Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE LOPES

    Faltou mencionar o jabuti de responsabilidade do Congresso e do Executivo que iniciou o suporte legal das ilegalidades nos garimpos.

    Responda
  2. Fábio Salvador

    Algo pouco falado ainda no Brasil, mas tema discutido nos países mais afeitos a Ciência, é a rastreabilidade do metal, em escala global. Marcadores naturais do metal, geoquímicos e isotópicos, serão a solução para o tráfico transnacional. A perícia criminal da PF está na linha de frente dessa solução, muito mais efetiva do que medidas cartorárias burláveis.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O problema, Fábio, é que isso só funciona em caso de não haver uma mistura, proposital ou não, com metal de outras fontes. Na hora que isso se distancia da exploração e cai no circuito da fundição e comércio, ô cuidado com o apagamento de rastros pode passar a perna na técnica de identificação.

  3. Marcos Benassi

    Ôôô, caríssima, que geral, hein? Vista aérea, reflexão-drone, uma beleza. Se eu crescer, o que é só uma das hipóteses possíveis, quero ficar assim, pensando do alto, enxergando tudo. Eita, sô, que inveja. Vai que vai, dona Ilona!

    Responda
  4. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Esse texto poderia ser a primeira minuta da ação governamental. Parabéns! Que sirva a quem interessa!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Num é mêmo? Tens razão, minha cara, tá prontinho da Silva. Coisa fina.

  5. MAKOTO SHIMIZU

    É simplesmente inadmissível, injustificável e inexplicável que justamente sobre ouro e pedras preciosas não exista um rigoroso e sofisticado sistema de controle, registro, certificação de origem, fiscalização, auditoria permanente, pois se trata de riquezas minerais de elevadíssimo valor. O desleixo, desídia, conivência das autoridades de todos os níveis, municipal, estadual e federal é evidente, descarado, precisam agir imediatamente, pois certamente gera trabalho e renda para a elite do crime.

    Responda