Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Parece que o Lula aprendeu bem as lições do antigo desgoverno. Não adianta apenas desfazer as barbaridades que o coiso fez, é preciso não agir como ele se quer realmente reconstruir o país.

    Responda
  2. JORGE CESAR BRUNO

    Luiz Otavio, dois erros, jamais farão um acerto! Fato! Votei no Presidente Lula, só não concordo que escolha de ministros da mais alta corte, se de dessa maneira! Deveria haver outro método! A imparcialidade, infelizmente, fica comprometida, mesmo o escolhido procurando tomar decisões, segundo suas convicções!

    Responda
  3. José Cardoso

    É a regra do jogo. Cada presidente aparelha o STF com sua curriola. Não seria diferente se o Jair tivesse ganho. Mas como esse negócio de política identitária está na moda, seria conveniente o Lula procurar uma mulher negra para dar uma lacrada.

    Responda
  4. Fabiana Menezes

    NePetismo.

    Responda
  5. Fernando Dolci

    Penso assim também, a impessoalidade é princípio que deveria nortear a administração pública, mas também tenho certeza q Zanin seria um ministro infinitamente menos prejudicial que os 2 últimos nomeados.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    É, meu caro, não é mesmo grande coisa, não, mas são dois problemas distintos: senado lambão E escolhas personalistas. Uma câmara alta conscienciosa em relação ao seu papel deveria, de fato, fazer uma avaliação do indicado. E o processo de nomeação poderia ter uma dinâmica distinta, que desse estofo menos umbilical à escolha. É a mesmíssima história das propostas de controle do discurso mentiroso na rede, que o Greenwald abordou ontem: com um soberano ideal, ah, que lindo. Pena que não exista.

    Responda
  7. Jorge Severo

    Aos amigos tudo, aos indiferentes nada e aos adversários ( inimigos ) a lei.

    Responda
  8. Joao Braga

    O STF não pode se tornar um puxadinho de um partido político sob o risco de perder totalmente a credibilidade. Estamos nos acostumando com o errado e perdemos a capacidade de se indignar.

    Responda
    1. Joao Braga

      Paulo M, primeiro cumpra o requisito de todos nós aqui, identificação com nome e sobrenome. Sr M , depois venha com sua cantilena petista. Afeee...

    2. Paulo Augusto

      Sua fala chegou atrasada: era a exata visão do desgoverno do genocida.

  9. Alvaro Almeida

    Lula, você está corretíssimo na indicação. O resto é conversa fiada.

    Responda
  10. Andre Rypl

    Ué Ué Ué, achei que o articulista fosse discorrer sobre um tal de Mendonça, que na AGU passou a perseguir um colega da Folha. Ou o "çábio" Nunes Marques. Mas, não. É curioso como a esquerda provoca esses surtos de pensamento crítico no colunista. Zero surpresa.

    Responda
    1. Val Valente

      Pensei que ele elogiaria a Rosa Weber ou iria rejeitar o Alexandre de Moraes e o Joaquim Barbosa, este agora político! Nenhuma surpresa mesmo! Deixa o presidente escolher com liberdade, Man!

  11. Neli de Faria

    A dupla Lula e Dilma indicou excelentes Ministros para o STF. Os saudosos Carlos Direito, Teori Zavraski; aposentados: Grau,Antônio César Peluso, Ayres de Brito, Barbosa; os atuais:Barroso , Fux, Fachin, Carmen, Rosa. Ministros que enaltecem o Judiciário! Cumprimento também Temer pelo excelente ministro Moraes.

    Responda
  12. Bento Brito Teixeira

    A próxima vaga será aberta em outubro em substituição à Rosa Weber. Haverá bastante tempo. Acredito que, sensatamente, o Lula optará por algém de uma lista tríplice e, preferencialmente, mulher. O Zanin pode ficar para a vaga posterior.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Essa já seria uma postura mais Republicana, uma escolha em lista tríplice.

    2. Jorge Ceretta

      Desde que não seja a Lindôra.

    3. Jorge Ceretta

      Desde que não seja a Lindôra.

  13. Cleomar Ribeiro

    ... isto irá salvar a Lojas Americanas-LLAA, pessoal???... Estavam ecoando há pouco tempo que o advogado estava sendo conttratado pelos operadores da LLAA. Très Intrigant!!!...

    Responda
    1. Val Valente

      Raciocínio rápido, e falho. No mínimo, hipotético...

  14. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    O colunista da casa pode chamar aquele um inominável de bil tre ho mi zia do, etc. Mas o leitor encantado com o achado não pode usar a inovadora alcunha do tapir do apocalipse.

    Responda
  15. JORGE CESAR BRUNO

    As vezes me incomoda essas atitudes arrogantes do presidente LULA! Será que não tem ninguém de bom senso para aconselha lo? Afinal ele e presidente e não o dono da verdade! Menos compadrio e mais pessoas competentes!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Não há como negar a competência do Zanin. E sou contra a indicação deste pela proximidade ao presidente.

    2. Neli de Faria

      Lula e Dilma indicaram ótimos ministros para a Corte Suprema. Digo imparcialmente, porque não havia votado para a dupla à época! E no ano passado votei pela primeira vez na vida em Lula!

    3. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      A indicação ainda nem ocorreu e já é ato de arrogância do Presidente? Menos, muito menos. O que o sr. escreveu por aqui quando JMB indicou André Mendonça.Ficou revolts também?. Afinal, André Mendonça era Ministro e, como tal, da confiança do ex-presidente..

  16. italo garcia

    Hélio jornalista : Seria interessante aprofundar-se mais sobre o modelo constitucional , adotado por nossa legislação . Não tem nada de errado com ele , pois segue o direto internacional , tb adorado em outros países . Nossa corte não julga de forma somente Tecnica , mas tb política . A proximidade com o presidente tb se faz necessária até pela harmonia dos poderes . Bem , sei que não interessa , pois vc sempre deixa claro o qto isento É, em seus textos .

    Responda
  17. JORGE CESAR BRUNO

    Eu aq

    Responda
  18. Maria de Fátima Ferreira

    Vi nessa coluna pouco caso com relação ao Dr Zanini. Para ser indicado para Suprema Corte é necessrio ser um cidadão probo e ter pleno saber jurídico. A onde está o erro? Não tem nenhum extremamente evangélico e nem voto de cabresto.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Desculpa, não tem o menor cabimento! Voto no presidente Lula desde 1989! Bom senso e sensatez, a escolha de alguém para a mais alta corte, requer um mínimo de competência e menos compadrio! Vamos nivelar por cima, jamais por baixo! simples assim!

  19. Gilberto Rosa

    Perdeu Helio mané, não vai ser outro evangélico, nem grileiro, esquece.

    Responda
  20. Cleusson Filho

    Hélio! Não encontrei nenhum artigo seu, sobre os 20% do Bozo. E digo mais, pior que os dois indicados e cabrestos mais curtos não existem...

    Responda
  21. Flavio Ferrando

    Juiz do supremo deveria ter, no mínimo, 25 anos como juiz federal, idade mínima de 60 anos e mandato de, no máximo 10 anos. No Brasil a justiça não existe por causa do casuísmo do apontamento de juiz por interesses pessoais dos governantes. A cise no Brasil continua sendo de vergonha. Falta vergonha na cara de todos.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Nos EUA a justiça não existe?

    2. Neli de Faria

      Confie nas decisões Judiciais! Mandato para o STF vai politizar o que não deve ser Politizado! Hoje, com os defeitos, é muito melhor do que com mandato. Os ministros dignificam o Judiciário.As vezes discordo de uma decisão, mas, Direito não é ciência exata. Fim do quinto constitucional. Advogado ou membro do ministério público que queira ser desembargador que faça carreira no Judiciário prestando concurso público para a magistratura. E ministro ,cortes superiores, deve ser Desembargador!

  22. Silverio Torres Correia

    Concordo. O ideal era escolher numa lista tríplice, mas precisa alterar a regra na Constituição.

    Responda
  23. Marcelo Silva

    Que palhaçada, essas escolhas precisam ser retiradas de presidentes da República. Esse advogado do Lula é ninguém como jurista. Não é possível você fazer do STF uma Corte política.

    Responda
    1. Maria de Fátima Ferreira

      Dr Zanin não é extremamente evangélico ele é Dr.

  24. Waldemir Leão da Silva

    Quer dizer que nem Kassio nem André tinham proximidade com o presidente nomeante? Não foi a primeira dama que “falou em línguas” depois que este último foi aprovado pelo Senado? Não era ele o AGU que extrapolou as funções do cargo?

    Responda
  25. SERGIO HENRIQUE ROSA VERCOSA

    Você teve essa mesma opinião nas duas indicações do ex Presidente Bolsonaro? Não li nada sobre o assunto de sua parte.

    Responda
  26. Dilson Ferreira

    Lula é o mandatário, foi eleito, não esta fazendo nada ilegal e é um direito dele nomear quem achar pertinente e o congresso fazer a sabatina. Já nomearam até pastor evangélico porque não nomear um advogado brilhante?

    Responda
  27. Nelson Vidal Gomes

    Artigo brilhante para mostrar ao grupo Prerrogativas e aos signatários do manifesto da USP " a quantas anda" nossa "democracia". Por outro lado, nada que uma Emenda Constitucional não possa resolver com a construção de dois pilares, restrição da competência jurisdicional do STF à matérias exclusivamente de interpretação constitucional e mandato de 10 anos para seus Ministros. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Fernando. Se é a mim que acha estar se referindo, sugiro que se dê ao trabalho de procurar nos meus quase 15 mil comentários neste site, um único no qual tenha defendido o despreparado e desequilibrado do Bolsonaro. Outra é ser anti-PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Sim eu sou, porque sou pró-verdade. Namastê!

    2. Fernando Alves

      O bolsonarista não achava nada quando o deus dele indicava apaniguados. Se tirar a prerrogativa do STF, vai para o STJ, com gente honestíssima como Humberto Martins. Toda solução para mudar o STF é a velha piada do marido traído que joga o sofá fora. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Daniel. Nossa Corte deixou de ser colegiada desvirtuando-se de sua natureza e inferiorizando-se perante suas congêneres no mundo democrático. Um absurdo que tenha que julgar Habeas Corpus e o faça monocraticanente. O HC não demanda interpretação, apenas aplicação do DC em abstrato ao caso concreto. Namastê!

    4. Daniel Amorim

      Já existem diversas restrições nesse sentido, a questão é que a "interpretação constitucional" envolve todos os ramos do Direito, que dela extraem seu fundamento de validade. E "resolver" indica que existe um "problema" com o STF; de fato há diversas coisas que podem ser aprimoradas, mas nossa corte constitucional enfrenta questões espinhosas como todas as demais do mundo.

    5. FLAVIO Costa

      Chato

  28. Joaquim Rosa

    Isso dá filme. "Seguindo os passos da bes ta". Classe "b", mas um filme de qualquer modo.

    Responda
  29. Neucir Valentim

    Zanin é competente, e Lula tem que parar de excesso de democracia que lhe levou a prisão arbitrária pelos seus indicados. A questão absurda do Toffoli mandar o caixão do irmão ir até o presidente, é incompreensível. Está na hora do pragmatismo sim. Ainda mais quando a democracia como um todo está ameaçada. Não vi seu comentário quando Bolsonaro escolheu seus ministros pupilos. Nojo dessa direita.

    Responda
    1. Daniel Amorim

      Joaquim, de nada adianta gastar o francês se não consegue enxergar uma diferença mais clara que a luz do sol.

    2. Joaquim Rosa

      Bozomínios e lulomínios. Quelle est la différence?

  30. Samuel Gueiros Jr

    Não surpreende, para quem nomeou Toffoli, que era advogado do PT, Lewandowski e Fachin que defendem o MST. Junto com as nomeações de Dilma, o STF vai ampliando suas atribuições como instancia partidaria do PT e da impunidade.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Samuel. Então o correto é defender latifundiários, grilheiros e desmatadores incendiários?

    2. Ademar Adams

      Tá falando bolsonices!

  31. Luís Cardoso

    Os porta-vozes do bolsonarismo esquecem de André Mendonça e Kassio Nunes. Depois destas duas indicações pelo responsável do massacre dos yanomanis, o PT poderia indicar o Macaco Tião que não se equipararia. Os mensageiros da editora Brasil Paralelo não conseguem mais se passar por isentões. E a Folha sempre admirou uma ditadura.

    Responda
    1. Luís Cardoso

      Não tenho qualquer relação com o PT, mas somente uma a. n. t. a igualaria um neofascista como Bolsonaro com um social populista como Lula. Mas a extrema-direita não chegou sozinha: trouxe a ausência absoluta de inteligência e a estu. Pi. dez juntas.

    2. Joaquim Rosa

      Bozomínios e lulomínios. Quelle est la différence?

    3. Samuel Gueiros Jr

      Não se sabe é porque Kássio Nunes contribuiu para a liberação de Lula tendo sido nomeado por bolsonaro.

  32. Anna Rodrigues

    É ruim dele trocar os honorários milionários pelo teto constitucional

    Responda
  33. niemeyer franco

    Você, bloguista partidário, não se pronunciou aos indicados por Bolsonaro. Ah, vá...

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Bozomínios e lulomínios. Quelle est la différence?

  34. Carlos Gastal

    Não acredito na indicação, até porque certamente do ponto de vista financeiro seria uma mal negócio para o advogado.

    Responda
    1. Maria Irene de Freitas

      Mas é uma cadeira vitalícia, pelo menos uns trinta anos pela idade do advogado, acrescido ao salário os inúmeros benefícios. Chega uma certa idade que a paz é a melhor coisa para a vida, mesmo que sendo ministro ela não seja completa, mas é bem menor que a advocacia.

    2. Joaquim Rosa

      O que esses caras querem é phoder.

    3. Galdino Formiga

      Não é só o dinheiro, é também o poder.

  35. flavio pedrett

    Texto vazio, mal escrito e sem pé nem cabeça. A questão é saber se ele tem capacidade técnica e ética para ocupar a função. Pelos anos em que Zanin está sob holofotes, parece atender a estes requisitos.

    Responda
  36. Vera Queiroz

    Você escreveu sobre esse tema candente quando o bozonero colocou dois aliados no STF? Não, Hélio? Por quê? Acha mesmo que não está se referindo apenas ao nosso presidente, acha mesmo que está sento ético e isento? Então tá, deixa o carnaval passar, né, quem sabe você reflete melhor.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Não faço esse trabalho de dar luz a cego, Joaquim, informe-se por sua conta, se escreve aqui deve saber ler também. Ou vaza.

    2. Joaquim Rosa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  37. Lorenzo Frigerio

    Zanin perdeu todas. Lula só saiu da cadeia porque Fachin o liberou. Talvez Lula devesse ter contratado o Kakay ou o Toron, não o jovem filho do seu compadre. Aliás, esse negócio de advogado virar juiz do Supremo tem que acabar.

    Responda
  38. JUSCELINO PEREIRA NETO

    “Lula diz ser contra indicar amigo ao STF”. Vê-se, portanto, mais uma promessa eleitoral que será rasgada sem o menor escrúpulo pelo presidente. E, aos que questionam as indicações ao STF do ex-presidente, perguntamos, desde quando dois erros fazem um acerto? A mesma ação, ora defendida, foi ferozmente criticada no mandato anterior. Os governistas parecem querer capitanear contra si, a mesma oposição que se constituiu anteriormente. Estão conseguindo.

    Responda
  39. Dalton Matzenbacher Chicon

    É prêmio ao Zanin ? Por que não uma mulher ?, dado que as condutas femininas no STF têm sido exemplares ? Por que não uma mulher negra ?, considerando que o país dispõe de pessoas capacitadas e com esse perfil.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Escreva para o presidente lhe sugerindo essas pessoas.

  40. Rodrigo Panichi Bastos

    Claro que não parece boa ideia pra vc, afinal, vc não é o indicado. Contorça-se de inveja!

    Responda
    1. Fernando Alves

      Ih, Rodrigo, se deu mal. Apareceu o sabujão para choramingar no seu comentário.

    2. Rodrigo Panichi Bastos

      Por fim, o único excerto aproveitável da sua última mensagem é aquele no qual vc promete que vai parar de me stalkear. Só espero que cumpra.

    3. Rodrigo Panichi Bastos

      Eu também aprecio o bom debate, o que é impossível de acontecer com a sua pessoa. Incômodo exacerbado foi vc que demonstrou. Inclusive, se eu entendi, vc se sentiu ofendido gratuitamente e intimidado. Ora, isso beira a loucura, uma vez que não há nada nas minhas palavras que pudesse levar alguém a ter tais sentimentos. Do mesmo modo, voluntarismo irascível foi protagonizado por vc, uma vez que saiu em defesa do colunista (meu Deus, que vergonha alheia!). Continua...

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não, meu caro. Sou apenas uma pessoa que aprecia o bom debate, e não vejo razão a esse seu tão exacerbado incômodo. Vejo, sim, você não admitir o contraditório e, talvez somente hoje, por razões suas, ser protagonista de voluntarismo irascível. De todo modo, garanto-lhe, não mais contraporei comentários seus. Alheio a isso, evite tentar intimidar interlocutores, seja por ofensas gratuitas, seja por sugestões que não possa bancar.

    5. Rodrigo Panichi Bastos

      Vc não me deixa em paz! Possivelmente é um stalker.

    6. Dalton Matzenbacher Chicon

      OK. Mas, enfim, o que você pretendeu sugerir ?

    7. Rodrigo Panichi Bastos

      Joaquim, o pior sujeito é o isentão. Esse tem menos valor que uma barata.

    8. Joaquim Rosa

      Bozomínios e lulomínios. Quelle est la différence?

    9. Rodrigo Panichi Bastos

      Eu vi o seu comentário nesse texto do Hélio. Sem ofensa, mas o que vc escreveu não passa de uma porc****. Mesmo assim eu não fui lá te perturbar. Acredito que as pessoas têm o direito de serem to las em paz.

    10. Dalton Matzenbacher Chicon

      Clareza.

    11. Rodrigo Panichi Bastos

      Diga-me vc. O que vc sugere?

    12. Dalton Matzenbacher Chicon

      O que você está sugerindo ?

    13. Rodrigo Panichi Bastos

      Por que vc não vem aqui, assim resolvemos pessoalmente essa questão.

    14. Dalton Matzenbacher Chicon

      Você não fez crítica ao texto, mas sim agrediu o autor.

    15. Rodrigo Panichi Bastos

      Dalton, temos visões diferentes. Para mim, o texto presunçoso e que beira o desrespeito é aquele que eu acabei de criticar.

    16. Dalton Matzenbacher Chicon

      Por que essa presunção ? Trata-se da opinião do sujeito. Ele tem o direito de manifestar, tal qual você tem o direito às suas opiniões e manifestações, bem como o dever de respeito.

  41. Eduardo Giuliani

    Todo mundo sabe que o Lula é culpado. Advogado aproveitou leis fracas para tirar a condenação. Colocar este cara no STF é sinal claro de falta de respeito à Verdade. Imagino que seja Fake News esta intenção. Não acho que se enquadra no perfil Lula Janja.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Todo mundo sabe que Lula é inocente pois teve sua vida e de seus familiares revirada pela PF e MPF, e nada foi encontrado.

    2. Neucir Valentim

      Todo mundo quem, cara pálida?

    3. Rodrigo Panichi Bastos

      Vai colocar e a vc, patético, só restará o choro. O choro e o Lula são livres!

  42. José Antônio

    Desde que o indicado saiba interpretar a ''dificílima hermenêutica'' do que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória", está valendo. Assim, nunca mais teremos um 6 x 5 na interpretação do artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal!

    Responda
  43. Jorge Viana

    Garanto como não se colocou contra a indicação dos sabujos terrivelmente evangélicos.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Bozomínios e lulomínios. Quelle est la différence?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Colocou-se, por diversas vezes.

  44. Ayer Campos

    Será que a 'filosofia mediática' é capaz de enunciar critérios justos e operacionais para escolha de um ministro representativo?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Creio que o modelo de escolha para o 2º grau das jurisdições estaduais seja o mais adequado, ou pelo menos mais adequado do que o modelo vigente. Isso, sim, merece uma EC.

  45. Rodrigo Panichi Bastos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  46. Maria Irene de Freitas

    Antes de nomear o advogado Zanin somente como o advogado do presidente Lula em sua luta p provar a armação do ex juiz de província, ex ministro e hoje protegido pelo foro privilegiado como senador, deveríamos julgar sua competência, conduta ilibada e comprovado saber jurídico, pois esses são alguns aspectos necessários p um candidato a uma cadeira vitalícia no STF. Creio q não falta ao ilustre senhor nenhum desses requisitos. Até a prerrogativa de indicação ao STF querem tirar do presidente Lula

    Responda
  47. Maria Irene de Freitas

    Interessante que o último indicado e aprovado pelo senado, o terrivelmente evangélico ficou na geladeira por meses, e quando aprovado teve dancinha e pulinhos da primeira dama de ocasião e não questionaram com tanta ênfase essa indicação, muito mais fora dos padrões que gostaríamos no supremo, mas mesmo assim foi aceito e está lá provando que nunca deveria ter recebido essa boquinha vitalícia, votando quase sempre contra os princípios que deveriam moldar sua conduta. Deixem o Lula em Paz.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Foi, extrema e devidamente, questionado.

  48. victor rebelo

    O STF, infelizmente, tornou-se o último bastião da democracia brasileira. Esse papel, que deveria ser do congresso foi assumido pelo judiciário, pois o legislativo virou mera instância deliberativa defensora dos interesses corporativistas das inúmeras facções que atuam no Brasil.

    Responda
    1. Carlos Gastal

      Perfeito o comentário, tenho repetido isso a muito tempo, o protagonismo do STF está diretamente ligado a omissão do congresso de suas funções.

  49. Edival Braga

    Dr. Cristiano Zanin conquistou o direito de ser indicado ao Supremo Tribunal Federal não por ser amigo do Presidente Lula e sim por ter elaborado e acreditado numa tese de defesa, quando a maioria dos juristas e jornalistas praticamente desdenhavam dele! (…) “ A vida é luta renhida: viver é lutar (…)”, muitos o criticarão, a maioria por inveja da força de uma ideia convertida numa tese jurídica que resultou e possibilitou o retorno de Lula pela vontade da maioria dos brasileiros! Parabéns!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não foi vontade da maioria. A maioria rejeitou o bozo, devidamente. Se o candidato de segundo turno fosse outro, que não o bozo, dava o outro, qualquer que fosse.

  50. José Roberto Pereira

    Depois do terrivelmente grileiro e do terrivelmente evangélico, acho que esse pessoal que votou no Genocida e aplaudiu Marreco em avião tem mais é que ficar bem quietinho...

    Responda