Elio Gaspari > Lembra do trem-bala? Ele voltou Voltar
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18 anos atrás a China não tinha um metro de trem bala, hoje tem mais da metade da metragem de trem bala do mundo, com a intervenção do estado. Se depender do gaspari e interesses que sempre bloqueiam o desenvolvimento, continuaremos um paÃs atrasado.
O lobby das empresas aéreas contra o trem bala é muito forte, sabemos que para defender os interesses do mercado, existem certos colunistas que aparecem prontamente, seja para defender os juros do Banco Central, o dono americanas, defender bancos, patrão dono da folha é banqueiro e agora para defender grandes empresas aéreas contra os interesses da população. Só vivemos sem trem bala por causa deste tipo de gente, muito atraso.
Como esperado, com Lula as esquisitices voltam. Voltou a Dilma, o Zé Dirceu, Crazy Hoffmann, Lindbergh, Mercadante...por que não o trem bala? Depois pode vir a transposição do rio Amazonas, que tal? O dinheiro sobra no Planalto. Pior é que o gado vermelho já começa a vibrar com a idéia.
Esta errada a afirmação do colunista de que "todos os trens-bala param no caminho". A maioria não para. Por exemplo, Madrid-Barcelona, distância pouco superior a Rio-São Paulo. Ou Paris-Londres.
Se parasse, ele ia dizer que era um absurdo parar, pois atrasaria o tráfego principal. Gaspari atende interesses dos patrões, só não sabe quem não quer.
Entre Rio e São Paulo é ótima idéia. Na ponte aérea há limitação de bagagens, é caro, burocracia de aeroporto..... Mas as ligações podem ser feitas por trens menos custosos e rápidos, até uma parada única, por exemplo, onde acessar o trem-bala. É óbvio.
É nisso que dá deixar essas estatais inúteis funcionarem. Lula, o ilusionista, agora vai convidar seu ex-parceiro nessa aventura, Sérgio Cabral, o honesto, a compor sua diretoria.
quem tiver curiosidade , pode pesquisar por "locomotivas esquecidas araraquara" e terá uma pequena ideia do que é o descalabro chamado Brasil; as privatizações de algumas linhas da CPTM estão sendo um desastre; e o que dizer do trem para o aeroporto de guarulhos que não chega ao aeroporto ?
O que não é possÃvel é um paÃs de porte continental ver seu desenvolvimento se arrastando por rodovias. É urgente retomar a restauração e ampliação da nossa malha ferroviária.
Ótimo. Porquê o Brasil não pode ter um trem de velocidade? É necessário para um paÃs continental. E temos tecnologia para isso, pois para ser grande, há que ser corajoso!
Pelo visto, do trem-bala só sobrou a bala. E ela continua sendo disparada por cartucho de alta repetição, chamado de Estatal. Portanto, sai pela culatra
Hummm... Quanto maiores são os projetos, maiores são as possibilidades de "malfeitos"... Todo cuidado é pouco !
Que artigo mas sem propósito. Um projeto nesse sentido não seria bom? Nós que conhecemos o trem bala, sabemos o quão útil ele é. Porque França, Espanha, Itália possuem e nós não podemos? Ainda mais numa região riquÃssima como o Vale do ParaÃba? Temos é que incentivar, mas, lógico, com um bom projeto.
A próxima será dos computadores nas escolas. Depois uma ode a Geisel
Investimento em infraestrutura deveria ser prioridade acima de pagamento de juros abusivos. Aguardamos o colunista escrever sobre os gasto$ anuais pagos com juro$ pelo Estado, e quantos trens bala poderiam ser construÃdos se esse dinheiro$ fosse usado para investimento em ferrovias, ao invés de serem usados para pagar agiotagem anual.
DMC concordo com vc que se deve gastar após receber, mas precisamos saber que muitos ficaram sem salários ou repasses para saúde e educação serão minguados. Cortar privilégios seria um bom começo.
Isso mesmo. Acho que o governo tem de parar de emitir tÃtulos, e gastar somente após a arrecadação.
Como diz o escriba da coluna tem maracutaia mais não discutindo desde já nem eu nem vc vai andar de trem veloz .Os chineses construiram a maior hideletrica do mundo em 4 anos ,da parceria a eles .
Com os números do articulista, os 143 funcionários da EPL teriam um salário médio um pouco acima de R$ 57mil. Um pouco de rigor por parte do "historiador" exigiria um comentário sobre esse fato.
Estamos em 2023 e o Brasil não tem malha ferroviária usual a 80 - 100 km por hora, que já seria maravilhoso. Pior, as linhas existentes praticamente não transportam pessoas. Se tivéssemos trens a 120 km por hora funcionando com boa malha, já seria espetacular. Mania de grandeza é doença ou interesses outros. É aquela máxima: prédio novo de escola não ensina melhor.
Sério? Quem sabe voltamos a produzir fuscas novamente, são muito mais baratos que trem bala. O tempo mudou, não é grandeza nenhum trem bala. É essencial, a China não tinha um metro de trem bala 18 anos atrás, hoje tem mais da metade da malha mundial em metros. É desconhecer completamente o desenvolvimento tecnológico e as necessidades de transporte, achar que deverÃamos colocar uma malha a 120km por hora entre Rio e São Paulo e não um trem bala. Para isto que serve Gaspari, desinformar.
Se você tivesse estudado em escola de chão batido duvido que estaria escrevendo aqui.
Com ironia o articulista demonstra desprezo à possibilidade ou viabilidade do trem bala. Faria ele parte do lobby favorável aos caóticos sistemas aeroviários e/ou transportes terrestres, sendo esses últimos ineficientes e caros, tanto para o bolso quanto para a natureza?Ou no longo exercÃcio de sua profissão sua veia de cinismo embotou a capacidade de análise com objetividade?
O trem de alta velocidade é uma necessidade. Quem já utilizou aprova.
Brilhante gaspari. Apontando outro jabuti
Errar uma vez éhumano
Temos muito a fazer e o trem bala poderia até esperar. Mas nos proximos 30 anos a dutra , concedida, continuará matando, inundando e com fluxo de avenida. Sem tunel na serra das araras, sem trevo bonsucesso, sem terceiras ou quartas faixas e sem ciclovias e sem passarelas para pedestres. Quem não quer o trem bala? A quem pode o cronista dar a impressão de servir?
Penso que ele não está a servir ninguém, está apenas falando que o DesperdÃcio de dinheiro público perpetrado com esse trem bala, daria para c construir quantos quilômetros de linhas férreas? Ou fazer saneamento básico para quantas cidades brasileiras? Cobre dos perdulários do erário.
O Elio Gaspari é daqueles que, se fosse dono de uma empresa, cortaria até o cafezinho dos funcionários para economizar centavos. E ainda insiste com denominações pejorativas, como "patuleia", "comissário" à maneira soviética e "Viúva", como se o Estado fosse incapaz de se autofinanciar.
O estado é incapaz de se autofinanciar.
bom , se a estimativa de orçamento são R$ 50 bi, de bilhões; então pode subir para mais de R$ 200 bi, de bilhões, mais os aditivos contratuais, chegaremos aos R$ 400 bi, de bilhões
Se o projeto for rentável, considerando uma fração de passageiros da ponte aérea e de usuários de transporte rodoviário que iria de trem, algum consórcio privado constrói. Se não houver interesse é que o risco de prejuÃzo é grande.
precisa ver bem se não é um caso de trem-bala perdido
Meu pai, quando governador, recebeu um personagem importante do setor de transportes que assegurou: "A Dilma está determinada a fazer o trem-bala". "Não vai fazer", meu pai respondeu. Mas ela está determinada a fazer ! Não vai fazer. O projeto é economicamente inviável, a passagem ficaria carÃssima, é para as empresas não compensa. Resultado, não fizeram.
Todo castigo é pouco para os eleitores de Lula e de Bolsonaro.
Votar no menos pior não resolve o problema. A consciência como fica?
Votei para lula porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente. Se tivesse sido só mau presidente como foi mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito. Votei para lula por minhas crianças da Fauna e da Flora e por ter aquilo que falta ao Ex e a ele, lula,. amor ao Brasil.
É isso aÃ,volta Collor. Kkkkkk
É isso aÃ,2026 vamos votar no Aécio. Rsrsrs,rsrs
Por que o Brasil não tem tem de alta velocidade, como existe nos paÃses da Europa, AsÃa e Russia? Alta velocidade, segurança, pontualidade, levam-me a sentir inveja destes paÃses avançados e vergonha de ser brasileiro. Digo, vergonha da nossa elite atrasada, reacionária, sem visão de futuro, narcisista, que parece cega p/ as tendências tecnológicas pró social. Nem carro elétrico a elite conhece? Parece que só petistas conhecem trens avançados?
Na Europa e na Ãsia o trem de alta velocidade foi aprovado. No futuro também teremos aqui.
Campinas é refém das empresas de ônibus. Transporte público em Campinas é um ótimo exemplo de como não fazer. O trem bala poderia ser o inÃcio de uma nova lógica, mas mais uma vez, isso será adiado. É uma pena.
não é só Campinas , não : praticamente todas as grandes cidades do estado de SP , são reféns de empresas de ônibus : Prata , Pássaro Marrom, Cometa , e tantas outras
O Dinheiro que a Dupla Lula e Dilma torrou: em Copa do Mundo, OlimpÃadas, paÃses estrangeiros, trem bala;Indenização e pensão para Ex jogadores de Futebol campeões das Copas de setenta, cinquenta e oito e sessenta e dois;propaganda autopromocional: daria para fazer saneamento básico em todo o Brasil.
Luiz: endosso. Nos últimos cem anos, o Brasil teve apenas oportunista na presidência.
Se juntar com o dinheiro que outros governos torraram em inutilidades dá para comprar a Lua.
Juntando o trem da Dilma com a bala do Dilmo, vulgo Bozo, tá aÃ: trem bala.
Adeg informa. Substituição de BovÃdeo: Saiu o do JaEra e entrou do Luizinho.
E algumas bovÃdeas continuam no mesmo lugar.
O Elio dorme, o Eremildo assume o notebook. E o id i o t a tem complexo de vira-latas.
Tem coisas mais importante para fazer do que trem bala. Seria mais importante construir umas 2 ou três refinarias de petróleo para tirar o paÃs da dependência de importar diesel Uma duas ou três siderúrgicas para exportar mais produtos industrializados e menos exportação de minérios. Umas duas ou três fabricas de chips para abastecer a indústria nacional. Procurar produzir de tudo o que o paÃs ainda não tem. Precisa produzir muito mais para criar empregos para tirar o povo da dependência
João. Não vou entrar no mérito se uma ferrovia com trens de alta velocidade seria ou não prioridade para o paÃs. Mas malha ferroviária robusta e ativa sim, deveria ser. Não conheço paÃs desenvolvido que não a tenha. Mas seu comentário sobre o que seria mais importante e colocar 2 ou 3 refinarias de petróleo como contraponto não faz sentido e é anacrônico. Engraçado pensar isso no século XXI enquanto nossas ferrovias vivem no século XIX.
Um trem a 350 cruzando a baixada fluminense? Só se eu fosse maluco.
Qual é mesmo a diferença entre cruzar a oitenta ou noventa e a 320 ou340? Com ambas as velocidades é mister que haja segurança para os moradores da região por onde passará o leito ferroviário. Em todos os paÃses em que há TAV é assim. Só nós, por sermos brasileiros, não podemos desfrutar da tecnologia, que, diga-se já é anciã?
A dinheirama que os governos petistas mandaram para paÃses africanos e da américa latina mais as dezenas de bilhões desviados dos cofres públicos daria para construir um trem de média velocidade ligando estados do Sul, Sudeste e nordeste. Agora eles estão cavando um jeito para desviar mais alguns bilhões.
E! Só houve "desperdÃcio de dinheiro público" nos governos do PT.
O Dinheiro que a Dupla Lula e dilma torrou em Copa do Mundo, OlimpÃadas, paÃses estrangeiros, trem bala, desperdÃcio de dinheiro público;Indenização e pensão para Ex jogadores de Futebol campeões das Copas de setenta, cinquenta e oito e sessenta e dois: daria para fazer saneamento básico em todo o Brasil.
E por falar em ferrovia, a Folha mostrou ontem que a centenária Estação Leopoldina na capital fluminense, de onde partiam trens de passageiros para Sp e Bh, está abandonada e várias composições históricas enferrujando. Total descaso com a nossa memória e história.
Excelente reportagem. Quais serão as providências do atual governo?
Ao invés de gastar balas com trem-bala, melhor o governo priorizar os trens e metrôs urbanos, ferrovias de carga e de áreas turÃsticas.
Presidente, gaste dinheiro dos contribuintes com a linha três do Metrô fluminense. É uma promessa que vem desde a época dos governos militares e até a Dilma, em campanha pela reeleição em um comÃcio em São Gonçalo, RJ, prometeu que iria fazer.
Uma grande vantagem das ferrovias é o menor dano ao ambiente. Mas ao que parece o risco ao cofre público do trem-bala é altÃssimo. Então é melhor o governo desistir desta ideia.
Acredito que tal como muitos da sua idade, o Presidente ouviu, acreditou e ainda acredita nesta ideia da década de sessenta e setenta, porque naquela época um dos sonhos dos governantes militares era o trem-bala São Paulo Rio.
O trem-bala significaria um Brasil, moderno, desenvolvido, algo em consonância com o “milagre econômico” brasileiro de uma época que previa linhas de metrô em Sp, Rio (três linhas) e rodovias federais semelhantes a transamazônica que atravessariam a floresta de sul a norte e leste a oeste.
Em tese o trem-bala é uma boa ideia, mas o inferno está cheio de boas ideias. Melhor gastar o dinheiro público com ferrovias para transporte público, de carga e de turismo.
Acredito que não tenha demanda ainda suficiente para um trem-bala entre Sp e rio ou qualquer outro local do paÃs.
A demanda não existe porque o trem de alta velocidade ainda não existe. Os setores de transportes aéreos e rodoviários agradecem.
Será mais um gasto à toa este trem-bala. Será literalmente uma bala perdida. Ou melhor, uma bala bilionária perdida.
O projeto do trem bala brasileiro tem uma vantagem sobre todos os outros do mundo: a velocidade na corrupção.
Uai, sêo Elio, se o bagúio é assim tão ruim e lôko, não sairá do papelório, não? A turma do zavião agradecerá, porque rio-sampa é filé de primeirÃssima. Mas que há motivos de sobra pra desconfiança, há mêmo. Ah, se o Eymael, um democrata cristão, houvesse sido eleito... Aliás, quem iria realizar a proeza era o Bozo e os Bozolóide, que são quem gosta de bala. Agora, refugiado, o mané perdeu a chance.
O problema é de dolo, de intenções, de boquinha, não de Estado ou de financiamento.
Sempre.
A malha de trens de alta velocidade da China cresceu de apenas uma linha de cerca de 350 km em 2003 para mais de 38.000 km em 2020, em um perÃodo de 20 anos.
É sinal que tem demanda e foi aprovado.
Sim. Na China, a corrupção conduz à pena de morte.
É que lá não tem tanta gente azarando os projetos governamentais, Boucinhas! O historiador mencionou no artigo que o investimento será privado e a torcida contra está dizendo que haverá boquinha, corrupção, menciona Dilma, o Papa, o Juó Bananere e os cambaus só pra mostrar que não concorda com o progresso. Bom mesmo é contruir mansão em área de risco e jogar empregados para as encostas corrediças.
Ser doze vezes menos poluidor que carros e aviões já define como prioridade humana o TAV. Na europa os governos constroem as linhas e concessionárias ficam com o lucro operacional. Aqui, deveria ser um consórcio composto por tais poluidoras, ou subsidiados pelas que não quiserem aderir mas continuarem lucrando como hoje.
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