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  1. Gilberto Rosa

    18 anos atrás a China não tinha um metro de trem bala, hoje tem mais da metade da metragem de trem bala do mundo, com a intervenção do estado. Se depender do gaspari e interesses que sempre bloqueiam o desenvolvimento, continuaremos um país atrasado.

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  2. Gilberto Rosa

    O lobby das empresas aéreas contra o trem bala é muito forte, sabemos que para defender os interesses do mercado, existem certos colunistas que aparecem prontamente, seja para defender os juros do Banco Central, o dono americanas, defender bancos, patrão dono da folha é banqueiro e agora para defender grandes empresas aéreas contra os interesses da população. Só vivemos sem trem bala por causa deste tipo de gente, muito atraso.

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  3. Ivo Ferreira

    Como esperado, com Lula as esquisitices voltam. Voltou a Dilma, o Zé Dirceu, Crazy Hoffmann, Lindbergh, Mercadante...por que não o trem bala? Depois pode vir a transposição do rio Amazonas, que tal? O dinheiro sobra no Planalto. Pior é que o gado vermelho já começa a vibrar com a idéia.

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  4. Cassio Casagrande

    Esta errada a afirmação do colunista de que "todos os trens-bala param no caminho". A maioria não para. Por exemplo, Madrid-Barcelona, distância pouco superior a Rio-São Paulo. Ou Paris-Londres.

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    1. Gilberto Rosa

      Se parasse, ele ia dizer que era um absurdo parar, pois atrasaria o tráfego principal. Gaspari atende interesses dos patrões, só não sabe quem não quer.

  5. Amaury Kuklinski

    Entre Rio e São Paulo é ótima idéia. Na ponte aérea há limitação de bagagens, é caro, burocracia de aeroporto..... Mas as ligações podem ser feitas por trens menos custosos e rápidos, até uma parada única, por exemplo, onde acessar o trem-bala. É óbvio.

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  6. Roberto Rangel

    É nisso que dá deixar essas estatais inúteis funcionarem. Lula, o ilusionista, agora vai convidar seu ex-parceiro nessa aventura, Sérgio Cabral, o honesto, a compor sua diretoria.

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  7. Jose Silva

    quem tiver curiosidade , pode pesquisar por "locomotivas esquecidas araraquara" e terá uma pequena ideia do que é o descalabro chamado Brasil; as privatizações de algumas linhas da CPTM estão sendo um desastre; e o que dizer do trem para o aeroporto de guarulhos que não chega ao aeroporto ?

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  8. Nivaldo Vasconcelos

    O que não é possível é um país de porte continental ver seu desenvolvimento se arrastando por rodovias. É urgente retomar a restauração e ampliação da nossa malha ferroviária.

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  9. Luiz Eduardo Cantarelli

    Ótimo. Porquê o Brasil não pode ter um trem de velocidade? É necessário para um país continental. E temos tecnologia para isso, pois para ser grande, há que ser corajoso!

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  10. Adauto Lima

    Pelo visto, do trem-bala só sobrou a bala. E ela continua sendo disparada por cartucho de alta repetição, chamado de Estatal. Portanto, sai pela culatra

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  11. Fábio Nogueira

    Hummm... Quanto maiores são os projetos, maiores são as possibilidades de "malfeitos"... Todo cuidado é pouco !

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  12. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Que artigo mas sem propósito. Um projeto nesse sentido não seria bom? Nós que conhecemos o trem bala, sabemos o quão útil ele é. Porque França, Espanha, Itália possuem e nós não podemos? Ainda mais numa região riquíssima como o Vale do Paraíba? Temos é que incentivar, mas, lógico, com um bom projeto.

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  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A próxima será dos computadores nas escolas. Depois uma ode a Geisel

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  14. Antonio Catigero Oliveira

    Investimento em infraestrutura deveria ser prioridade acima de pagamento de juros abusivos. Aguardamos o colunista escrever sobre os gasto$ anuais pagos com juro$ pelo Estado, e quantos trens bala poderiam ser construídos se esse dinheiro$ fosse usado para investimento em ferrovias, ao invés de serem usados para pagar agiotagem anual.

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    1. Armindo Kolbe

      DMC concordo com vc que se deve gastar após receber, mas precisamos saber que muitos ficaram sem salários ou repasses para saúde e educação serão minguados. Cortar privilégios seria um bom começo.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Isso mesmo. Acho que o governo tem de parar de emitir títulos, e gastar somente após a arrecadação.

  15. jose pessoa da silva

    Como diz o escriba da coluna tem maracutaia mais não discutindo desde já nem eu nem vc vai andar de trem veloz .Os chineses construiram a maior hideletrica do mundo em 4 anos ,da parceria a eles .

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  16. Luiz Alberto Franco

    Com os números do articulista, os 143 funcionários da EPL teriam um salário médio um pouco acima de R$ 57mil. Um pouco de rigor por parte do "historiador" exigiria um comentário sobre esse fato.

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  17. João Aris Kouyoumdjian

    Estamos em 2023 e o Brasil não tem malha ferroviária usual a 80 - 100 km por hora, que já seria maravilhoso. Pior, as linhas existentes praticamente não transportam pessoas. Se tivéssemos trens a 120 km por hora funcionando com boa malha, já seria espetacular. Mania de grandeza é doença ou interesses outros. É aquela máxima: prédio novo de escola não ensina melhor.

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    1. Gilberto Rosa

      Sério? Quem sabe voltamos a produzir fuscas novamente, são muito mais baratos que trem bala. O tempo mudou, não é grandeza nenhum trem bala. É essencial, a China não tinha um metro de trem bala 18 anos atrás, hoje tem mais da metade da malha mundial em metros. É desconhecer completamente o desenvolvimento tecnológico e as necessidades de transporte, achar que deveríamos colocar uma malha a 120km por hora entre Rio e São Paulo e não um trem bala. Para isto que serve Gaspari, desinformar.

    2. Marcelo Ribeiro

      Se você tivesse estudado em escola de chão batido duvido que estaria escrevendo aqui.

  18. Jaime Alem

    Com ironia o articulista demonstra desprezo à possibilidade ou viabilidade do trem bala. Faria ele parte do lobby favorável aos caóticos sistemas aeroviários e/ou transportes terrestres, sendo esses últimos ineficientes e caros, tanto para o bolso quanto para a natureza?Ou no longo exercício de sua profissão sua veia de cinismo embotou a capacidade de análise com objetividade?

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    1. Galdino Formiga

      O trem de alta velocidade é uma necessidade. Quem já utilizou aprova.

  19. Florentino Fernandes Junior

    Brilhante gaspari. Apontando outro jabuti

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  20. Florentino Fernandes Junior

    Errar uma vez éhumano

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  21. adel eddine

    Temos muito a fazer e o trem bala poderia até esperar. Mas nos proximos 30 anos a dutra , concedida, continuará matando, inundando e com fluxo de avenida. Sem tunel na serra das araras, sem trevo bonsucesso, sem terceiras ou quartas faixas e sem ciclovias e sem passarelas para pedestres. Quem não quer o trem bala? A quem pode o cronista dar a impressão de servir?

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    1. Neli de Faria

      Penso que ele não está a servir ninguém, está apenas falando que o Desperdício de dinheiro público perpetrado com esse trem bala, daria para c construir quantos quilômetros de linhas férreas? Ou fazer saneamento básico para quantas cidades brasileiras? Cobre dos perdulários do erário.

  22. David Roberto Medeiros

    O Elio Gaspari é daqueles que, se fosse dono de uma empresa, cortaria até o cafezinho dos funcionários para economizar centavos. E ainda insiste com denominações pejorativas, como "patuleia", "comissário" à maneira soviética e "Viúva", como se o Estado fosse incapaz de se autofinanciar.

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    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O estado é incapaz de se autofinanciar.

  23. Jose Silva

    bom , se a estimativa de orçamento são R$ 50 bi, de bilhões; então pode subir para mais de R$ 200 bi, de bilhões, mais os aditivos contratuais, chegaremos aos R$ 400 bi, de bilhões

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  24. José Cardoso

    Se o projeto for rentável, considerando uma fração de passageiros da ponte aérea e de usuários de transporte rodoviário que iria de trem, algum consórcio privado constrói. Se não houver interesse é que o risco de prejuízo é grande.

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  25. Jose Silva

    precisa ver bem se não é um caso de trem-bala perdido

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  26. Claudio Goldman

    Meu pai, quando governador, recebeu um personagem importante do setor de transportes que assegurou: "A Dilma está determinada a fazer o trem-bala". "Não vai fazer", meu pai respondeu. Mas ela está determinada a fazer ! Não vai fazer. O projeto é economicamente inviável, a passagem ficaria caríssima, é para as empresas não compensa. Resultado, não fizeram.

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  27. marcos machado

    Todo castigo é pouco para os eleitores de Lula e de Bolsonaro.

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    1. Galdino Formiga

      Votar no menos pior não resolve o problema. A consciência como fica?

    2. Neli de Faria

      Votei para lula porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente. Se tivesse sido só mau presidente como foi mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito. Votei para lula por minhas crianças da Fauna e da Flora e por ter aquilo que falta ao Ex e a ele, lula,. amor ao Brasil.

    3. Alberto Henrique

      É isso aí,volta Collor. Kkkkkk

    4. Alberto Henrique

      É isso aí,2026 vamos votar no Aécio. Rsrsrs,rsrs

  28. RAYMUNDO DE LIMA

    Por que o Brasil não tem tem de alta velocidade, como existe nos países da Europa, Asía e Russia? Alta velocidade, segurança, pontualidade, levam-me a sentir inveja destes países avançados e vergonha de ser brasileiro. Digo, vergonha da nossa elite atrasada, reacionária, sem visão de futuro, narcisista, que parece cega p/ as tendências tecnológicas pró social. Nem carro elétrico a elite conhece? Parece que só petistas conhecem trens avançados?

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    1. Galdino Formiga

      Na Europa e na Ásia o trem de alta velocidade foi aprovado. No futuro também teremos aqui.

  29. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Campinas é refém das empresas de ônibus. Transporte público em Campinas é um ótimo exemplo de como não fazer. O trem bala poderia ser o início de uma nova lógica, mas mais uma vez, isso será adiado. É uma pena.

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    1. Jose Silva

      não é só Campinas , não : praticamente todas as grandes cidades do estado de SP , são reféns de empresas de ônibus : Prata , Pássaro Marrom, Cometa , e tantas outras

  30. Neli de Faria

    O Dinheiro que a Dupla Lula e Dilma torrou: em Copa do Mundo, Olimpíadas, países estrangeiros, trem bala;Indenização e pensão para Ex jogadores de Futebol campeões das Copas de setenta, cinquenta e oito e sessenta e dois;propaganda autopromocional: daria para fazer saneamento básico em todo o Brasil.

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    1. Neli de Faria

      Luiz: endosso. Nos últimos cem anos, o Brasil teve apenas oportunista na presidência.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Se juntar com o dinheiro que outros governos torraram em inutilidades dá para comprar a Lua.

  31. Luiz Antônio I

    Juntando o trem da Dilma com a bala do Dilmo, vulgo Bozo, tá aí: trem bala.

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  32. Neli de Faria

    Adeg informa. Substituição de Bovídeo: Saiu o do JaEra e entrou do Luizinho.

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    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E algumas bovídeas continuam no mesmo lugar.

  33. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    O Elio dorme, o Eremildo assume o notebook. E o id i o t a tem complexo de vira-latas.

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  34. João Leite Leite

    Tem coisas mais importante para fazer do que trem bala. Seria mais importante construir umas 2 ou três refinarias de petróleo para tirar o país da dependência de importar diesel Uma duas ou três siderúrgicas para exportar mais produtos industrializados e menos exportação de minérios. Umas duas ou três fabricas de chips para abastecer a indústria nacional. Procurar produzir de tudo o que o país ainda não tem. Precisa produzir muito mais para criar empregos para tirar o povo da dependência

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    1. Jorge Guimarães

      João. Não vou entrar no mérito se uma ferrovia com trens de alta velocidade seria ou não prioridade para o país. Mas malha ferroviária robusta e ativa sim, deveria ser. Não conheço país desenvolvido que não a tenha. Mas seu comentário sobre o que seria mais importante e colocar 2 ou 3 refinarias de petróleo como contraponto não faz sentido e é anacrônico. Engraçado pensar isso no século XXI enquanto nossas ferrovias vivem no século XIX.

  35. Ernesto Dias Junior

    Um trem a 350 cruzando a baixada fluminense? Só se eu fosse maluco.

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    1. Antonio Carlos Orselli

      Qual é mesmo a diferença entre cruzar a oitenta ou noventa e a 320 ou340? Com ambas as velocidades é mister que haja segurança para os moradores da região por onde passará o leito ferroviário. Em todos os países em que há TAV é assim. Só nós, por sermos brasileiros, não podemos desfrutar da tecnologia, que, diga-se já é anciã?

  36. João Leite Leite

    A dinheirama que os governos petistas mandaram para países africanos e da américa latina mais as dezenas de bilhões desviados dos cofres públicos daria para construir um trem de média velocidade ligando estados do Sul, Sudeste e nordeste. Agora eles estão cavando um jeito para desviar mais alguns bilhões.

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    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E! Só houve "desperdício de dinheiro público" nos governos do PT.

    2. Neli de Faria

      O Dinheiro que a Dupla Lula e dilma torrou em Copa do Mundo, Olimpíadas, países estrangeiros, trem bala, desperdício de dinheiro público;Indenização e pensão para Ex jogadores de Futebol campeões das Copas de setenta, cinquenta e oito e sessenta e dois: daria para fazer saneamento básico em todo o Brasil.

  37. Marcos Antônio

    E por falar em ferrovia, a Folha mostrou ontem que a centenária Estação Leopoldina na capital fluminense, de onde partiam trens de passageiros para Sp e Bh, está abandonada e várias composições históricas enferrujando. Total descaso com a nossa memória e história.

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    1. Galdino Formiga

      Excelente reportagem. Quais serão as providências do atual governo?

  38. Marcos Antônio

    Ao invés de gastar balas com trem-bala, melhor o governo priorizar os trens e metrôs urbanos, ferrovias de carga e de áreas turísticas.

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  39. Marcos Antônio

    Presidente, gaste dinheiro dos contribuintes com a linha três do Metrô fluminense. É uma promessa que vem desde a época dos governos militares e até a Dilma, em campanha pela reeleição em um comício em São Gonçalo, RJ, prometeu que iria fazer.

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  40. Marcos Antônio

    Uma grande vantagem das ferrovias é o menor dano ao ambiente. Mas ao que parece o risco ao cofre público do trem-bala é altíssimo. Então é melhor o governo desistir desta ideia.

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  41. Marcos Antônio

    Acredito que tal como muitos da sua idade, o Presidente ouviu, acreditou e ainda acredita nesta ideia da década de sessenta e setenta, porque naquela época um dos sonhos dos governantes militares era o trem-bala São Paulo Rio.

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  42. Marcos Antônio

    O trem-bala significaria um Brasil, moderno, desenvolvido, algo em consonância com o “milagre econômico” brasileiro de uma época que previa linhas de metrô em Sp, Rio (três linhas) e rodovias federais semelhantes a transamazônica que atravessariam a floresta de sul a norte e leste a oeste.

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  43. Marcos Antônio

    Em tese o trem-bala é uma boa ideia, mas o inferno está cheio de boas ideias. Melhor gastar o dinheiro público com ferrovias para transporte público, de carga e de turismo.

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  44. Marcos Antônio

    Acredito que não tenha demanda ainda suficiente para um trem-bala entre Sp e rio ou qualquer outro local do país.

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    1. Galdino Formiga

      A demanda não existe porque o trem de alta velocidade ainda não existe. Os setores de transportes aéreos e rodoviários agradecem.

  45. Marcos Antônio

    Será mais um gasto à toa este trem-bala. Será literalmente uma bala perdida. Ou melhor, uma bala bilionária perdida.

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  46. NACIB HETTI

    O projeto do trem bala brasileiro tem uma vantagem sobre todos os outros do mundo: a velocidade na corrupção.

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  47. Marcos Benassi

    Uai, sêo Elio, se o bagúio é assim tão ruim e lôko, não sairá do papelório, não? A turma do zavião agradecerá, porque rio-sampa é filé de primeiríssima. Mas que há motivos de sobra pra desconfiança, há mêmo. Ah, se o Eymael, um democrata cristão, houvesse sido eleito... Aliás, quem iria realizar a proeza era o Bozo e os Bozolóide, que são quem gosta de bala. Agora, refugiado, o mané perdeu a chance.

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  48. Dalmo de Souza Amorim Junior

    O problema é de dolo, de intenções, de boquinha, não de Estado ou de financiamento.

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    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sempre.

  49. Luis Carlos Boucinhas

    A malha de trens de alta velocidade da China cresceu de apenas uma linha de cerca de 350 km em 2003 para mais de 38.000 km em 2020, em um período de 20 anos.

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    1. Galdino Formiga

      É sinal que tem demanda e foi aprovado.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim. Na China, a corrupção conduz à pena de morte.

    3. Antonio Carlos Orselli

      É que lá não tem tanta gente azarando os projetos governamentais, Boucinhas! O historiador mencionou no artigo que o investimento será privado e a torcida contra está dizendo que haverá boquinha, corrupção, menciona Dilma, o Papa, o Juó Bananere e os cambaus só pra mostrar que não concorda com o progresso. Bom mesmo é contruir mansão em área de risco e jogar empregados para as encostas corrediças.

  50. Aderval Rossetto

    Ser doze vezes menos poluidor que carros e aviões já define como prioridade humana o TAV. Na europa os governos constroem as linhas e concessionárias ficam com o lucro operacional. Aqui, deveria ser um consórcio composto por tais poluidoras, ou subsidiados pelas que não quiserem aderir mas continuarem lucrando como hoje.

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