Giovana Madalosso > As pernas peludas da mudança climática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só lembrando que chuvas torrenciais na serra do mar ocorrem há milênios. Embora o aquecimento global piore as coisas, mesmo sem ele, deslizamentos destruindo casas em locais de risco ocorreriam da mesma forma. Nesse caso o foco é planejamento urbano, o aquecimento global cheira a diversionismo.
José Cardoso, não era natural, nem recorrente, a entrada de grandes massas úmidas pela ilha do Marajó, descendo para sul costeando a Serra do Mar. Esse fenômeno é novo e é o que tem causado grandes tragédias nos últimos anos da Bahia a São Paulo. Aqui em BrasÃlia existia o dito popular "Se vem de Sobradinho a chuva é enganação". Sobradinho, cidade satélite do DF, fica ao norte de BrasÃlia. Hoje em dia não faz mais sentido. É mudança de poucas décadas (BrasÃlia tem 62 anos), não milênios.
pernas peludas da Galisteu? nem sabia deste fato. existe uma confiança cega de que a ciência resolverá os problemas decorrentes do desiquilÃbrio ambiental, e a pressão dos meios de produção alimentar, etc. e etc. que não se importam com nada. mesmo que haja sinais interessantes como o aumento expressivo do reflorestamento no mundo. vivemos um problema ambiental que as vezes acho acontece desde o dia que inventaram a porta. que passou a criar dois mundos. o dos humanos, os do não humanos.
Falar de pernas cabeludas tem como maior consequência decidir-se ou não pela depilação e depois ir dormir "tranquilo". Já sobre mudanças climáticas, que literalmente enfiam o pé na porta na calada da noite, envolve questões "desconfortáveis" como: o que acontece com o lixo que produzo? Quanto custa ao meio ambiente a energia necessária para o ar condicionado do shopping? Quanto combustÃvel poluente e não renovável é necessário para a comida chegar até o mercado? É insônia na certa...
Uau!!! Passo por isso. As pessoas "aceitam" minha escolha de não comer animais, desde que fique na esfera apenas de uma decisão individual e particular e daquela pessoa que precisa de um cardápio "diferente". Ninguém quer se comprometer com a pauta, que é incômoda, mas necessária.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Giovana Madalosso > As pernas peludas da mudança climática Voltar
Comente este texto