-
João Vergílio Gallerani Cuter
Se a Folha quer entrar no debate econômico, tem que parar de fingir que não existem argumentos postos sobre a mesa. Nós, leitores, precisamos do contraditório para formar nossa opinião. Ouvimos o outro lado dizer, por exemplo, que essa inflação não é de demanda e que, por isso, a alta de juros é inoperante. Parece razoável. O que a Folha responde a isso? Nada. Limita-se a repetir o mantra que ouvimos há três décadas como se fosse um artigo de fé. Não dá mais.
-
Jove Bernardes
Não se esqueça da crítica à gastança.
-
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Chocante a entrevista de Lula, onde vermelho igual a um pimentão e cheio de raiva messiânica, investe contra juros, presidente do BC, autonomia, PIB ( não cresceu nada, nada). Mostrou que não aprendeu nada ao favorecer interferência política pesada na Petrobras. Falou, falou já insinuando, acusando e preparando desculpas/culpas para as dificuldades do futuro econômico do país. (Claudia F.)
-
gládis araujo
Calma! Porque que os ricos não podem parar de enriquecer?
-
-
Petrônio Alves Filho
Gozado... Vocês nunca ou pouco falam em diminuir a fome e a pobreza. Se preocupam com os "gastos do governo", mas somente quando eles são para diminuir as desigualdades. Se for para "financiar a produção" ou "salvar bancos", aí pode!
-
Igor Cornelsen
Lula está copiando o modelo econômico implantado pelo PT, após o Palocci deixar o ministério da economia, nada muito diferente do modelo econômico do general Geisel. Quando será que O PT vai perceber que esse modelo não dá certo?
-
Antônio João
Selic de 13,75%, com taxa juros reais na casa de 8% (positivo), o maior do Planeta. A inflação brasileira é menor que de muitos grande países europeus e USA, mas eles têm taxas de juros reais negativas. Campos Netos errou na mão ao elevar a Selic em altos percentuais consecutivos, diferente do que fazem FED e BCE. A imaturidade de campos netos fica evidente ao ser comparado a Ilan Goldfajn. Por que a FSP foge desse debate? A Selic de 13,75% é a causa da retração do PIB do 4º trimestre.
-
Miro Costa
"As estimativas apontam para aceleração apenas dos gastos públicos". Na mosca. Mas aceleração também na enxurrada diária de FEBEAPÁ, no aumento de impostos, na queda da balança de pagamento, no desemprego e, claro, na contumaz corrupção. O editorial é otimista demais: na verdade o país estará em recessão em menos de 8 meses. E a crise política estará às portas.
-
eli moura
todos sabem, menos o estagiário editor do jornal, que o pib foi acelerado por uma gastança insensata do governo federal, sua casa verde amarela financiando apartamentos de trinta metros a onze mil o metro quadrado, o bolsa verde amarela sem qualquer critério, com o juros sendo mantido abaixo da inflação por um bom periodo pelo office boy do guedes no banco central e outros. A base de comparação, pib anterior, estava no subsolo, a folha não pensa.
-
Miro Costa
Você nem leu o artigo, parece. Ele não elogia o PIB de Bolsonaro: na verdade, adverte que, enquanto Lula diz que aquele PIB "não cresceu nada", o desgoverno do PT precisa mostrar serviço e produzir um PIB muito melhor - o que não se vislumbra, muito ao contrário, dado que só se pensa em aumento de despesas, ou seja, gasto público, com mais endividamento, inflação e desemprego.
-
-
PAULO ROBERTO HASSE
A economia desacelerou no mundo todo , e aqui desacelerou no quarto trimestre logo que o povo soube que o estatista mor tinha ganhado a eleição . Volta daquela turma que quebrou o país entre 2014 e 2016 , sem ter pandemia global de coronavirus .
-
PAULO ROBERTO HASSE
O governinho L já está preparando a desculpa para o crescimento pífio de 2023 : é a alta de juros decretada pelo BC etc . E com o gráfico fica comprovado : a Anta foi pior do que a crise mundial do coronavirus.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Reforço de agências reguladoras?! KKK me engana que eu gosto. Esse truque (as an's), foi um dos mais espertos e sinistros que o capital inventou para engabelar o gado. Antro de prepostos das grandes empresas que piratearam as estatais. Ficou pior que antes .
-
Marcelo Magalhães
Não aguento mais ter que escrever editorial lobista todos os dias. A folha se diz liberal, mas fecha os olhos para ver o que acontece no mundo. Assim ela funciona como se a inovação fosse aderir ao modelo de Tatcher do século passado. Alega passado comprometedor do país, se referindo provavelmente ao período pré golpe da Dilma, que foi preparado pelos golpistas e não por ela. Tanto foi, que num passe de mágica, a taxa de juros cai a 2%, sem que o Temer nada tenha feito que justificasse a queda.
-
Manoel Messias Borges de Araujo Filho
Com a taxa básica de 13,75% ao ano realmente o crescimento será pífio , ai os comentaristas antipetistas poderão comemorar, mas quem tem fome tem pressa. Se o governo conseguir trocar o presidente do BC e as políticas econômicas atrasadas já condenadas por economistas renomados o quadro pode ser alterado para melhor, pergunto onde a teorias neoliberais deram certo? Porque será que ela gera sempre protestos da população. ela é boa para quem?
-
MATILVANI MOREIRA
A FoLha sabia que iria ser assim! Mas, sem nehum pudor, chocou o ovo da serpente. Fez muitos "Ls". Agora faz de conta de que não é com eLa. Faz o L FoLha, faz!
-
Manoel Messias Borges de Araujo Filho
Ela nunca fez o L, apenas se tocou que mais 4 anos do desgoverno anterior iria destruir o país.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.