Opinião > Desafio para o MEC Voltar
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O professor Fernando Cássio, em artigo para este jornal (Opinião, 24/02/2023: "A reforma do ensino médio deve ser mantida? não") resume muito bem a enormidade do problema dessa reforma.
Certeza absoluta que o editorial da fsp foi escrito por pessoas que nunca entraram numa escola pública
A reforma patrocinada pelo des governo temer piorou a vida dos professores. Além disso não houve debate público. A reforma veio em forma de MP. Nos poupe desse argumento de casa grande dona folha. Será que defenderia uma reforma nos meios de comunicação via MP também? Detalhe, ao menos o atual governo foi eleito, coisa que temer e sua cor ja não
A educação vai dar um salto. Podem acreditar. Os que dirigem atualmente o MEC são pessoas altamente qualificadas. O que tÃnhamos nos últimos anos era o que há de mais danoso ao paÃs. Espero que retornem ao porão de onde vieram.
Qualquer reforma, por melhor que seja, não agradará a todos. Se eu fosse o governo federal, selecionaria ( através de concurso) 10 % dos melhores alunos egressos do ensino fundamental e oriundas de famÃlias de baixa renda e lhes concederia voucher em escolas particulares tradicionais, como jesuÃtas.
Sobre os alunos que precisam trabalhar: que o Estado lhes dê uma bolsa, como ocorre já nas universidades públicas, para que possam se dedicar ao estudo. Eu fico imaginando quê tipo de educação se oferta a um jovem de periferia, que estuda a noite e tem de trabalhar de dia! Isso é vergonhoso!
Particularmente, o Novo Ensino Médio me preocupa: a escola deveria preparar para a vida e não para o mercado de trabalho, para isso, a o ensino superior técnico e acadêmico. Porém, num paÃs como o Brasil, já todo desigual e cheio de castas, quem vai continuar indo para a universidade e para a pós-graduação e a quem serão destinados os cursos técnicos de ensino médio? Nem preciso responder!
Quanto a este importante e complexo assunto a Folha deveria ouvir também as vozes (de especialistas) discordantes e não apenas citar rapidamente as organizações estudantis contrárias à proposta. Uma sugestão: solicitar a opinião da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Isto já seria um ótimo começo.
Apoiado. O editorial é unilateral e superficial.
O Projeto do Novo Ensino Médio não é bom nem no papel e nem na prática. Ele acabou com a estrutura de aulas das disciplinas, principalmente da área das Ciências Humanas. Integrou ao CurrÃculo "disciplinas" eletivas, sem qualquer aporte de ementa. Enfim, o Novo Ensino Médio tem que ser revogado!
PolÃtica da canetada
Como sempre, reformas produzidas em gabinetes, sem ampla discussão com a comunidade acadêmica e estudantil, faz do que já é ruim ficar pior.
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