Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria de Felipe Martinez

    E esse cara foi eleito pelo voto popular! Vergonha infinita. Viva o nordeste, viva a Bahia e viva o Brasil! Se não achar limpinho o suficiente, pode ir para Argentina ou para o raio que o parta.

    Responda
  2. Adailton Alves Barbosa

    - Infelizmente esse sujeito desalmado, deve representar centenas de pessoas que pensam como ele.

    Responda
    1. Sidney Antonio da SILVA

      Independente de ter pessoas como ele ou não, ele tem que ter respeito com as classes sociais e o povo bahiano também

  3. Jove Bernardes

    "...O trabalho escravo permanece nas entranhas brasileiras." Comentários deste tipo me transformam a mim em escravagista, preconceituoso, conivente. Eu não sou nada disso, e estou rodeado de gente que não é nada disso. O trabalho escravo não está nas minhas entranhas nem nas das pessoas por quem sou rodeado. Inclua-nos fora dessa, como se diz. Limite sua crítica à abjeta escória que pensa assim, aos que são assim.

    Responda
  4. Roberto Bastos

    Paz a todos. Em recente situação um ex ministro do governo bolsonaro,teve sua fala reproduzida aqui neste jornal onde em uma reunião de moradores de um condomínio de luxo de São Sebastião, litoral Norte de São Paulo,que impediu a caixa econômica de lotear uma área para construir casas populares, dizendo,"POBRE AQUI SO SE FOR LAVANDO BANHEIRO ",a cultura escravagista e segregacionista é uma triste realidade em nosso país,vinda da elite branca rica,contra os negros e pobres

    Responda
    1. Sidney Antonio da SILVA

      Vossa senhoria deveria dar o nome deste ex ministro

  5. Ricardo Ferreira

    Para o aprendiz de nazistinha, o trabalhador nordestino que é obrigado a morar em alojamento insalubre, sem janelas e circulação de ar, não são limpos. Oras, os ricos judeus confinados no Gueto de Varsóvia ou em Auchwitz acabavam virando maltrapilhos também. Fala abjeta do vereador que contou com o silêncio de seus pares da direita fascistinha gaúcha, o que na prática é uma aprovação tácita.

    Responda
  6. Fernando Alves

    A forma de resolver o problema era prisão sem direito à fiança dos administradores das empresas que escravizam os trabalhadores. A declaração do vereador serve para desviar o foco.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Até poderia ser libertado sob fiança, mas mais tarde, quando concluída as investigações. A soltura do contratante no mesmo dia, equivale a uma resposta claramente impune.

  7. Carla C Oliveira

    Segundo esse vereador, as vinículas e a empresa intermediária estão certas em manter trabalho escravo. Elas "erraram" na hora de escolher de onde eles viriam. E eu consumia Aurora...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahaha, cara Carla, agora foi que me ocorreu, com seu "Aurora, perdeu": "se você fosse sincera, ô Aurora, veja só que bom que era..." Letra do magnífico - e comunista de carteirinha - Mario Lago, descreve profeticamente a coisa, não? Hahahahah!

  8. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Triste é pensar que este senhor, Fantinel, com esse discurso, provavelmente garantiu uma vaga na câmara de deputados. Tive um professor de biologia nazista, que tentava nos doutrinar na escola, explicando que nordestinos não deveriam ir para o sul, pois afetariam "aquela tradição de trabalho." Quando o confrontei com o nazismo ele respondeu: "E se Hitler tivesse feito as coisas para o bem."

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Por isso digo que a doutrinação ideológica é um grave problema nas escolas. (RS)

    2. Jove Bernardes

      Caraca... Pensar que um sujeito desses circulava à luz do dia dizendo isso para alunos...

  9. osmar pavani peres

    Em Santa Catarina , noticia da Globo News , jornalista da Fôlha Metropolitana foi demitido por pressão dos interesses locais após ter noticiado esse fato lamentável. Nem todo sulista concorda com o ocorrido , mas fica claro que encontrs eco na sociedade do sul do Brasil. Isso tem que ser penalizado com rigor.

    Responda
  10. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Racista e xenófobo. É esse o perfil dos eleitos na distopia que se chama Brasil, atualmente. Que seja julgado e condenado. Chega desses bolsominions aloprados. Citando: E já disse um poeta Que terra mais linda não há. Isso é velho e do tempo em que já se escrevia Bahia com H!

    Responda
  11. Mara Gabriel

    Vergonha desse vereador, vergonha desses empresários gaúchos que precisam escravizar para manter seus negócios. O ser desumano ainda engarinhando no processo evolutivo. Lamento muitíssimo e espero que todos os envolvidos sejam severamente punidos. Da minha parte, esses vinhos não entram mais na minha casa. É pouco, mas é preciso espalhar.

    Responda
  12. ENOQUE SAMPAIO

    Acima, o Nordeste, que sempre sangrou para livrar o Brasil de seus invasores, pelas liberdades, por igualdade e contra as tiranias; Abaixo, os nazifascistas

    Responda
  13. ENOQUE SAMPAIO

    Meus pais, como outros milhões, fugiram da miséria imposta pela seca, pela cultura das capitanias hereditárias e pelo legado deletério e vexaminoso de 350 anos de escravismo, saindo da Bahia rumo a SP. Nasci lá e fui criado aqui. Mas a baianidade nunca saiu de nós. Orgulho desse povo aguerrido, trabalhador, sempre vítima do preconceito dessa elite vomitativa e anacrônica, mas que não se deixa vencer pelo ódio de seus exatores. Viva a Bahia!

    Responda
  14. José Roberto Ferreira

    O Ministério Publico já agiu contra esse vereador xenofóbico e racista, ou vai permitir que um PA_LHA_ÇO e ES_CRO_TO como esse continue representando a dita “eli_te” mais fétida no planeta?

    Responda
  15. Gilberto Gallo Esteves

    Boicote à essas vinícolas!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A melhor punição para trabalho escravo seria confisco de propriedades.

  16. APARECIDO MARIANO

    A fiscalizacao tem que ser forte e intensa sobre essas vinicolas. E o ser desprezivel punido

    Responda
  17. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Infelizmente é um atavismo incrustado em alguns brasileiros a ideologia escravocrata. Afinal, sofremos 350 anos de Escravidão e outros preconceitos que hoje vitimam também indígenas e nortistas. Pessoas como esse vereador precisam atualizar-se, buscar subsídios para a verdadeira integração social num país de tantos contrastes como o Brasil. Não são as ideologias superadas que vão ajudar o Brasil em buscar uma sociedade igualitária e justa, como previsto na Constituição Federal.

    Responda
  18. Carolina Dias Aidar

    E pra completar a lambança, o vereador racista sacou a frase "não sou racista tenho até o pai da minha esposa que é africano"

    Responda
    1. Sidney Antonio da SILVA

      Ou seja ele não o reconhece como sogro.

  19. Marcel Santiago

    Se esse Fantinel está no palanque, é porque representa muita gente e fala o que querem ouvir. Impressionante tamanho racismo e ignorância dessas pessoas. Triste atraso pro país.

    Responda
  20. marcos ebeling

    Tem uma ação necessária e urgente: muitas rádios do interior do RS e SC multiplicam comentários de formadores de opinião da ex tre ma di rei ta. Massivamente repetidos, encontram terreno fértil para suas ideias absur das.

    Responda
  21. gustavo alves de oliveira

    Vejo muito disso aqui em Goiás. Lamentável! Até quando? Sem comentários. Um abraço forte aos meus irmãos nordestinos.

    Responda
  22. José Eduardo de Oliveira

    ké vim vem. mas vou continuar preferindo a cachaça nordestina uma das melhores de todo o território nacional desde o século XVI.

    Responda
  23. AILTON SOUZA

    Só espero que a punição não recaia sobre esse vereador, fazendo-se justiça essas empresas terão que serem punidas exemplarmente.

    Responda
  24. josenice nascimento

    Tem que divulgar o nome dessas empresas que praticam esses trabalho análogo à escravidão . Só boicotando seus produtos deixarao de cometer esse crime.

    Responda
  25. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O sito vereador, eleito pelo povo de sua cidade representa, com certeza, aquele que está refugiado num país de primeiro mundo. Vale também analisar a postura do.presidente da Câmara de vereador da dita cidade, que não emitiu.nenhuma nota de repúdio. Esse também eleito pelo povo.

    Responda
  26. Regina Fonseca

    Que ser desprezível

    Responda
  27. Ana Maria Rocco

    Meu respeito e muito obrigada aos nordestinos, e neste caso específico, aos bahianos. Nos salvaram do fascismo e/ou nazismo. O perigo continua. É preciso trabalhar muito para evitar o crescimento dessas ideologias nefastas e criminosas.

    Responda
  28. max ribas

    Nasci no Rio Grande do Sul, mas a partir de hoje me considero cidadão nordestino. Racistas e fascistas não passarão.

    Responda
  29. max ribas

    Você está enganado em parte. Para alguns oriundi gaúchos, até mesmo nós, que nascemos no sul do Rio Grande, somos raça inferior. Somos chamados de "pelo duro", só para você ter uma ideia. Eles não entenderam que quando chegaram aqui (no final do século XIX e início do XX), receberam glebas de terras (ao contrário dos ex-escravos depois de 1888, que apenas foram enxotados das fazendas e nada receberam) e que o Brasil já era um País com produção industrial. Falta leitura.

    Responda
  30. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Trata se daquela gente nazifascista,um horror

    Responda
  31. Aderval Rossetto

    Viva a internet! Hoje essas notícias de atitudes desprezíveis, e cobranças posteriores, viajam na velocidade da luz. Divulguem! De menos ruim: todos racismos reduzirão nas próximas décadas, com a maior integração de povos na humanidade, que está acontecendo.

    Responda
    1. Marciano Alves

      Excelente observação. Na era da notícia em papel essas coisas iam "ficando pela estrada" e não chegava a todos, deixando resguardados esses nichos de ideias lamentáveis.

  32. marcos fernando dauner

    MST invade três fazendas na BA .

    Responda
    1. José Roberto Ferreira

      Isso é crise de abstinência de feno ou não tomou seu remédio hoje? Muuuuuuuu

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Dauner, pesquise mais sobre médias e grandes áreas de terras improdutivas, que muitas vezes foram griladas com a complacência de governantes. Sugiro que pesquise também sobre o que é hoje o MST e o que produz.

    3. Luis Gomes

      Sim, são terras improdutivas e degradadas pelo uso incorreto do solo. Para os menos informados o MST hoje é o maior produtor de alimentos orgânicos no país.

  33. Edson Rocha

    E o pior dos mundos é sabermos que se fosse época de eleições esse monstro moral e ético teria muitos votos " daquelas pessoas " que saídas daquele " esgoto " .

    Responda
  34. Paulo da Silva batista

    Fico imaginando como esses caras consegue ser eleito,pelo que sei já fez isso com governador, povo tem que ajudar também na hora de votar ,esse tipo de gente faz isso com qualquer minorias tá no DNA desses demônios. Uma pergunta,já chorou e pediu desculpa???

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Ivandete, de notar é que descendentes de alemaes que agem como você menciona, demonstram serem inferiores àqueles que eles discriminam. Eles, sim, mostram terem ficado parados no tempo, e estarem muito distante da civilizaçao. Na Alemanha atual uma pessoa se envergonharia por discriminar outra por questao de raça/aparência, pois seria taxada de as so cial - e punida! E todo mundo está mesmo convencido que o que diferencia as pessoas é a oportunidade que elas tiveram de se desenvolver.

    2. Ivandete gomes oliveira

      É que tem muita gente que pensa como ele. Sabe como é, a região sul é repleta de descendentes alemães, italianos et caterva, herdeiros do nazismo e facismo. O preconceito ficou incruado na alma desta gente que se acha sangue azul.

  35. Carlos Moura

    Não sabe sequer falar direito e se acha superior, para além assim que foi confrontado colocou a culpa na interpretação. Que a lei o alcance e que não seja leve a punição.

    Responda
  36. Bira Scutari

    Assim que soube do ocorrido, risquei de minha lista de consumo as marcas das tres empresas envolvidas, vinho por vinho, uva por uva, prefiro aqueles de vinhedos produzidos sem sangue!

    Responda
  37. Sergio Silva

    É por essa e por outras parecidas com essa que o Brasil nunca deixará de ser uma grande promessa mundial. Quanta imbe ci lidade em um representante do povo. Não dá para criar uma nação forte com uma parcela querendo es cra vizar a outra.

    Responda
  38. Maria Lúcia Bergami

    Misericórdia. Baiano, nordestino nos salvaram do fascismo que os sulistas desejam com ardor. Viva a Bahia, Viva o nordeste.

    Responda
  39. Marcos Benassi

    Jairo, um espanto adicional é esse sujeito e seus análogos serem eleitos: cara, o de é que estamos com a cabeça? Não é de hoje que ele é o que é - como ocorre de estar onde está? Fora a contradição idiota entre a ação e o discurso de importar o trabalhador argentino: por que não os trouxe? Será porque teria que pagá-los? A fantasia é que, mesmo sem pagamento, os argentinos continuariam a trabalhar, sem precisar usar a violência? Vai nessa, tio...

    Responda
  40. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Não sou baiano nem nordestino. E seria com muito orgulho. Mas desde criança convivo com o povo proveniente da Bahia e eles são exemplos de trabalhadores. Aliás, os nordestinos são modelos de compromisso com o trabalho. Os baianos que ficam nas praias tocando tambor (conforme criticou o vereador xenófobo) são uma minoria, como há em todas as capitais do Brasil. Podemos dizer que o Brasil tem sido construído por nordestinos. Brasília é um exemplo.

    Responda
  41. jose luiz ribas

    Como defendia Luiz Gama, esses explorados deveriam colocar os exploradores nas condições deles. Chique e chucote

    Responda
  42. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Horrível, como pode ainda existir pessoa com uma mentalidade tão tacanha, atrasada, condenável, racista, xenofóbico, homofóbico e tudo mais de intolerância. Não se pode ser tolerante com os intolerantes, é uma questão de viver em sociedade, essa pessoa deveria refletir longe da sociedade civilizada, numa cela bem confortável como dos presidiários que estão na Papuda. Parece que os extremistas perderam a vergonha e ainda se sentem empoderados pelo antigo ex pseudo presidente.

    Responda
  43. jose vanzo

    E o MP de Caxias do Sul vai mandar prender este racista ?E a Câmara Municipal ficará silenciosa diante de tanta infâmia?

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Se fosse de São Miguel do Oeste era capaz de receber uma homenagem.

  44. SUELI Iossi

    É simples, #vinhosdosulnão, enqto não cassarem este vereador e as vinícolas derem uma resposta convincente para a sociedade!!

    Responda
    1. Bira Scutari

      Sueli assim que tive conhecimento do fato já risquei de minha lista de consumo as três empresas envolvidas, vinho por vinho, uva por uva prefiro as de vinhedos sem sangue!

  45. Carlos Mello

    Isso é consequência de um pseudogoverno ge no cida, ra cis ta, cor rupto que normalizou o absurdo. Essa gente, que de gente não tem nada, tem a certeza da impunidade.

    Responda
    1. José Roberto Ferreira

      E graças aos irmãos nordestinos, esse demônio não foi reeleito e a desgraça nacional não se estendeu por mais quatro anos!

  46. ALEXANDRE DE CASTRO

    Ba ba cas, com grau de ace falia estratosférico como esse indivíduo deveria ser varrido de cargos eletivos.

    Responda
    1. SUELI Iossi

      Infelizmente este tipo de "gente de bem" , anti cristão é capaz de ter mais votos ainda na próxima eleição, pq com ctz ele representa os seus eleitores fascistas!!