Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Os evangélicos estão na idade média. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Pelo visto, interesses políticos e dominadores estão bem acima destes seguidores fieis que usam a Bíblia como instrumento para ficarem cada vez com os bolsos mais cheios e onde o social seria apenas mais um detalhe . Não pensam no Brasil como nação.

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    pra superar os possessos e enganadores de fieis que estão na fila, só mesmo o próprio belzebu.

    Responda
  4. Nilton Silva

    Penso que uma denominação religiosa cujo líder é um pastor e os fiéis aceitam ser tratados como ovelhas só pode escolher Bolsonaro como presidente.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Excelente texto, caro Juliano, particularmente a diferenciação pragmática entre os dois grandes grupos "protestantes". Em relação ao comportamento do Bozo e o apoio político recebido do pessoal, tenho problemas com os itens 3e4: igreja nenhuma tem que ficar acompanhando viagem oficial, ficar sendo recebida com prioridade diferenciada de qualquer sindicato, receber favores econômicos, fiscais ou de qualquer ordem. Essa mistureba só serve a fins contra-republicanos, pppiicaretagem e quejandos.

    Responda
  6. Fatima Marinho

    O candidato será um cidadão do bem, atirador e membro de um CAC.

    Responda
  7. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Candidatos a candidatos não faltam.

    Responda
  8. Ricardo Montero Alvarez

    Mandam embora o Janio e esta coluna sobrevive. Barrabás...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uma coisa é uma coisa - bárbara, por "contenção de despesas" - outra coisa é outra coisa: a visão insider e crítica (pode-se discutir o quão crítica) é das mais interessantes, Ricardo, prezado. E cada vez mais relevante, em nosso novo contexto evangelizado.

  9. Taniara Aguiar de Souza

    Estão preparando a Micheque, que já possui alguns atributos para agradar às duas correntes citadas pelo autor do artigo: Fala em linguas estranhas e dá chiliques; e é de aparência bonitinha, mas ordynhárya.

    Responda
  10. Joao Vianey Nogueira Martins

    O Sataná$

    Responda
  11. Jose Roberto X de Oliveira

    Para que o Brasil tenha paz, invista em Educação, Ciência e Tecnologia e temha liberdade religiosa melhor eleger uma pessoa que seja ateu sem vassalagem a religiosos que cobram caro a fatura de apoio.

    Responda
  12. SAMUEL PACHECO

    "A igreja histórica é erudita e cerebral". Além de inverídico, por que erudito é saber que essas religiões são sínteses da Torá e mitos Mesopotâmicos, com o Novo Testamento compilado e reeditado no século 3, e mais convenientemente editados na Reforma, também parece bastante um auto elogio.

    Responda
  13. Luiz Eduardo Cantarelli

    Dentre eles, uma parcela consciente salvou o Brasil de uma tragédia. Como o Brasil não virou comunista e nem derrubou Igrejas, cabe agora ao Governo Lula usar as artimanhas devidas é trazer de volta á razão, grande parte desse bom povo. Nossos irmãos.

    Responda
  14. wagner ferreira oliveira

    Política e religião não deveriam se misturar. Simples assim. Cada um no seu churrasco i

    Responda
  15. Reivan Franca

    Sou evangélico e tenho orgulho de dizer que faço parte dos 30% que não votaram e jamais votariam em Bolsonaro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Benza'Deus!

  16. Dartagnan Santos

    Um país civilizado não teria candidato de uma ou outra religião. Mas... de uma terra que um dia elegeu Bolsonaro, não se pode falar em civilização de pelo menos 1/4 de seus habitantes.

    Responda
  17. alessandro pasolini

    Assunto vasto e denso.

    Responda
  18. Luiz Candido Borges

    Após alguns poucos artigos sobre os evangélicos "do bem", o Spyer volta ao que interessa, o "pudê", talvez por falta de material para continuar a série. A claudicante explicação sobre as vertentes principais expõe a união da má-fé com a ignorância. É incrível como após quatro anos de desfeitos e malfeitos do Bozo os evangélicos continuam na mesma posição. Na verdade, não é incrível, é lógico: eles são só isso mesmo. E o Spyer também... Como a FSP mantém figura tão nociva?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Prezado Luiz, essa eu não entendi: onde você enxerga aqui algum tipo de ação laudatória do evangelicalismo ou do Bozo? A comparação entre os grandes grupos não é claudicante, é pragmática: faltam-lhe elementos filosóficos, doutrinários, que mereceriam por si um artigo. O artigo dá elementos pra discussão do tema, uai, que é e será, casa vez mais, candente...

  19. RAUL MASCARENHAS

    Acho q é coerente esperar a nova indicação de satanás, o ardiloso.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bakunin afirma que satanás é o primeiro anarquista, já que é o primeiro a revoltar=se contra o poder. Tendo o homem criado uma supergigapoderoso, sentiu necessidade de um contrapoder.

  20. Vinicius Rodrigues

    Representará os evangélicos o candidato radical mais a direita que tiver. Na Impossibilidade de Bolsonaro, colocam outro igual. Quem será? Não dá pra saber ainda

    Responda
  21. Marcos Barbosa

    A Folha dá um espaço precioso para um evangélico, e após carnaval, diversos ataques e injurias religiosas cometidos pelas redes sociais, por evangélicos, a pessoas que representavam a história das religiões de matriz africana, injuriaram Sabrina Sato, por sua fantasia de São Jorge/Ogun, sem falar na alegoria de um ser chifrudo, e ai o pesquisador Juliano Spyer quem saber quem será o candidato a pastor, digo presidente, ao invés de falar dos crimes de intolerância religiosa.

    Responda
  22. Luiz Paulo Barreto

    "Patinho feio" do ouro de tolo com sede de poder e riqueza.

    Responda