Marcos Mendes > Populistas enfraquecem instituições importantes para o crescimento Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    Com estas culturas mediocres que os populistas tem não há progresso, só demagogias e exibicionismos.

    Responda
  2. andre lunardelli

    Excelente artigo - além de comentar os 2 populismos, mostra a quantidade de oportunidades que o país tem jogado fora - agora mais uma.

    Responda
  3. EDSON DE FENDI

    Ô texto bom ! Junto com o Conrado Hubner Mendes este autor representa uma luz de inteligência nesta escuridão de mediocridades.

    Responda
    1. EDSON DE FENDI

      Falha nossa. Esqueci de mencionar Samuel Pessoa e Marcos Lisboa !! Agora sim, fora isto, tudo é medíocre !

  4. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Um dos melhores dos últimos tempos.

    Responda
  5. José Cardoso

    Artigo perfeito. O BolsoLulismo é uma moeda de 2 faces. As faces são diferentes, mas a moeda é a mesma.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Exato! O problema do pobre nos governos do PT era que a doméstica estava passeando na Disney, o filho do porteiro estava na universidade e o pobre exigia um SUS bem financiado para viver 100 anos. Hoje a doméstica, o porteiro, o filho dele e os pobres estão com fome. São 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Êita moedinha assimétrica!

  6. Antonio Eugênio Duarte

    Vê-se que o artigo é ótimo quando os bolsonaristas e lulopetistas o reprovam, no caso aqui , os comentários são 90% de lulopetistas. No caso das comparações é bom acrescentar que lula e bolsonaro lambem as botas do covarde ditador putin nesta guerra da Ucrânia.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Ôôô Marcos, meu caro, a crítica que bota Bozo et caterva no mesmo balaio do Luloverno, linearmente, não é coisa que se faça nos dias de hoje - não impunemente. Desqualifica o que haja de lúcido em seu bojo. Três anos atrás, com menos barbaridades verificadas, era engano quase passável. Hoje, não dá pé.

    Responda
  8. Antonio Catigero Oliveira

    Certos texto demonstram o caráter do colunista. Emprego tá difícil... Quando alguém quer comparar Lula com o inominável, fico vendo as lideranças mundiais congratulando o ex-operário que é Presidente pela terceira vez, e lembrando de um militar expulso do exército que virou presidente e nenhum líder mundial quis chegar perto.

    Responda
  9. Antonio Catigero Oliveira

    'Instituições sólidas e respeitadas' funcionam para toda a sociedade, e não apenas para financistas, especuladores e agiotas. Ainda aguardamos a explicação para um dos Maiores Juros do Mundo.

    Responda
  10. Cláudio Dias de Almeida

    Lá vai o Marquinhos com a estruturinha de sempre: "a economia funciona como a lei da gravitação universal"....

    Responda
  11. Armando Simoes

    Meu caro, o que tem a ver o impeachment da Dilma com as denúncias de corrupção? Eu te digo nada. Não vincule aquilo que não tem conexão alguma. O impeachment foi golpe por não ter tido lastro algum. Um rito puramente político, construído com propósito da tomada do poder pir fora das urnas. A ponto da ex-presidenta não ter perdido os direitos políticos, tal foi o constrangimento dada a situação de fato. As inúmeras notícias posteriores na imprensa foi desmontando a farsa dia após dia. Lamento.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Lembra qual foi o "lastro" do impeachment do Collor? A compra de um carro popular com sobras de campanha... A péssima, obtusa e "incompetenta" ex-presidenta não perdeu os direitos políticos em razão de um cambalacho político, nada a ver com constrangimento. Ela, Aécio Neves e Ricardo Lewandowski combinaram de pisotear a Constituição Federal, certos de que ela logo recuperaria a imunidade parlamentar no Senado mas até para isso foi incompetente: ficou em quarto lugar com duas vagas em disputa...

  12. Marcelo Barbosa Câmara

    Derrotada a velha tese de que juros altos e estado dona de casa resolvem a questão da inflação que não é de demanda as empresas de jornalismo procuram fundamentalistas para escreverem aberrações. É assim, o pensamento comum, medíocre vai demorar a assimilar a nova realidade. Agora só lhe restam uma fé cega e a faca amolada.

    Responda
  13. Alexandre Pereira

    É, prezado, infelizmente temos um longo caminho a percorrer até retornarmos à razão. Nesse meio tempo, rinhas de cães ideológicos, com a discórdia inconsequente como moeda corrente.

    Responda
  14. Hermes Yaly

    Análise perfeita da polarização política em que vivemos. Lula e Bolsonaro são ambos perniciosos ao país: o primeiro afronta a democracia e o outro a economia. Por qualquer caminho cairemos no abismo em que se encontram Venezuela ou Argentina. Óbvio que o Bozo é muito mais danoso que Lula. Malgrado tudo, Lula é uma liderança nacional há décadas enquanto Bozo saiu do esgoto do baixo clero do Congresso e mostrou sua verdadeira cara de josta a quem não o conhecia.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Refazendo a última frase: Malgrado tudo, Lula é capaz de ouvir e ponderar opiniões diferentes das suas mas o Bozo só ouve seus filhos, tão lixos quanto ele, ou milicianos e o pior das nossas Forças Armadas.

  15. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    Mesma régua para grandezas diferentes.

    Responda
  16. Fatima Marinho

    Que falta faz um Ianio de Freitas. Texto bem ruim, coloca no mesmo plano coisas completamente diferentes, ataques ao STF pelo Bolsonaro e oposição aos juros altos pelo Lula. Que triste tanta mediocridade.

    Responda
  17. Nestor Bercovich

    Não sei o que me da mais nojo, se a extrema direita bolsonarista ou este pessoal que se acha acima do bem e do mal, defende antes que mais nada o statu quo, busca manter a qualquer custo as atuais relações de poder e tem horror das transformações sociais. A gente quer crescimento, mas com maior igualdade, e isso não se consegue com as mesmas políticas.

    Responda
  18. RILER BARBOSA SCARPATI

    Eis o exemplo de "defensor da democracia em abstrato". Nos anos 1930, essa turma acordou com Hitler destruindo suas casas.

    Responda
  19. Dionisio DeBarros

    Calinista que comeca o texto colocando no mesmo patamer Lula com bosonaro, nao merece nem ser lido. Parei antes de terminar o 1o paragrafo.

    Responda
  20. joão moreira

    Artigo intelectualmente fraco.

    Responda
  21. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Falsas equivalências.

    Responda
  22. Marcelo Magalhães

    A vida, as relações foram digitalizadas. Quer dizer que tudo é dicotomizado. Ou é zero, ou é um, não há soluções intermediárias. Esse modelo tomou conta do mundo. Não começou ontem, começou no século XVI e XVII, com a revolução científica. A referência é Descartes. Tornou-se uma concepção de vida, pois é secundária às árvores de decisões, que vão se bifurcado até a definição fragmentada das conclusões especialistas. Há uma grande diferença entre esse modelo é um mundo polarizado, tese do autor.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.