Thomas L. Friedman > Netanyahu está destruindo a sociedade de Israel em nome de um projeto pessoal de poder Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jaime Souza

    Por que insistem em chamar assassinos de crianças de democratas? Aliás, um breve lembrete: em 2012, Israel lançou uma ofensiva gratuita, assassinando 162 palestinos. O governo brasileiro emitiu nota ao Conselho de Segurança da ONU condenando a violência na região. O que ninguém desconfiava é que foi o próprio Brasil que havia exportado 45 milhões de dólares em propelentes químicos e armamento pesado para Israel cometer os exatos mesmos crimes! E nem foi na era Bozo, foi no governo Dilma mesmo!

    Responda
  2. Maria de Felipe Martinez

    Democracia para quem? Israel e um estado democrático para os israelenses, ponto. Mantém a ocupação militar na Cisjordânia, transfere a sua população para os territórios ocupados - ou seja, coloniza - e governa a vida de três milhões de palestinos dos territórios ocupados. Esses palestinos não são cidadãos, não tem diretos civis e não podem sequer votar contra o governo que os ocupa, os coloniza e os oprime. Isso é que é democracia.

    Responda
  3. Luiz Candido Borges

    Mencionar Ghandi e Martin Luther King em Israel é acintoso! Se eles aparecessem em Israel, promoveraim um luta pacífica do povo palestino contra o domínio israelense e seriam chamados de terroristas e encarcerados! Israel só existe devido ao fundamentalismo religioso, nada mais justo do que os "país da pátria" assumam o poder e terminem o serviço. Os que hoje protestam lhes serão eternamente gratos por fazer o serviço sujo.

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      Concordo. Ehud Barak citar Gandhi e Luther King Jr. é conspurcar os nomes deles, que não merecem isso. Sabemos o lado que eles escolheriam.

  4. wilson kfouri

    Há décadas Israel mantém Gaza cercada por terra,mar e ar e sua população numa verdadeira prisão à céu aberto. Mantém assentamentos irregulares em terras da Cisjordânia com muros altos praticando um apartheid mais violento do que existia na Ãfrica do Sul. Trata-se de um holocausto do povo palestino sob o olhar indiferente da comunidade internacionalÂ….

    Responda
  5. Júlio Pedrosa

    O que se vê em Israel hoje é resultado das décadas de complacência e permissividade da comunidade internacional com a escalada de crimes cometidos pelo estado israelense contra os palestinos. Os territórios palestinos são dia a dia engolidos por Israel e ninguém faz nada contra isso, e quem se atreve a criticar essas ações é tido como antissemita, um dos epítetos mais facilmente lançados sobre alguém atualmente. Se os EUA tivessem forçado a criação dos dois estados, a situação seria outra.

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Excelente cometario, Julio Cesar!

    2. Júlio Pedrosa

      Parece que ninguém se esforçou muito para convencer os palestinos da necessidade de haver dois estados lá. A recusa deles em ceder parte de seu território para outro povo veio bem a calhar para as vistas grossas de muita gente e seus interesses políticos no clima beligerante que se criou lá.

    3. Marcelo Brum

      Desde a partilha da ONU em 1948, os palestinos recusam a solução de dois Estados. A guerra contra Israel que lançaram na época permanece até hoje.

    4. Júlio Pedrosa

      Tem-se a impressão de que EUA e aliados esperam que cedo ou tarde Israel ocupe e anexe toda a Palestina, sobrando para os palestinos apenas Gaza (se sobrar). Muitos cristãos veem isso com bons olhos, pois creem que o domínio total dos judeus sobre aquele território fará cumprir-se a profecia da volta de Jesus e do Juízo Final, e esses cristãos pressionam seus políticos favoritos nos EUA, Europa, Brasil etc. a apoiar Israel incondicionalmente. O resultado não poderia ser outro.

  6. Nasser Yusuf

    Primeiramente é de salientar que a sociedade israelense foi construída com base de assassinatos, genocídios e racismo na Palestina. Por isso, está em em fase terminal, não só a sociedade como também o estado artificial de israel.

    Responda
  7. José Tarcísio Aguilar

    Boa análise. Diria que, mais do que projeto pessoal, trata-se de movimento global da extrema direita. Vide as coincidências de métodos com a recente história brasileira, desde o combate ao judiciário, até o detalhe da 'curtida' a tuítes. Indo mesmo ao uso sobreposto das bandeiras dos dois países.

    Responda
  8. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    A humanidade abriu seus esgotos novamente. Parece cíclico. Uns constroem para outros destruírem tudo novamente. A Democracia precisa mais uma vez resistir a esses honens cruéis e individualistas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.