Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Se o prefeito quisesse, o loteamento seria feito mesmo sem financiamento da CEF. A menos que os moradores conseguissem apoio na câmara de vereadores para impedir o projeto. E as casas que desabaram? Se tinham habite-se e pagavam IPTU a prefeitura é responsável.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Infelizmente a parte da nossa sociedade vive e pratica o mesmo cenário das personagens do famoso livro de Gilberto Freyre, "Casa Grande & Senzala ", querem seus empregados das casas luxuosas no litoral bem longe , pois, não sabem viver e partilhar com a visão de vida que consideram acima dos demais . Esta é a triste realidade , onde já ouvi o seguinte comentário de um proprietário de um famoso condomínio litorâneo : "Quem não tem condições de morar aqui , que vá morar atrás dos morros."

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    Wajngarten e Sales merecem cana, tudo que fizeram precisa ser passado a limpo.

    Responda
  4. filipe moura lima

    “A burguesia fede”, já dizia o poeta Cazuza.

    Responda
  5. Ladislau Leite de Oliveira

    Isso é um modus operandi não só em São Sebastião mas em todas as cidades praianas e vamos ser honestos, em todos os governos. Uns mais, outros menos, mas em todos.

    Responda
  6. João Teixeira de Lima

    Dói muito Cristina. Essa dor foi fora dos limites com essa turma que estava no poder. Agora vemos uma luz no fundo do túnel novamente. Mas nós pobres temos muita luta pela frente. A vitória de Lula foi apenas o primeiro passo para essa luz continuar acesa. Queria aproveitar para lhe fazer uma sugestão: recentemente o STF aprovou um artigo do CPC, que permite queos inadimplentes percam suas CNH, caso não consigam pagar as dívidas. Só lembrando, somos cerca de 70 milhões de inadimplentes. É justo?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Parte dos quais, caro João, precisam da carteira de habilitação para trabalhar e pagar suas dívidas. Como se já não bastasse a condição de precariado, é -lhes retirado o instrumento de trabalho.

  7. Carla Oliveira

    Quando a gente pensa que já viu tudo, aparece um vídeo para mostrar a desumanidade desses caras.

    Responda
  8. José Bernardo

    O horror e a des graça dessa mentalidade que Cristina descreve tão bem continuarão aí, mas, espera-se, não mais como (des)governo, como nos últimos quatro anos... Vale a leitura, como complementar a este, do artigo de Vera Iaconelli na edição de hoje.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Cristina, querida, já que você falou todo o essencial, eu olho pro acessório: Que zorra é essa de "endereçar" a questão? Além da péssima ética, de uma desfaçatez pouquíssimo republicana, da incúria e do egoísmo, esse nojentinho ainda Sode com a língua portuguesa? Corporativês devia ser alvo de sanção, especialmente se proferido por funcionário público. Bem, o vaingarten tinha função pÚbica, talvez não fosse "endereçado" pela sanção...

    Responda
  10. Alexandre Pereira

    Toda tragédia é um protesto tardio. Resta saber quando seremos proativos, ao invés de meramente encaixar o discurso político.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, nesse caso, é nóis.

    2. Alexandre Pereira

      Meu amigo, cobrar até quando estiver por lá veraneando. Político tem que ser demandado em tempo integral, ou não se movimenta, para dizer o mínimo. A indignação com esse horror é mais que justificada, mas serve para nada se for guardada até a próxima tragédia.

    3. Marcos Benassi

      Bem, prezado, sem a crítica (também política), como agir antecipadamente?

  11. Manoel Cardoso

    Sucessão de desgovernos insensíveis e incompententes, corruptos, dinheiro mal aplicado e o resultado foram décadas perdidas, com aumento da pobreza e concentração de riqueza. Os últimos 4 anos foi um horror sobre todos os sentidos, e o renascimento do fascismo.

    Responda
  12. Maria Lopes

    A mais curta e mais objetiva descrição do que acontece lá - e no resto do país. Também a crônica do Antônio Prata.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E a Ângela Alonso de ontem, cara Maria: Juta tristeza ..

  13. Cleomar Ribeiro

    ... ao Apartheid Social à beira mar em SP está constante ressonância com o Apartheid Social na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro!... de um lado os "Donos de Escravos' e do outro as ' Formiguinhas da Terra'!!!...

    Responda
  14. RICARDO BATISTA

    Será que na hora de fazer o abaixo-assinado, alguém também usou o argumento de que a contrução iria trazer "gente diferenciada"?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      As gentes diferenciadas, caríssimo, vêm de metrô. Ali, era sub-gente mêmo, lúmpen.

  15. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Parabéns cara Cristina,mais um excelente texto sobre nossa realidade socioeconômica, por essas e outras nossa jovem democracia sempre estará correndo sérios risco.

    Responda