Marcelo Viana > Leonhard Euler e o passeio do cavalo pelo tabuleiro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    É um senhor quebra cabeça. Será que é possível completar um sub-tabuleiro (por exemplo 5 x 5) de tal modo que o último movimento não permita um salto fora dele?

    Responda
  2. Carla C Oliveira

    Muito interessante! Aguardo os próximos capítulos.

    Responda
  3. Paloma Fonseca

    Considero o movimento em L do cavalo o mais sofisticado do xadrez, representação da batalha entre dois reinos. Não à toa o cavalo era uma máquina de guerra: com ele ganhava-se em velocidade e destreza nos combates. A leitura do poema de Rudatra a partir do passeio do cavalo achei mais sofisticado ainda!

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    O emblemático e instigante poder de análise de Euler forneceu um método geral para completar passeios parciais do cavalo no tabuleiro, derivando novos passeios de soluções existentes. Ele também explorou simetrias e resolveu passeios em tabuleiros menores. Enfim aplicou a análise em problemas mais simples.

    Responda
  5. José Geraldo Morello

    Seria interessante explicar como se move o cavalo, pois nem todos tem familiaridade com o jogo de xadrez.

    Responda
    1. Val Valente

      Vai no Google...

    2. filipe moura lima

      Antônio, parece que tem um movimento denominado 'andadura'. Na minha infância, no campo das Gerais, falava-se nele. É algo entre a marcha e o trote.

    3. Antonio Carlos Orselli

      Eu, por exemplo, de movimentos do cavalo só conheço só o passo, a marcha, o trote e o galope. Existem outros?

  6. Vito Algirdas Sukys

    O talento matemático de Euler criou bastante coisas em análise. Ele revisou quase todos os ramos de matemática pura conhecidos em sua época, adicionou detalhes, arranjou o todo numa forma consistente e adicionou provas. Euler foi brilhante no desenvolvimento da matemática no século dezoito. O número de Euler , dois vírgula, sete, um, oito, dois, oito, foi denotado por, e , por Euler.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Estimado Hermes, não devemos esquecer, também, que Euler foi educado, na sua cidade, pelo famoso John Bernoulli que usou uma notação admirável para o poder analítico do cálculo para aplicações práticas. Euler também ficou amigo por toda vida dos filhos de John, Daniel e Nicholas Bernoulli. Quando um deles foi à Rússia eles acharam um lugar para Euler. O clima severo afetou uma vista. Anos depois ele ficou cego. Havia uma amizade entre gigantes da matemática.

    2. Hermes Yaly

      Prezado Vito, você sabe: não é apenas ao número e que Euler tem seu nome associado. Ele é, de longe, o estudioso com o maior número de conceitos matemáticos vinculados ao seu nome, ficando Cauchy em segundo lugar, bem atrás. A reta de Euler é um deles: só um gênio para notar que o incentro, o circuncentro e o ortocentro de qualquer triângulo são colineares! Conta-se também que ele era uma pessoa afável, ao contrário de Gauss, tido como pouco sociável.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.