Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tersio Gorrasi

    Que notícia inédita! Em momento algum de nossa história ninguém jamais pensou nisso. Merece uma premiação na academia de ciências

    Responda
  2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Emergência climática é um fato, simples lógica, quanto maior a temperatura média, maior evaporação, maior concentração de vapor d água na atmosfera, se precipita com maior volume. Eventos extremos mais frequentes, o acúmulo de CO2 na atmosfera desde o início da revolução industrial devido ao consumo de combustíveis fósseis e a devastação das florestas, que são reservatórios de carbono, para ocupação humana, o efeito estufa é a consequência, não adianta ser negacionista, a realidade não mudará.

    Responda
    1. José Cardoso

      'quanto maior a temperatura média, maior evaporação, maior concentração de vapor d água na atmosfera, se precipita com maior volume' Se precipita com maior volume quando a temperatura cai, mas como por hipótese ela está subindo, as quedas de temperatura também devem ser em média menores.

  3. José Cardoso

    O aumento médio da temperatura se correlaciona bem com um aumento da concentração de vapor d'água na atmosfera. Daí à conclusão de que o volume de chuvas aumentam e que serão mais frequentes e mais intensas, não é claro.

    Responda
  4. JOSE ANTONIO RIBEIRO PEREIRA

    A ocupação desordenada do solo é o principal fator que favorece estas tragédias. Eventos climáticos extremos, tais como secas, excesso de chuva, acontecem desde sempre.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Acontecem desde sempre, sim. Mas certamente pioraram nas últimas décadas. Muito difícil não perceber isso.

    2. RODRIGO SILVA

      Baseado em que mesmo você diz isso?