Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauro Lando

    Tem razão, MAria de Fátima, eu não sabia desses dados. Porém há que notar que, como você bem diz, a causa raiz é a miséria, mantida por regimes protegidos pelo "Sol das direitas" que acaba pagando o pato com o problema dos migrantes ilegais, que por sua vez acabam servido de bucha de canhão para a argumentação da direita americana - como o Trump que se elegeu prometendo o famoso muro "E os mexicanos vão pagar por ele".

    Responda
  2. Mauro Lando

    Como entre os migrantes desesperados há também cubanos, oriundos de um sistema supostamente justo, igualitário, onde todos tem o que comer, então "as esquerdas" calam o bico para essa tragédia.

    Responda
    1. MARIA DE FATIMA CARVALHO V

      Como? Não sr Mauro. Quem você acha que faz parte das instituições que se dedicam aos migrantes? Toda a pesquisa sobre o tema é tendencialmente de esquerda das universidades publicas e politicas que a direita abomina. Nada vem da iniciativa privada, a não ser a sede de mão de obra barata e escrava! O sr ignora os trabalhos inclusive sobre as causas das migrações. Há uma semelhança em todas as nacionalidades citadas no art: todas foram ou são estranguladas pelos EUA, o Sol da direita vira-latas.

  3. Benedicto Ismael Dutra

    O drama está na espécie humana que se tornou predadora da vida, em vez de se aprimorar e evoluir para formar uma sociedade humana que jamais permitiria as tragédias humanitárias que ocorrem diariamente no planeta que deveria ter sido transformado em algo semelhante ao paraíso por ação de uma humanidade conscientemente espiritualizada, mas que regrediu a nível muito baixo e perdeu a capacidade de perceber seu próprio declínio.

    Responda
  4. auxiliadora godoi

    Não nos importamos porque não é na europa.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Justa Lerda, Sylvia, silêncio mêmo: em jornalão, isso não sai. Talvez numa Piauí, num Diplô, mas não em jornal. Credo, minha cara, mais uma pra lista de barbaridades nossas contemporâneas...

    Responda
  6. Ricardo Pereira Ignacio

    Viva a democracia venezuelana !!!

    Responda
    1. Papagaio Chaves

      ... se informar faz bem, é uma atitude saudável.

  7. Marina Gutierrez

    Existem muitas tragédias humanitarias e pouco se fala a respeito, exemplo, a limpeza étnica do povo palestino sob ocupação do governo de Israel. Desde janeiro de 2023 até hoje mais de 60 palestinos foram baleados e mortos pelo exercito de Israel e mais de 500 estao feridos. Esse pessoal que percorre essa rota sabe de antemão que é perigosa.

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... a 'marcha dos escravos' é sempre assim, sempre fugindo de donos de escravos para caírem nas mãos de outros donos de escravos!!!...

    Responda
  9. Maria de Felipe Martinez

    Ninguém está ligando muito para eles. Nem para os somalis, yemenitas, sírios, rohyngas e outros. O problema não e superpopulação, mas guerra, miséria, violência sectária e violência governamental. O mesmo que leva a qualquer ser humano a fugir e tentar sobreviver.

    Responda
  10. Luis Nunez

    A superpopulação mundial cobrando o seu preço.

    Responda
  11. José Cardoso

    Talvez seja hora de uma reunificação da Colômbia e o Panamá, separados para permitir a construção do canal, durante o governo Roosevelt.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Jose Cardoso, o Panama era da Colombia, os USA fomentaram uma revolta, o Panamá passou a ser independentem, o canal foi construido e por 99 anos os USA foram donos do mesmo.

  12. LUIZ COSTA

    então ai o SR LULA vai se meter na guerra lá na EUROPA enquanto a nossa região tem sérios problemas

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Claro, temos que cobrar do Lula que resolva todos os problemas da América Latina, inclusive aqueles causados pela ação destrutiva do seu genocida golpista corrupto preferido!

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      E no Brasil, aquele dos yanomamis, né? Que coisa, não? O problema dos yanomamis ter-se agravado muito nos últimos 4 anos. Que foi que então presidente fez nesse sentido? Ah, já sei. Foi visitar o Putin.

  13. José Tarcísio Aguilar

    Difícil achar resposta para a pergunta que encerra a reportagem. Sombrio o prognóstico, num mundo cada vez mais embrutecido e desumano.

    Responda