Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Artur Carmel

    Poxa...Fazer contraponto a Bolsonaro...É tudo o que os brasileiros esperam de lula...

    Responda
  2. Rafael Pimenta

    Não dá para comparar um estadista com um genocida (ao quadrado).

    Responda
    1. Hamilton Octavio de Souza

      Apenas como argumentação: 1) Se 14 anos de governos do lulismo alimentaram a direita e proporcionaram a eleição do Bozo em 2018, significa que o lulismo cometeu erros políticos e não produziu nada melhor, só pior; 2) Se o lulismo repetir agora os mesmos erros do passado (e a criação do Bozo foi uma reação ao lulismo) significa que a reação ao lulismo pode se repetir e gerar mais extrema direita e gente pior que o Bozo. 3) Como o povo deve atuar para evitar que o lulismo fortaleça a direita?

    2. Rafael Pimenta

      E quem está comparando é o articulista, Hamilton; vc quer encontrar nos comentários o quê?

    3. Rafael Pimenta

      16 anos de lulopetismo, cara pálida? Assim não dá nem pra começar um debate. Olhe o q quase 7 da direita lycho fez c o Brasil colega, reflita vc.

    4. Hamilton Octavio de Souza

      É isso mesmo Rafael Pimenta: se não dá para comparar com o genocida, por que os lulistas continuam referenciando o Bozo com o Lula. Por que não comparam o Lula com os melhores governantes do Brasil e do mundo? Por que rebaixam o Lula na comparação com o Bozo? Por que não explicam que depois de 16 anos de lulismo (governos Lula e Dilma), o sucessor eleito foi o Bozo? O que deu errado nos governos do lulismo para criar um monstro da extrema direita? Foi o lulismo que gerou o Bozo? Só para refletir

  3. Hamilton Octavio de Souza

    A única referência que bajuladores de Lula usam é sempre Bolsonaro, o maior desastre político da República. Por que a referência não é com outros presidentes como JK, Itamar, FHC ou com presidentes e primeiros ministros de países desenvolvidos e civilizados? Ainda falta desvendar as verdadeiras razões que levaram o mais bronco dos deputados se eleger presidente em 2018 depois de 16 anos de lulismo. Lulistas deviam ter como referência os melhores governantes, não os piores. Ufanismo não é solução

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Você pergunta por que a referência de L. não é com "outros presidentes" como a, b, c, e d. É porque Aka Bolsonaro, além de ser o recém batido que está à mão, é a referência de incompetência, inapetência, despreparo, deselegância, grosseria, falta de empatia e todos os demais defeitos que lhe vierem à cabeça, por menos criativo que o senhor seja. E sim, concordo que é uma imensa bobagem comparar ambos, porque qualquer um - mesmo - que se compare àquilo ganha com um pé nas costas.

  4. Marcos Benassi

    Bruno, meu caro, não somente "recuperação da liturgia do cargo", eu diria; para bastante além disso, este foi um exemplo adicional de civilidade, de concidadania e de respeito à população toda, também aos não atingidos pela tragédia. Chega da estupidez Bozolina chega de incúria e arrogância, chega da burrrice dos Bozinhos lá em Brasília. Chega. A quem ainda sentir falta da presença destas desqualidades, à vontade, pode continuar a apoiá-los. Todavia, o ambiente tá bem melhor agora.

    Responda
  5. Andre Moraes

    A irracionalidade da galera anti-governo é assustadora. Na falta do que criticar, criam problemas fantasmas. O que falariam se o Lula não fosse la? Um gestor sempre acompanha de perto uma crise; é assim na iniciativa privada, não tem porque ser diferente na gestão pública. Pouco importa se é midiático ou não, é um dever do cargo que ele ocupa. A questão da habitação em encostas é um problema crônico no Brasil, e nesse sentido o governo Lula foi o que mais entregou moradias dignas na história.

    Responda
  6. SUELI Iossi

    Os bolsonaristas que se dizem cristãos, são tão mesquinhos que se incomodam qdo o governo Lula trabalha em prol das pessoas que precisam, qdo governa, se mostra acessível, não estressa o brasileiro dia sim outra tb, ou seja, é um lider que faz o seu trabalho e deixa o brasileiro fazer p seu sem aporrinhar ngm, pra mim já tá de bom tamanho! Paz

    Responda
  7. Dilson Ferreira

    Isso se chama governar.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Joedson, toda pessoa que diz que não se deixa enganar, sempre é enganado. Uma reflexão, o Lula poderia não ter ido lá e o que falariam? Um gestor sempre acompanha de perto uma crise; é assim na iniciativa privada, não tem porque ser diferente na gestão pública. Pouco importa se é midiático ou não, é um dever do cargo que ele ocupa. A questão da habitação é um problema crônico no Brasil, e nesse sentido o governo Lula foi o que mais entregou moradias dignas na história. Mais amor e razão pf.

    2. Joel Pedt Silvestre

      Bobinho. Isso se chama marketing! Governar será entregar, com urgência ,casas novas para essa gente toda, reconstruir as estradas rapidamente e, notadamente, as cidades destruídas. A propósito , eu não sou bolsonarista, muito ao contrário. Mas não me deixo enganar por essa encenação midiática.

  8. Dilson Ferreira

    Isso se chama governar.

    Responda
  9. Vilson Gouveia

    Caramba! esse cara é um caçador de desastres!!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caramba! O azedume nunca foi tão perene!

    2. Dilson Ferreira

      Já Bolsonaro é um criador de desastres. Acontece um desastre qual a atitude de qualquer presidente em qualquer lugar do mundo? Ir até ele e prestar socorro e apoio, ou não é assim?

  10. Wellington Serpa Monteiro

    Discordo num ponto: o Bozo teve prejuízo eleitoral sim, pois quase um ano após, na Bahia sofreu sua maior derrota (por diferença absoluta, mais de 3 milhões de votos pro Lula) eleitoral. A Bahia deu a ele a merecida resposta.

    Responda
    1. Ernesto Dias Junior

      Acontece que baiano tem vergonha na cara. Aqui bolsonaro não se cria. Ao contrário de alguns currais do sudeste.

  11. Paulo Augusto

    Diferença entre um estadista - Lula - e um genocida.

    Responda
    1. Dilson Ferreira

      Realmente falta de estudo mesmo. Agora de sua parte: Lula já foi indicado inclusive para o Nobel da Paz em 2005 e 2019. Lula o maior Estadista da História do Brasil, ao Lado de Juscelino e Getúlio Vargas.

    2. Paulo Augusto

      Marcos, o conhecimento e estudo mostram em indicadores que o governo Lula foi o melhor em desenvolvimento econômico e social da história do país.

    3. José Roberto Franco Reis

      Tem razão Paulo, diferença básica entre um genocida e um estadista, ainda que bolsonaristas enrustidos neguem isso!

    4. Nestor Bercovich

      Marcos, as opiniões políticas não dependem exclusivamente do conhecimento e do estudo. Na eleição de 2018, grande parte da população com alta escolaridade votou em Bolsonaro assim como a maioria dos empresários, e estes últimos continuaram apoiando maciçamente o fascista em 2022. O posicionamento político depende muito da posição social, da matriz cultural, etc. Claro que Lula é um grande estadista, assim como eu sou apenas um simples doutor em economia.

    5. marcos machado

      Bolsonaro foi o mais tosco presidente que já tivemos, embora tenha responsabilidade na pandemia não é genocida, agora, lula estadista???....que falta faz o conhecimento e o estudo.

  12. Mario Luiz Frungillo

    O contraste entre Lula e bolsonaro se deve ao fato de que Lula governa e se porta como homem de estado, ao passo que bolsonaro do vadiava e se portava com um adolescente imaturo e grosseiro.

    Responda
  13. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Nesses momentos de desastres, o que se espera de um governante é a empatia e união na dor. Todos os governos mostraram isso, exceto o governo do ex pseudo presidente bolsonaro, que mostrou descaso, menosprezo ao não interromper as férias e desdém ao andar de jetski enquanto compatriotas estavam sofrendo, vitimados pelas perdas de entes queridos e de suas casas. O bolsonaro demostrou mesquinharia, quando não quis repassar ajuda para a Bahia e a São Paulo porque era governados por adversários.

    Responda
  14. Joel Pedt Silvestre

    A soma de Lula e Tarcisio vai dar leitão ensaboado. Só quero ver como a região vai estar daqui um ano. Vamos ver se serão feitas casas para quem está desalojado, se vão adotar ao menos sirenes que funcionem com baterias nos locais perigosos, e se vão ajudar na reconstrução das cidades efetivamente.

    Responda
    1. Dilson Ferreira

      Pelos comentários já vibque se trata de bolsonarista arrependido.

    2. Julio Louzada

      Se fizerem a limpeza das ruas já vai ser muito mais que o bozó fez na Bahia. Agora é a hora em que o Tarcísio decidirá se é um governador ou um serviçal dessa ultra direita tacanha.

  15. Antonio Carlos Orselli

    O problema é que uma boa parte do bolsonarismo é composta por pessoas que, caso o Bolsonaro lhes mate um filho, arrumarão um argumento para justificá-lo. Uma boa pesquisa entre os beneficiários do auxílio emergencial ora desfrutando do conforto e da gastronomia da Papuda e da Colmeia atestará esta minha afirmação.

    Responda
  16. Marcos Antônio

    O contraponto será a prioridade na prevenção.

    Responda
  17. mauricio silva

    Governo com empatia... que bom!!!!

    Responda