Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE LOPES

    Faltou mencionar o jabuti de responsabilidade do Congresso e do Executivo que iniciou o suporte legal das ilegalidades nos garimpos.

    Responda
  2. F√°bio Salvador

    Algo pouco falado ainda no Brasil, mas tema discutido nos países mais afeitos a Ciência, é a rastreabilidade do metal, em escala global. Marcadores naturais do metal, geoquímicos e isotópicos, serão a solução para o tráfico transnacional. A perícia criminal da PF está na linha de frente dessa solução, muito mais efetiva do que medidas cartorárias burláveis.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O problema, F√°bio, √© que isso s√≥ funciona em caso de n√£o haver uma mistura, proposital ou n√£o, com metal de outras fontes. Na hora que isso se distancia da explora√ß√£o e cai no circuito da fundi√ß√£o e com√©rcio, √ī cuidado com o apagamento de rastros pode passar a perna na t√©cnica de identifica√ß√£o.

  3. Marcos Benassi

    √Ē√ī√ī, car√≠ssima, que geral, hein? Vista a√©rea, reflex√£o-drone, uma beleza. Se eu crescer, o que √© s√≥ uma das hip√≥teses poss√≠veis, quero ficar assim, pensando do alto, enxergando tudo. Eita, s√ī, que inveja. Vai que vai, dona Ilona!

    Responda
  4. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Esse texto poderia ser a primeira minuta da ação governamental. Parabéns! Que sirva a quem interessa!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Num é mêmo? Tens razão, minha cara, tá prontinho da Silva. Coisa fina.

  5. MAKOTO SHIMIZU

    √Č simplesmente inadmiss√≠vel, injustific√°vel e inexplic√°vel que justamente sobre ouro e pedras preciosas n√£o exista um rigoroso e sofisticado sistema de controle, registro, certifica√ß√£o de origem, fiscaliza√ß√£o, auditoria permanente, pois se trata de riquezas minerais de elevad√≠ssimo valor. O desleixo, des√≠dia, coniv√™ncia das autoridades de todos os n√≠veis, municipal, estadual e federal √© evidente, descarado, precisam agir imediatamente, pois certamente gera trabalho e renda para a elite do crime.

    Responda