Opinião > A reforma do ensino médio deve ser mantida? SIM Voltar
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Sou professor do obsoleto "velho ensino médio". Trabalhando com o conhecimento em sala de aula, contribui para formar alunos que depois se tornaram artistas, engenheiros, enfermeiros, jornalistas, médicos, advogados, professores etc. A escola privada onde trabalho incluiu os itinerários formativos no perÃodo da tarde, mas no perÃodo da manhã, os alunos seguem estudando as disciplinas tradicionais. Para o aluno da escola pública, restou o empreendedorismo para vender brigadeiro e dirigir Uber..
DiminuÃram aulas de disciplinas tradicionais para não terem que fazer concurso. Não ouvem aqueles que estão no chão da escola, os professores, e enfiam goela abaixo uma reforma que é um faz de conta.
Pode instituir uma reforma como esta por medida provisória, sem qualquer discussão com os professores, mas o caminho inverso não pode ser igualmente imediato ante a reprovação por parte dos educadores? A transparência e a honestidade dos dados expostos nos artigos segue o padrão da contabilidade das Americanas.
* "no artigo" e não "nos artigos".
O retrocesso é a reforma neoliberal. PaÃses que tentaram retornaram ao modelo anterior a reforma, porque tiveram a certeza do erro cometido. Muita gente fala da Educação sem nunca ter estado dentro de uma sala de aula e por um perÃodo de 10 anos no mÃnimo para saber e poder abrir discussão, querem falar de Geografia, Matemática, FÃsica, História sem ser o profissional da área. Pergunto a esses escritor, se quando ele precisar de fazer uma cirurgia na coluna se ele irá ao Dentista para fazer.
Eu não estudei Engenharia , mas tive a disciplina "Cálculo com Geometria AnalÃtica" no primeiro ano de faculdade . No terceiro ano do segundo grau "fui passado" em matemática . Na faculdade, reprovei no primeiro ano naquela disciplina .
Reprovou por que sofria de discalculia.
Como vamos formar engenheiros se na escola os alunos não aprenderam o básico de matemática ? Na turma do meu filho se formaram apenas oito engenheiros . Dos que ingressaram na faculdade , a maioria sobrou no primeiro ano .
Erraram de carreira, simples assim....
Que blá-blá-blá! O artigo não avança sobre pontos importantes, ou seja, não há uma direção. Educação tem que estar voltado pros desafios do paÃs e a burguesia brasileira mostra sua incompetência.
Parabéns ao autor. Fundamental mudar a educação no Brasil. Disciplina é liberdade.
Esta organização D3 é ligada ao instituto Lemann, só por isso já não seria necessário dizer mais nada. É privatização do ensino público. O que é ruim ficará pior, com a diferença que dará lucro para empresários. (Abner Nazaré Cândido)
Faltou dados para estruturar o argumento do autor do artigo. Materializando a realidade, a escola privada acabou privilegiando as disciplinas clássicas (história, fÃsica, quÃmica, biologia, sociologia, filosofia, literatura e geografia) e ofertando eletivas e itinerários no contraturno. Já as públicas substituÃram as mesmas disciplinas por itinerários, haja vista o terceiro ano ter somente itinerários e lembrando que os vestibulares não mudaram.
Só uma perguntinha pro "experto": quantos turnos uma escola no Canadá ou Portugal oferece? Ah.. o ensino é em turno único né? Que coisa! Agora querer comparar com nossas escolas e professores que trabalham os 3 turnos é ridicularizar nosa inteligência
Esse artigo é pÃfio e não usa argumentos. Parece que, para o articulista, o ensino médio tradicional deve ser trocado apenas porque é mais antigo.
Ele fala em resultados promissores, mas não os apresenta, diz que há falta de recurso e de treinamento, mas que devemos seguir com resiliência? Do mesmo modo, ataca o modelo de ensino médio anterior sem nenhum dado, apenas usando adjetivos desqualificadores. Não dá credibilidade alguma ao que fala. Só aumenta a certeza de que esse não é o caminho.
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