Ilustrada > Livros de '007' serão editados para excluir trechos considerados racistas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Júlio Pedrosa

    Lembrei-me agora de que, antes de Machado de Assis, com certeza o próximo da lista será Herman Melville, em cujo "magnum opus" o célebre Felipe Neto, leitor sensibilíssimo, disse ter lido coisas assombrosas que o deixaram estarrecido. Ele com certeza será o anotador da nova edição.

    Responda
  2. David mazzuca

    Acredito que devamos editar também o livro de Castro Alves, O navio Negreiro.

    Responda
  3. ronaldo santos cardeal

    Se a moda pega, os novos censores vão ter muito trabalho, pois é óbvio que o "espírito da época" de muitos escritores mais antigos destoa razoavelmente do nosso atual, sendo muito comum deixar transparecer em sua obra vez ou outra algum vestígio sobre o modo de pensar daquele momento. Querer reescrever isto é tolice.

    Responda
  4. Ernesto Dias Junior

    Ainnn, eu sou um leitor de sensibilidade. Exijo a mutilação da estória do Lobo Mau. Etarismo puro!

    Responda
  5. ronaldo santos cardeal

    Isto de alterar trechos de obras antigas por se entender que atualmente seriam "impoliticamente" corretas ou porque funcionariam como "gatilho" para pessoas sensíveis é um passo perigoso e não tem outro nome melhor para descrever do que a palavra censura. Imagino que amanhã, por exemplo, irão querer dar uma nova paginada na Bíblia por conter diversos trechos considerados hoje como patriarcais demais.

    Responda
  6. ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES

    Não gosto disso, porque está alterando uma obra escrita há 60 anos. O melhor seria manter o texto e colocar notas de rodapé, fazendo as observações necessárias. Na verdade, os livros de JAMES BOND decepcionam qualquer leitor que seja fã dos seus filmes, como é meu caso. Li a maioria (08), e posso afirmar com absoluta certeza, que os filmes são bem melhores. 007 CONTRA MOSCOU, 007 CHATAGEM ATÔMICA e 007 A SERVIÇO DE SUA MAJESTADE, são os mais aceitáveis, principalmente este último.

    Responda
  7. Júlio Pedrosa

    Será que Machado de Assis será o próximo? Essa discussão sobre Dahl e agora Fleming me traz à memória aquele trecho cheio de capacitismo do capítulo XXXIII de "Memórias Póstumas de Brás Cubas": "O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita?" Nem o cultuado Bruxo de Cosme Velho escapou disso. Ninguém é perfeito...

    Responda
    1. RAPHAEL DE MELLO

      de certo, vão substituir esse trecho por uma receita de coxa na grelha...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.