Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Pereira Ignacio

    O futuro do Lula é tomando cachaça no xilindró

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Tem uma turma que dizia isso e tá no xilondró por tentar golpe de estado e quebrar prédios públicos.

  2. Ricardo Pereira Ignacio

    O Lula vai resolver tudo isso pra voltarmos a ser uma Noruega como no primeiro mandato !!!! Já colocou o poste na fazenda !!! Como pode dar errado ?

    Responda
  3. Nilton Silva

    O Brasil tem que assumir de vez seu papel de exportador de commodities e ponto final. Somos um povo provinciano que adora usar termos em inglês, sem ao menos saber seu significado direito. Commodities por exemplo.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Brasil Colônia. E sem emprego né.

  4. Nilo Mismetti

    O presidente, vive de factoides, dia após dia. A imprensa, com L, aplaude cada bravata, sem olhar para os lados. O Brasil, há décadas, é governado por gentinha, desprovida de cultura, de experiência internacional e, pior, monoglotas. O que podemos esperar?

    Responda
    1. Nilo Mismetti

      Carlos, Mal informado, eu? Tive a sorte de ter começado a ler com 3-4 anos e nunca parei. A imprensa, de há muito, lambe as botas do poder, quando o próprio poder não equipa a imprensa. Getúlio Vargas (sabe quem foi? Acho que não) deu a Última Hora para o Samuel Wainer para fazer o L da época. Políticos e imprensa sempre estiveram juntos e, por isto, é que somos o que somos. Uma bela porcaria.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      E quem você sugere para governar? Precisa ser muito mal informado para achar a imprensa brasileira "com L". Se vc se esforçar um pouquinho mais, talvez consiga fazer um comentário mais preconceituoso e ignorante.

  5. Carlos Fernando de Souza Braga

    Na minha vastíssima ignorância econômica, acredito que o André Lara Resende está dando uma boa contribuição a esse debate. Assim como outros economistas renomados. Pena que quase não são ouvidos, nem seus argumentos publicados.

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Adorei a cadeira de produção. E deixar de ser jeca. Tb gostarão os jeca do interior de sumpau

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Analisando essa cadeira, ela é de praia... (Bomxibomxibombombom) - Copyright As meninas

    2. Daverson Furlan

      Acho que vc não conhece sumpau. Conhecesse, saberia que não corresponde ao que a mídia inventa e propaga por aí. É igual a dizer que todo nordestino é subnutrido é analfabeto ou quer na África só tem leão e mato. Menos, filho. Menos. Va se informar.

  7. Artur Carmel

    Quando Trump começou a bloquear a China, Sardemberg - sim, aquele mesmo, do Jornal da Globo - disparou que a economia chinesa tinha uma estratégia...Incentivar o consumo interno . Alguem aqui já ouviu falar disso ? "Ah, mas com a taxa de juros alta, o "milagre" dos Anos Lula não poderia ser repetido...Mas, com tanta gente "com fome" manda os donos do agronegócio venderem seus estoques (que não param de ser vendidos ao mercado externo, independente de juros, guerra e etc.,) ao mercado interno...

    Responda
  8. José Cardoso

    Em alguns casos fomos vítimas de decisões erradas como projetos fracassados de refinarias, o que nos tornou dependentes de derivados apesar de grandes produtores de petróleo. Mas em outros, como no setor hidrelétrico, eólico e solar estamos muito bem. Além disso vamos terminar o verão com os reservatórios cheios.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Temos que esvaziar são os reservatórios da corrupção, que, infelizmente, continuam transbordando...

  9. Marcelo Magalhães

    O BC é ator do mercado e seu presidente age suportado pelos grandes capitalistas que espremem o povo para retirar todo dinheiro possível. O autor não consegue dizer para onde vão os recursos subtraídos pelos juros altos, não consegue apontar risco fiscal. Passa o artigo inteiro por divagações teóricas já cansadamente utilizada como ameaça de um ecossistema pior. Ou seja a mesma a mesma estratégia de ameaças abstratas de riscos inexistentes. A fome, que é realidade, ele não comenta.

    Responda
    1. rodrigo carvalho

      Os recursos subtraídos dos juros altos seguem o mesmo fluxo de sempre assim como o rio corre para o mar.

  10. Cassio Vicinal

    A reversão de políticas para preservar interesses nacionais e mitigar relações conflituosas, ao que parece, deve continuar. Desglobalização? Ainda não, pois há dependência de fluxos internacionais importantes. Debater juros é jeeeca? Não. Especula-se sobre qual seria o valor terminal da taxa básica de juros aqui nos EUA desde dezembro. A taxa básica ainda é vantajosa para o governo americano devido ao estoque de valiosos dólares velhos, entende?

    Responda
  11. Fernando Alves

    Na Índia decidiram que seria uma boa ideia investir no estudo de computação por exigir pouco recurso e hoje qualquer empresa de tecnologia tem grande parte de seus colaboradores, inclusive alto escalão, indianos. No Brasil, tentaram fazer uma comissão para investigar o genocídio de indígenas, mas os três senadores do estado apoiam o genocídio e quem o perpetrou. Se o Brasil não parar de ser refém das bancadas do atraso, sempre será atrasado. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Oh, Grao-resumidor, que vossa perspectiva ilumine os editorialistas desta folha, tão basbaques que tiveram a coragem de escrever heditoriau esculhambando Ceitec, por - parecem o Jjjeegues - "inviabilidade econômica". E eu, nem forças tive pra chegar canela, de tão cheio o saco. É hora de queimar neurônio e orquestrar ministérios e agentes privados. Duro é fazer, simultaneamente, consertação e concertação. Todavia, é o que tem pra hoje. E por mais uns anos.

    Responda
  13. Roberto Gomes

    Infelizmente os vários *atrasos* do Brasil, na átea econômica, educacional, tecnológica, social, de infra-estrutura, cada vez mais cobrarão suas faturas.

    Responda
    1. rodrigo carvalho

      As faturas só aumentam pois pagamos o valor mínimo deste cartão de credito

    2. Marcos Benassi

      Poi Zé, prezado, cobram fatura, mas só entregam daqui uns anos. Isso é que é duro: fatura hoje, entrega lá na frente, se não der calote.