Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Estevão Rodrigo Alves Pires

    Ou não assistiram "Matrix" ou não entenderam nada do filme.

    Responda
  2. raul neto

    A geração jovem atual é fascista, racista, misógina, discriminatória, egoista e infeliz. Daí saem bolsonaros, trumps, etc....

    Responda
  3. HEIDI C M F DE OLIVEIRA

    Maria Homem, corre aqui! Socorro!

    Responda
  4. Digo Mendes

    É uma reação; resvalou-se superficialmente sobre a causa na matéria. O extremismo dominante atualmente aceito e propagado com naturalidade, que coloca os tais brancos-héteros-cis e a masculinidade como a raiz de todo o mal, é o que está criando isso. O mote deve voltar a ser a igualdade; a histeria “social justice warriors” e “woke” vai dar ruim.

    Responda
  5. Renato Polli

    Small di** energy

    Responda
  6. Alberto Fernandes de Farias Neto

    Me cheira a fascismo. Muito perigoso.

    Responda
  7. Ana Paula Amaral

    Qualquer comportamento misógino deve ser combatido, visto que incentiva o ódio. Assim como a misandria que também contamina o movimento feminista.

    Responda
  8. Amarildo Caetano

    Bando de de homens que precisam de tratamento psiquiátrico .Freud explica .

    Responda
  9. Mario Luiz Frungillo

    "O mínimo que você precisa saber para não ser feito de otário": comece não gastando dinheiro com o livro do Sr. Rafael Aires. E só pra lembrar: no Brasil o sigma era o emblema dos integralistas de Plínio Salgado. Algo assim como a suástica deles.

    Responda
  10. Fernando Rocha

    A parte mais tosca é os sigmas se declararem como pessoas que não ligam para o que os outros acham. Mas, no fundo, ligam demais! Muito mais do que as pessoas em geral. Tadinhos.

    Responda
  11. Marcos A T Garcia

    Bom, como dizia minha bisavo: todo p-nico tem sua tampa.

    Responda
  12. WAGNER SANTOS

    Muito interessante. Hoje em dia dá-se nome aos bois ou aos “boys”, e também ao clubinho deles. Gostei de saber que tem um pessoal da USP estudando isso também, dá um peso pra este assunto e ajuda não passar incólume.

    Responda
  13. Luana de França

    Sou gorda, negra e já passei umas desilusões...nem por isso passei a odiar homens. Basta separar o joio do trigo. E principalmente, parar de mimimi!

    Responda
  14. Gustavo Oliveira

    A matéria apresenta muito bem esse tal movimento "manosfera", "homens sigma", "red pills" e afins, que eu nunca tinha ouvido falar. Nesse sentido, a matéria é boa e instrutiva. Infelizmente, todo esse movimento é uma grande merd*, e é realmente triste saber que isso existe... Espero que nada disso prevaleça, pois seria a pior resposta às transformações positivas que a sociedade tem passado, liderada pelos movimentos de mulheres e que combatem as desigualdades - anti-racismo, anti-homofobia, etc.

    Responda
  15. Joaquim FARES

    Doutor! Isso é uma bich...

    Responda
  16. Vicente Valcarcel

    sigma, cis, alpha, redpill. Preciso de um dicionário urgentemente

    Responda
    1. RITA DE C SSIA

      Para poupar seu tempo, traduza-os por misóginos com embalagens de cores distintas.

  17. Jaime Souza

    Tem de tudo na internet. Felizmente, minhas únicas redes sociais são Reddit e GoodReads. Mas, já que foram citados no texto os excelentes Blade Runner 2049 e Drive, protagonizados por Ryan Gosling, recomendo a quem possa interessar o longa Blue Valentine, de Derek Cianfrance, que mostra à perfeição o declínio de um relacionamento, a naturalidade com que a apreciação por quem amamos se esvai e a dor de deixarmos de ser quem somos, ao perdermos a referência do outro. Um dos meus filmes favoritos.

    Responda
  18. fabricio milanese

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Gilberto Camilo

      Adjetivo perfeito!!!

  19. TEDDY LLANO

    Reportagem rasa e tendenciosa que deu foco apenas a uma minoria radical desse movimento. A grande maioria do movimento Sigma não é misógino e valoriza a mulher que de fato quer desenvolver uma vida a dois com um homem de valor.

    Responda
    1. Joaquim FARES

      Doutor ! ISSO É UMA BICH...

    2. Marcos Riera

      Esse negócio de ficar hostilizando nazista não tem nada a ver também. A grande maioria são apenas fãs da música de Wagner. Exagero da mídia esquerdista.

  20. JAILSON DE BEZERRA

    As redes sociais ampliaram de forma assustadora a necessidade de certas pessoas de saírem de seus armários ou dos esgotos das suas mediocridade$ para alçarem a categoria de líderes do nada. Infelizmente a imbe$cilidade é uma das chagas que permeiam determinados indivíduos e suas personalidades doentia$. Infelizmente o avanço tecnológico não veio atrelado à maturidade. Ainda somos uma espécie que caminha nas trevas da ignorância primal.

    Responda
  21. Johny Dantes

    Que horror

    Responda
  22. Miguel Gossn

    Sem dúvida o alfabeto grego tem uma grande importância na história da civilização ocidental (ou mesmo além dela). Imensa em diversos aspectos. Mas ser usado pra nomear essas idiotices delirantes é um verdadeiro escárnio. A propósito, qual será o próximo macho?! Teta ou kapa?!

    Responda
  23. Marcelo de Souza

    Diz que quando um "sigma" encontra outro "sigma" sai faísca de tanta paixão e aí eles ficam "sigmando" um ao outro... Vão se catar, bando de criado com vó. Vão carpir um lote

    Responda
  24. Leandro Piva

    Segundo texto publicado na Folha sobre o assunto hoje. Interessante. Seria realmente uma crítica ou uma alavancagem de conhecimento?

    Responda
  25. paulo cesar cruz

    Um dos ídolos dos machinhos frágeis é o personagem de um ... psicopata ! Tudo a ver. Quando as democracias resolverem fazer algo de concreto contra as redes sociais, poderá ser tarde demais. A erosão já começou faz tempo. O mais irônico é que eles se escondem debaixo do guarda chuva da liberdade de expressão.

    Responda
  26. Chiara Gonçalves

    Tsc, tsc, os cara brincando de Batman.

    Responda
  27. rogerio a

    E trabalhar, ninguém quer ?

    Responda
  28. Ricardo Candido de Araujo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Jaime Souza

      Favor não comparar esse monte de chorume a nós homens lgbts. Nem batemos em mulheres, nem as odiamos ou somos menos dignos por sermos lgbts. Redirecione sua crítica a quem de fato, merece. O texto não é sobre a nossa comunidade e não a reflete em absolutamente nada, pois acreditamos na liberdade de todas as pessoas, sejam homens, mulheres ou tudo mais que possa existir.

    2. Renato Romero

      Concordo. São fracassados se apoiando em outros fracassados e que tentam terceirizar a terceiros (no caso as mulheres) a responsabilidade pelo seu fracasso.