Comentários para:

Desafio para o MEC

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wendell Santos

    O professor Fernando Cássio, em artigo para este jornal (Opinião, 24/02/2023: "A reforma do ensino médio deve ser mantida? não") resume muito bem a enormidade do problema dessa reforma.

    Responda
  2. Aleksander Hada Ribeiro

    Certeza absoluta que o editorial da fsp foi escrito por pessoas que nunca entraram numa escola pública

    Responda
  3. Tiago Almeida do Nascimento

    A reforma patrocinada pelo des governo temer piorou a vida dos professores. Além disso não houve debate público. A reforma veio em forma de MP. Nos poupe desse argumento de casa grande dona folha. Será que defenderia uma reforma nos meios de comunicação via MP também? Detalhe, ao menos o atual governo foi eleito, coisa que temer e sua cor ja não

    Responda
  4. Carlos Lopes

    A educação vai dar um salto. Podem acreditar. Os que dirigem atualmente o MEC são pessoas altamente qualificadas. O que tínhamos nos últimos anos era o que há de mais danoso ao país. Espero que retornem ao porão de onde vieram.

    Responda
  5. josé cláudio do nascimento

    Qualquer reforma, por melhor que seja, não agradará a todos. Se eu fosse o governo federal, selecionaria ( através de concurso) 10 % dos melhores alunos egressos do ensino fundamental e oriundas de famílias de baixa renda e lhes concederia voucher em escolas particulares tradicionais, como jesuítas.

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    Sobre os alunos que precisam trabalhar: que o Estado lhes dê uma bolsa, como ocorre já nas universidades públicas, para que possam se dedicar ao estudo. Eu fico imaginando quê tipo de educação se oferta a um jovem de periferia, que estuda a noite e tem de trabalhar de dia! Isso é vergonhoso!

    Responda
  7. Felipe Araújo Braga

    Particularmente, o Novo Ensino Médio me preocupa: a escola deveria preparar para a vida e não para o mercado de trabalho, para isso, a o ensino superior técnico e acadêmico. Porém, num país como o Brasil, já todo desigual e cheio de castas, quem vai continuar indo para a universidade e para a pós-graduação e a quem serão destinados os cursos técnicos de ensino médio? Nem preciso responder!

    Responda
  8. Wendell Santos

    Quanto a este importante e complexo assunto a Folha deveria ouvir também as vozes (de especialistas) discordantes e não apenas citar rapidamente as organizações estudantis contrárias à proposta. Uma sugestão: solicitar a opinião da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Isto já seria um ótimo começo.

    Responda
    1. Márcio Almeida

      Apoiado. O editorial é unilateral e superficial.

  9. MARIA DO LORETO FRAGOSO DA SILVA

    O Projeto do Novo Ensino Médio não é bom nem no papel e nem na prática. Ele acabou com a estrutura de aulas das disciplinas, principalmente da área das Ciências Humanas. Integrou ao Currículo "disciplinas" eletivas, sem qualquer aporte de ementa. Enfim, o Novo Ensino Médio tem que ser revogado!

    Responda
  10. Renata Godoy Barros

    Política da canetada

    Responda
  11. Alípio Dias dos Santos Correia

    Como sempre, reformas produzidas em gabinetes, sem ampla discussão com a comunidade acadêmica e estudantil, faz do que já é ruim ficar pior.

    Responda