Mirian Goldenberg > Me deixem envelhecer em paz! Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu só quero envelhecer em paz, do meu jeito, não quero seguir padrões que são inventados sabe- se lá por quem. Envelhecer é estar vivo, e cada um envelhece como quer, como pode, ninguém tem o direito de exigir a eterna juventude, porque ela não existe. Então, vamos viver, e pra isso, precisamos envelhecer, só não envelhece quem morre cedo.
Mas o que é envelhecer, se não uma referência ao que se chama novo? A 400 anos uma pessoa de 50 já era senil e a beira do fim, hoje um de 30 ainda se considera adolescente. Perder o viço e adiquirir alguma experiência não deveria incomodar tanto. Somente nessa sociedade de polos, que criamos, é que isso vira um grande problema.
Viva Madonna! Viva Miriam ! Viva Caetano!
E viva a complexidade da vida!
Viva
Engraçado que quem critica a indústria da beleza também a alimenta, não falo da colunista e sim dos meios de comunicação em geral. Ganham dinheiro vendendo anúncio para a indústria da beleza e em troca de vez em quando, falam mal dela.
Contradições
A folha censura seus leitores (assinantes). Mas entrevista gente do tipo Carla Zambelli, desprezÃvel e da turma do quanto pior melhor. Mas não que falar disso. Salve Mestra, como sempre mostrando a realidade dos fatos. Como dizia minha amada Avó: "Quem tem rabo de palha não olha para o dos outros". Todos nós graças a Deus ficamos, se bonito ou feio, "Me deixem envelhecer em paz"!
Minha defunta mãe,então viva, me fazia andar , com ela, até o ponto da avenida, só para os vizinhos não saberem que ela tinha mais de sessenta anos .Os idosos entravam pela frente e os pagantes na porta .
Verdade João, todos iremos envelhecer se tivermos a sorte de viver até lá
[Ô phôia, que saco; faço um comentário civilizado, ordeiro, casto e do lar, e o que acontece? Sençura. Veia tão velhos, putrefatos e chatos pra Baralho. Até quando vão ter que bater nos comentários antes de soltá-los à luz? Cabei de ver o coleguinha Filipe aqui embaixo, padecendo do mesmo desgosto. 68já elvis, lancem pelo menos o AI6, o 5já cumpriu seu papel, chega.]
Obrigado, Marcos, pelo apoio. A Folha caiu no ranking e não aprende. Era o maior jornal do paÃs em tiragem e agora amarga um magro terceiro, quiçá quarto lugar. Ainda acho que há çençores sabotadores travestidos de funcionários.
Até as minhas respostas demoram. Não desistam, é uma delÃcia ler os comentários de vocês
"veia" tão velhos, não: Vocês tão velhos, velhÃssimos. A véia, por definição, o é.
É, carÃssima Dona Mirian, o corpo decai, tem jeito não; se o espÃrito avança, dá pra negociar. Se o espÃrito fica pra trás, vixe, aà Sodeu, não se constrói uma complexidade funcional, mas uma epidermia sofredora: a montanha de percas fisicas com os correspondentes xingamentos à s Parcas - elas próprias, aliás, velhas, não? (Ah, sei não, parece que uma era representada por jovem) Enfim, a saga é atemporal, piorada pela nossa mania de beleza, e de vendê-la como O atributo positivo, mercadoria.
O corpo cai mesmo, mas a alma floresce, como me disse uma querida amiga de 94 anos
Mirian, acho que meu comentário não subiu. Então, na dúvida, quero ao menos agradecer o belo e imprescindÃvel artigo.
Ah, não, foi pela combinação comunista de reticências e hÃfens, muitos hÃfens. Todo subversivo hifeniza pra Baralho.
Ah, meu caro, com essa sençura de Herda o que é que sobe? Sobe nada, não há humor e Fal que subam com essa chatice da zorra. No seu caso especÃfico, não foi por conta do monte de reticências: a novilingua da phôia não admite pontuações em excesso, é muito subversivo. Burrrice do capacete!]
Adorei Filipe, que bom saber que você gostou
Mirian, seus textos deveriam ser lidos por todos, mas todos mesmo -- por crianças, jovens e velhos -- porque são pedagógicos, didáticos e... necessários!
Tinha que fazer como na Folhinha, ter aquela tag "pra ler junto", sabe? Aà a molecada já cresce com antÃdoto parcial à idiotia. Mamães e vovós e papais e adultos em geral, fikadika.
Fico muito feliz, Filipe, muito mesmo
Adorei o texto da Teté Ribeiro sobre a Madonna publicado aqui na Folha no dia 17.02.
Talvez o problema nao seja com a idade mas sim com a dinâmica da exposição. A Madonna se fez em cima do talento E da imagem. Enquanto era um Ãcone de comportamento transgressor jovem e só ganhava elogios por isso, as palavras do público eram bem vindas. O problema é o outro lado da moeda: não é mais transgressora nem bela, mas continua desejando as palavras de reconhecimento. As palavras seguiram vindo, mas em outro tom. É cruel, mas não creio que injusto. Ônus e bônus, talvez.
Anna, prezada, bela talvez não esteja; transgressora, todavia, acho que continua, haja vista o bafafá.
Cada um envelhece como quiser; ridiculamente ou dignamente. A cada ação destas públicas figuras, reagirei como eu bem quiser. Elas sempre viveram da critica do público; positiva ou negativa...
Penso que a pessoa deve envelhecer com dignidade! As vezes, determinados produtos para rejuvenescer , tira toda beleza do passado! Madonna sempre foi linda. Não gostei dessa foto. E se ela se acha linda! Ótimo. Em 28 de abril farei setenta , quero presentes! Fico feliz com o tempo passando,porque em todos os cemitérios do mundo existem jovens Eternos!
Helena: tem gente que coloca a ideologia acima do bom senso. Somente descobri a existência de Israel na guerra dos seis dias em sessenta e sete. Tive uma emoção imensa, quando no ano do cinquentenário estava em Israel, passei o meu aniversário lá. Mirian : grata! Aumentei o ano de nascimento dos vinte e cinco aos quarenta...! Marcos: tem o Olavo de Carvalho, Duque e Estrada. Gratidão, pelos cumprimentos.
Orra, tá em boa companhia, hein, cara coleguinha? Nada mal! Parabéns adiantado, Neli!
Parabéns adiantado pelo aniversário e pelos teus comentários aqui. Um de que me lembro agora foi sobre ser pró Israel. No esgoto do antissemitismo, respiro aliviada ao ler o teu testemunho após viagem a Israel!! Muito obrigada.
Em 28 não! 29 de abril, que também é o dia de Michelle Pffer, Uma Thuma,imperador Hirohito, Maestro Zubim Mehta , Nana Caymmi etc.
Liberdade, felicidade e dignidade rimam com maturidade
Fiquei com alguns pontos da coluna na mente, uma delas foi sobre a madona transformada, aà lembro de pessoas que conheço ao vivo ou por serem celebridades, que fazem procedimentos estéticos e ficam no minimo, artificiais; ai entendo a frase: gosto ou falta dele não se discute, lamenta-se. Claro que tem alguns procedimentos bem feitos, as pessoas ficam naturalmente bem
Verdade, o enfoque da coluna é a patrulha do envelhecimento perfeito
Tudo certo. Mas envelhecer é prá corajosos.
E endinheirados, né? Grana faz diferença na longevidade, e no estado no qual se chega à velhice. Junto com sorte, bom-senso e algum esforço, evidentemente.
Verdade
Cara Mirian mais um artigo seu onde brilha sua inteligência, a melhor opção seria avelhoautonomia, onde a opinião dos outros cabe na bolsa fod...se,para os mais inteligentes basta saber que a outra opção ao envelhecimento é a morte,viva á vida.
Adorei Tadeu
este texto me fez lembrar de um poema que fala do vestido estampado com bolas enormes que uma jovem mulher questiona se deve usa-lo ou não, levando em conta o q as pessoas diriam, ai pensou em deixar para usar velha que ai os velhos não se importam com o q os outros dizem. por fim ponderou e vestiu o vestido e saiu na rua, já vou me acostumando. nossa sociedade valoriza cosméticos, tive sorte, me pergunto, de ter crescido vendo hippies, mulheres e homens descabelados, sem maquiagem, sem depilar
Muita sorte
Como diz o mesmo Caetano: O homem velho é o Rei do animais.
Que aliás é, ele próprio, de certa forma, uma Madonna: tempos atrás, reparei que tava achando o Caetano meio chato, sei lá; depois, caiu a ficha: orra, "chato"? Soda-fe a minha impressão: com tudo que já criou, maravilhas a rodo, pode ser o que bem entender, tá tudo compensado de antemão. Com aquela obra, podia até votar no Bozo, Justa que Latiu!
Um Fd-se bem grande para todos os chatos.
Felicidade é um estado de espÃrito, e não é eterna, precisamos eternizar os bons momentos e agradecer por eles, isso é saber viver, sem altos e baixos a vida ceifa.
E aprendendo a administrar as nossas contradições
Confesso que vivo numa gangorra de sentimentos ao ver os 60 se aproximando, de um ponto, estou mais segura, não preciso correr atrás da sobrevivência, tenho alguém que me atura há quase 30 anos e vice versa, mas quando vejo as primas da minha mãe que são mais velhas que eu, parecerem mais novas (com procedimentos,claro), aà vou ao ponto que me acho acabada, envelhecida, mas ao mesmo tempo feliz de saber que cada ruga tem uma história a contar, cada kilo a mais lembra que não morri jovem. Vivamos
Aprendendo a compreender as nossas contradições e ambiguidades
As mulheres-objeto não têm o direito de envelhecer. As pessoas velhas não estão nem aÃ.
É difÃcil envelhecer em uma cultura em que só a juventude tem valor
Envelhecer é uma das experiências mais traumáticas que enfrento em minha vida. Perdi meu emprego aos 50 e na única oportunidade que tive desde então, fui massacrado por uma superior mais jovem, que parecia querer provar a todos que eu estava ultrapassado naquilo que fui proficiente por mais de 15 anos. Não pude resistir. Abandonei o cargo e sigo a dor de não encontrar novas oportunidades nem para concorrer. Morro um pouco a cada dia de vergonha e desilusão após completar 61 sem novasperspectivas
João, pelo seu comentário, percebe-se que você tem boa escolaridade, muito conhecimento, experiência de vida e enorme sabedoria. Duvido que sua algoz tenha metade disso. Bola pra frente, rapaz! Nota: também tenho 61 anos.
Amigo, procura uma maneira de enxergar as frustrações nos impostas pela vida com outro olhar, o ser humano somos irracionalmente inconformados, sejam os velhos, jovens, os belos, os feios, os ricos ou pobres, pretos ou brancos, sempre teremos do que reclamar. Agora, sobre a jovem que você mencionou, é só falta de inteligência e conhecimento dela, a troca de experiências entre jovens e adultos é muito rica.
Muito triste o preconceito e o estigma de envelhecer aqui: é a velhofobia
Parabéns! Lucidez ,sensatez, personalidade, independência, liberdade, autoestima!
Liberdade para envelhecer em paz
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Me deixem envelhecer em paz! Voltar
Comente este texto