. José Cardoso

    Discordo, apesar de reconhecer as boas intenções do colunista. As plataformas tem a obrigação de entregar vídeos e postagens como parte de investigações, desde que requisitadas pelo judiciário. Mas não tem obrigação de derrubar esses vídeos preventivamente. É como uma companhia telefônica, que não tem que monitorar um possível planejamento de um crime, onde os bandidos usam sua rede.

    Responda
  9. CLAUDIA ROVERI

    Parabéns pela análise Elio.

    Responda
  10. Nilton Silva

    Perfeita análise.

    Responda
  11. Márcio Santana

    Pois é, Elio Gaspari. A ganância dessa gente é repugnante. Faz da arrogância, da manipulação e da farsa uma fonte inesgotável de fortunas. Esquece que é tão mortal quanto o Zé da Pipoca. E que muitos desse universo exibicionista já caíram da rede antissocial e perderam a imaginária imortalidade.

    Responda
  12. Joao Quadros

    Ler as colunas do Elio Haspari me dá o alento de existir opiniões inteligentes, racionais e desprovidas de ideologias baratas. Ele joga para a verdade e não para a galera. Parabéns!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Quando Gaspari defende os donos das Americanas mostra outra face, muito obscura, a mesma de quando defendeu Geisel em livro.

    2. Joao Quadros

      Elio Gaspari rs