Luiz Felipe Pondé > O mercado religioso trata a fé como commodity e usa a miséria de todos nós Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As religiões sempre vão ter seu lugar enquanto o ser humano souber que morrerá um dia, se pela de medo por isso , e acredita piamente que merece coisa melhor do que simplesmente virar poeira de estrelas. Para ficar livre dessa angústia, vale até abrir a carteira ….
Tocou na ferida
Pondé falando de Fé é tão pertinente quanto um pedreiro na cabine de um avião......
Com muitas exceções não deixa de ser uma realidade.
Sedentas de poder polÃtico, várias seitas religiosas se transformaram em máquinas de propaganda polÃtica, coagindo fiéis a votarem em seu candidato. Vimos espetáculos tristes no ano passado, com pastores subindo na garupa da moto de um presidenciável e uma ministra e candidata a senadora usando o púlpito para espalhar mentiras abjetas. Se existe o Inferno, o lugar dessa gente está guardado.
Ótimo Pondé. Tudo é dinheiro, o resto é conversa para boi dormir.
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço, né Luizinho?
estabelecimentos comerciais estão sendo operados pelas lideranças de igrejas ( açougues, padarias, imobiliárias, clÃnicas, escritórios de assessoria contábil-finaceira-jurÃdica-'engenharia')!... as 'commodities' principais da operação destes empreendimentos são os portadores da fé, as ovelhas, é claro!!!... só compram dentro destas 'holdings' peculiares, não compram nada de fora, nem contratam profissionais de fora, eles são exclusivistas todos eles!!!...
... em todos os dias o livro " O EspÃrito do Escravismo e a 'Ética' da Cristandade' ( Vale tanto para Catolicismo quanto para Protestantismo) é escrito!!!... a ver...
... e a properidade destes empreendimentos se dá pela a operação em si mesma, De Facto, é devido aos pelo menos '11 Mandamento Sagrados' aplicados sistematicamente aos portadores da fé ( ' commodities ' ( 1) Não comprarás produtos ou serviços senão de seus irmãos abençoados comerciantes de sua igreja ( na falta de similar em sua igreja, é facultado repassar ouro somente para os de mesma denominação de igreja; 2) Aceitarás o ouro de qualquer um de fora, sem restrição, do visÃvel e do invisÃvel; 3
Os homens que falam em nome dos deuses e lucram com isso são pateticos, não consigo ter respeito por eles.
E VIVA O ATEÃSMO !!!
O quê?....a ideologia do ateismo foi a que trouxe mais morte, sofrimento e horror para a humanidade, ou Hitler e Putin são cristãos?
Uma vez, numa palestra motivacional da empresa, num desses seminários promovidos por RH em hotéis, tive a impressão de estar num templo evangélico. Me veio algo como o dilema de Tostines: a estética motivacional evangélica deriva da psicologia comportamental dos RH corporativos, ou é esta psicologia que emula a estética evangélica?
... a estética motivacional é a quase a mesma da usada pela Herbalife!!!... A maioria dos evangélicos estão em postos de supervisão dentro destas pirâmides ( Ponzi Schemes)!...eles gostam muito é de ' Scham'!!!...
- É Professor, e no seu magistral ''O futuro de uma ilusão'', Freud escreve: ''Um número incontável de pessoas encontra seu único consolo nas doutrinas da religião; somente com seu auxÃlio podem suportar a vida''.
Vai depender. Nem tudo é mercado ou produto da 'miséria de todos nós'. Podem ser expressões da consciência em busca de espaço espiritual. A raiz verbal de buddhi é intensa e significa: acordar, sair do sono, cair em sÃ, recobrar consciência, perceber, notar, reconhecer, observar, conhecer, entender ou compreender, julgar, considerar, reputar, pensar, refletir. (Claudia F.)
Um texto superficial e aligeirado na fundamentação weberiana; não se discute a História e a Ideologia que emanam dessa instituição religiosa. Porque, é desde a mitologia - na antiguidade - que se o mito se põe como função moralizante, portanto, ideológica, com os poetas, rapsodos, de repassarem a ideologia à população analfabeta e controlada pela ordem dominante. Hoje, no capitalismo, a religião acompanha a sua mesma lógica. Quanto ao catolicismo é a instituição religiosa mais poderosa.
Texto que generaliza, superficial, não apresenta sustentação argumentativa.
Trata-se de um texto de opinião; não precisa conter "sustentação argumentativa", já que não se trata de um texto cientÃfico. Por outro lado, as credenciais do colunista já o qualificam como uma autoridade, de tal maneira que, o que ele diz, por si, já seria um "argumento de autoridade". O texto é claro, objetivo e, a meu ver, verdadeiro. Mais profundidade seria desnecessária, sobretudo por se tratar de uma coluna de jornal... (por Maria José)
0 AteÃsmo é a salvação. Mercantilistas/mercenários que são, Pastores, Padres, Pais de santos e lÃderes de diversas regiões crescem com a propagação da fé isana dos fiéis. Todos buscam paz espiritual, mas ao serem disputados, negociados e usados como moedas, sem perceberem se tornam um produto valioso para os mercadores da fé. Cliche. Religião não define caráter, ela o mascara. Amor é interpretado como milagre divino, quando na verdade é apenas amor. Ame incondicionalmente sem doutrinação.
Escreveu muito bem, Francisco. E Ademar, se vc é religioso não coloque o ateÃsmo na mesma condição. Eu não pago para ir a cultos e nem fico orando para o nada. Fique na sua que os ateus estão na deles
Concordo com cada palavra, Francisco. De mais, o Pondé é raso e tendencioso - como sempre.
Concordo com cada palavra, Francisco.
O ateÃsmo é apenas mais um produto desse mercado.
Enquanto houver galinhas a raposa não passa fome , as religiões têm seus prós e contras como tudo mas dá asas a pastores ou qualquer pessoa não é fé e sim idolatria.
A traição do sentido original da palavra d Jesus tem sintomas: o chefe do PCC funda igrejas evangélicas.Em nome de Deus/Jesus, fizeram e fazem guerras "santas"; a "terra santa" é o epicentro do ódio e guerras entre judeus e palestinos em tantos séculos; em nome de Deus destruÃram as Torres Gêmeas, os EUA invadiram Iraque e Afeganistão, Israel se inspiram nos nazistas p/segregar palestinos, Taliban proÃbem mulheres de tudo. Pastores são novos vendilhões dos templos. Daà Europa hj agnóstica.
É bem assim mesmo $.
Partindo do implÃcito clichê "A religião é o ópio do povo",Pondé observou somente o lado negativo das religiões. Não foi dialético. O poeta Ferreira Gullar disse, e Pondé concorda em seu texto, há pessoas que precisam de religião. Cada sociedade tem o Sócrates que merece.
Por que será que em toda currutela tem pelo menos um bar e uma igreja?
... não se surpreenda se o proprietário deste bar estiver associado, no invisÃvel, com pelo menos um pastor ancião!!!... estabelecimentos comerciais estão sendo operados pelas lideranças de igrejas ( açougues, padarias, imobiliárias, clÃnicas, escritórios de assessoria contábil-finaceira-jurÃdica-'engenharia')!...
Religião atualmente empregada em todos os locais é voltar aos tempos da Idade Média,acomodar-se e atraso.
O mercado da fé sempre foi violento e no momento atual, as redes sociais funcionam como verdadeiros campos de batalhas onde o uso de armas proibidas é o recorrente. Não há nenhum santo nesta guerra e muto menos algum salvador, apenas mercantilistas.
Tenho, desta vez, que concordar com Pondé!
Tema controverso. Marx disse que a religião é o ópio do povo, dificultando a revolução. Mesmo sendo Jesus um revolucionário, que terminou conquistando o império romano, e mais eficiente que os zelotes judeus, que queriam a independência de Israel. O problema das religiões é que seus fundadores não queriam fundar seitas, mas mudar realidades e dar alento aos povos, usando a metafÃsica como ferramenta. Funcionou até o século 20. O Brasil pegou o que restou do protestantismo americano.
Sou Católica. Rezo diariamente.
Eu sou testemunha viva do poder do salvador, pois já fazem 38 anos que ao trabalhar em um banco, conheci um funcionário do mesmo que era ex homossexual,depois de falar várias vezes para mim do amor do Senhor Jesus Cristo inclusive chorando, elee presenteou com um novo testamento e no terceiro dia em que eu fiz a leitura do mesmo . me arrependi amargamente doseus pecados , aceitei Cristo prá sempre aleluias.
Elizeu, é brincadeira, não é?
Elizeu, vc consegue fazer a tabuada do 7 ?
Do que ele te salvou ?
Elizeu, você está nos gozando, não é mesmo? Certamente é ironia ..
de esquerda ? tá loco meu.
Desde o homem primitivo, existe a crença na vida após a morte. Enterros com honras, cerimonioso, com direito a levar seus objetos pessoais. Caso contrário, não acreditasse no transcendental, teria seu corpo abandonado como se fosse um animal.
O templo é dinheiro !
Assim como não há razão geral para acreditar que processos de iluminismo cientÃfico inevitavelmente conduzem ao bem-estar humano também não há fundamentos para acreditar que a transição de valores que ocorreram no passado tem diminuÃdo as vidas humanas. Achar que a miséria humana propagada por Freud seja uma verdade absoluta é um dogma a ser combatido pela ciência.
Troque-se religião por influencer (incluindo colunista de jornal, filósofo ou qualquer pessoa cujo ganha pão se dê entorno de monetizar a própria opinião na internet) e a coluna é irretocável. Ao contrário das religiões, a opinião dessas pessoas mudam ao sabor do vento da popularidade. Meses atrás um escrevia colunas endeusando evangélicos, agora faz pouco da fé deles.
Nossas discussões contemporâneas da ciência estão entre duas falsas imagens uma da teologia da ciência e a outra dos detratores da ciência que veem a ciência como uma expressão de poder, uma religião secular sem vÃnculo com a verdade que sistematicamente exclui as vozes e os interesses da maior parte da espécie. A verdade significativa não é independente de contexto e época. Nossos padrões evoluem.
Essa ideia de que é apenas a fé que nos dá conforto precisa ser mais demonstrada. Não foi. As ciências naturais com a razão podem dar o mesmo conforto pois elas mostram que a ficção da vida pós morte é uma quimera. Há duas teologias a serem combatidas, a teologia da ciência que acha que a ciência é dedicada a fins que transcendem todos os outros e a teologia oposta que trata da demonização da ciência. A ciência bem-ordenada como a democracia é preferÃvel à s alternativas.
Um galpão abandonado, a 'gaiola visÃvel'. Liderança discursando no púlpito, um dos donos de escravos. Um punhado de miseráveis desamparados, os escravos. O sistema de escravidão rodando, a alegria larga na cara de todas as lideranças ( desde os anciões até os estagiários)!...
Quatro crianças filhos de pai alcoólatra cresciam na favela. Pobreza extrema. A mensagem da cruz chegou à famÃlia. Hoje eles estão todos formados, com pós-graduação, trabalhando em funções de liderança. Nenhum divorciado. Nenhuma gravidez na adolescência. Sem vÃcios. Explique isso, nobre articulista.
As cadeias e o congresso estão cheios de crentes em deus e em cristo. Explique isso, Fernando Dias.
Fernando Dias.... seu comentário se chama "fuga do tema"...
Religião não cura ninguém.
Não confundas gongas com arapongas!
Isso se chama milagre. Existe charlatanismo, mas eu conheci mais de um presidiário (homicidas inclusive) que, depois de ter uma experiência com Jesus Cristo, tornou-se gente encantadoramente amável. Condenem os impostores, mas não desprezem que há um poder inexplicável e real na mensagem do Nazareno.
Isso se chama exceção.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > O mercado religioso trata a fé como commodity e usa a miséria de todos nós Voltar
Comente este texto