Ross Douthat > Avivamento evangélico nos EUA é exemplo de como a religião é imprevisível Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Benedicto Ismael Dutra

    Um futuro totalmente inesperado está sendo processado pelas leis divinas da Criação.

    Responda
  2. Benedicto Ismael Dutra

    Jesus utilizou o idioma com palavras e significados da época para explicar a Criação e a vida. Os seres humanos são de origem espiritual. A origem de Jesus está acima, no ápice, mas para atuar na matéria precisava de um corpo cuja geração é estipulada pelas leis naturais. Roma criou uma religião. Lutero/Calvino romperam. Kardec apresentou outras noções. Mas tudo ficou obscuro, falta a Luz da Verdade porque muitas coisas não foram interpretadas como o significado original da Palavra.

    Responda
  3. sergio marcone da silva santos

    Excelente texto

    Responda
  4. MILTON DOLL

    Qual o propósito editorial de publicar esse crente ? Estaria no "pacote" de opinologos exóticos que somos ( os assinantes ) obrigados a engolir ?

    Responda
  5. Paulo Augusto

    Apenas mais uma manifestação irracional do ser humano.

    Responda
  6. Jaime Souza

    Qualquer pessoa que estude bonobos, gorilas e chimpanzés sabe que "avivamento" é só histeria social. De "espiritual" ou humano não tem absolutamente nada: é só uma característica primata mesmo, facilmente reproduzível artificialmente. Skinner e Pavlov estão aí, demonstrando como controlar a espécie como marionete.

    Responda
  7. Laudgilson Fernandes

    O mundo sempre terá os movimentos escapistas, o problema que eles criam vertentes perigosas para nós, os simples mortais, que morrem e retornam como comidas de minhocas.

    Responda
  8. Eduardo Rocha

    Como diria Carlos Drummond "cada um tem sua cachaça."

    Responda
  9. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Alguns doentes mentais também acreditam falar em "novas" línguas, segundo a ciência, confusão de linguagem "grosso modo" , o risco é a utilização com fins específicos desse distúrbio, principalmente para alimentar o fanatismo religioso e o irracionalismo, usados contra os críticos do capitalismo, "demonizados" como as "bruxas" que foram queimadas pela inquisição, na miopia maniqueísta tudo se resume na luta do "bem contra o mau" os exemplos estão na própria bíblia, genocídios para glorificação!

    Responda
  10. Thiago Souza

    Pode ser que me acusem de fazer um comentário raso, mas honestamente acredito nisso: nada é mais religioso nos tempos de hoje que o próprio capitalismo. Estamos incapazes de imaginar algo pra além dele. Toleramos suas doenças, sua irracionalidade comezinha na forma de jargão corporativo, infinitas reuniões de alinhamento, coaches, etc. com uma resignação que só os mais beatos das religiões mais ritualizadas demonstram.

    Responda
  11. Enoque Sabino

    Certeza que os evangélicos estão se adaptando às mudanças sociais e políticas, é algo muito evidente, e fico curioso para saber qual será o tamanho do rompimento de características que hoje são definidas por alguns perfis. O movimento da glossolalia ficava amparado na ideia dos últimos dias e da volta iminente de Jesus, busca da santidade e total separação dos costumes sociais e da política. Hoje temos a incorporação desses mesmos temas que antes eram combatidos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.