Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Silva Barbosa

    Lembrei de uma frase marcante na história do México dita por Porfírio Diaz : "Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos".

    Responda
  2. Rodrigo Ribeiro

    O Roberto Campos Neto também expressou o seu amor pelo povo no roda viva. Agora uma criança que vende bala pode usar o PIX - segundo ele, uma grande realização liberal. Só precisa ampliar este amor.

    Responda
  3. sergio ribeiro

    Para mim, o grande problema não é o populismo resistir, mas o povo não aprender o quanto é usado por esses facínoras.

    Responda
  4. Paulino Vandresen

    Excelente artigo.

    Responda
  5. José Cardoso

    A economia do México poderia estar melhor, mas não está em ruínas. A inflação subiu como na maioria dos países, mas começou a retroceder após beirar os 10%. O BC tem meta de 3% e o AMLO é inteligente o bastante para não bater boca com sua diretoria. Tanto Lula como Bolsonaro tem muito a aprender com alguém que atravessou a pandemia, a alta de preços, e mantém 60% de apoio popular.

    Responda
  6. Marcos Cesar Gomes Andrade

    Ser populista é uma acusação frequente feita fascistas de plantão. Quais argumentos essa senhora usa para dizer que a aprovação de Obrador é "surpreendente"! Surpreendente é você ser professora universitária com uma opinião tão carente de argumentos no mundo real. Como diz o Professos Jorge Ferreira, em seus cursos sobre Getulismo na UFF: "ninguém, por mais argumentos que tenha, consegue fazer vender sabonete que faça você cheirar mal!".

    Responda
  7. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    O populismo bolsonarismo não emplacou, apenas resiste numa minoria lunática. O mais preocupante em nosso país é o populismo lulista, pois este venceu e sempre tem a postos seus fanáticos para atacar qualquer pessoa que ousa criticar seu bezerro de ouro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "ouro" é especialidade do Bozo, prezado. E em forma de barras: como bovino, só na frente da bolsa de São Paulo.

  8. MARCELO DAWALIBI

    Assim como Lopez Obrador, a Professora McCloskey também parecer “ter os seus próprios dados” quando afirma que “a economia do México está em ruínas”. O crescimento do PIB mexicano nos últimos 2 anos se deu em taxas muito próximas às do Brasil. A inflação anual, se não é baixa, continua na casa de 1 digito. Se Obrador está com 60% de aprovação alguma virtude o povo viu em seu governo. Folha, se importar articulistas, ao menos traga alguém que acrescente algo. Líder de torcida já temos aqui.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, "líder de torcida" foi mau, foi bem marvado. Não, Marcelo, graças a Zeus não temos essa figura ridícula como parte do nosso cotidiano. Quer dizer, acho que não, mas posso estar enganado: na verdade, não acompanho esportes. Já temos cheerleaders pelaqui? Posso estar dando um fora... Hahaha!

  9. Marcos Benassi

    Jesus da Goiabeira, Tia Auntie, isso não é populismo, é só estupenda chatice: duas horas por dia, quem aguenta? Os mexicanos estão de parabéns pela resistência democrática e hepática, deviam ter-se rebelado logo nas primeiras 1OOhrs. Quem tolera?

    Responda
  10. antonio santos

    Não, cidadão. O problema é a miudez do pensamento de quem lê e comenta.

    Responda
  11. paulo werner

    Gzuis! Todo artigo é assim? Ela não tem amigos? parentes? Uma irmã pra dizer que não está legal…….

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Os liberais financiam os meios de comunicação de tal forma que são criados cenários que os favorecem. Um verdadeiro mundo paralelo. A autora sabe que os meios de produção e de comunicação estão nas mãos da elite e portanto, é falaciosa a tentativa de sobrevalorizar o populismo.

    Responda
  13. Ivan Bastos

    Será que o problema é a tradução?

    Responda
  14. joão moreira

    Há um mundo fora dos EUA que precisa ser desvendado pelos americanos do norte. Essa senhora ainda não percebeu isso e nos inunda com sua arrogância anglo-saxã.

    Responda
  15. Alvaro Almeida

    Minha senhora, a política americana é a melhor do mundo né! Me engana que eu gosto.

    Responda