Deirdre Nansen McCloskey > É loucura querer comparar a felicidade em números Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho que certos indicadores indiretos são mais eficazes que perguntas em um questionário. Por exemplo: se mais gente imigra para o paÃs do que emigra dele esse é um bom indicador. PoderÃamos elaborar até uma lei: o gradiente de felicidade entre 2 paÃses é proporcional ao fluxo lÃquido de migração entre eles.
Claro, Deirdre. - a felicidade é flutuante, lÃquida, fluÃda, incerta, não pode ser programada, é provisória, transitória e instável. Na questão dos paÃses, talvez a felicidade nacional esteja ligada ao bem-estar social do cidadão. (Claudia F.)
No tema felicidade, destaco dois grandes filósofos. Sêneca, em “A vida feliz”, dizia que a felicidade é o único dever e a justiça, a única virtude. Já para Espinosa, a felicidade não é o prêmio da virtude, mas a própria virtude, aforismo sempre lembrado pela mestre Marilena ChauÃ.
O brasileiro não anda tão otimista assim não. Ele anda cada vez mais parecido com o que falam dos franceses, principalmente os parisienses. Estão todos muito irritados, a demonstração de felicidade é apenas pose para estar de acordo com o que falam e não se demonstrar suas frustrações, principalmente na classe média, que vez por outra explode numa briga de trânsito ou de condomÃnio ou em atos golpistas.
Psicologia positiva é um grande engodo. Auto ajuda com disfarce pseudo cientÃfico. Mas tem gente que acredita. Fazer o quê?
Essa literatura da Economia da Felicidade já foi superada pela Economia da Boa Vida. O legado é a ideia de ser possÃvel produzir ativamente a felicidade. A medição tratada por ela de maneira leviana é algo menor no debate.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > É loucura querer comparar a felicidade em números Voltar
Comente este texto