Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gino Passos

    Há confusão quando dizem que a esquerda intelectualizada do Brasil não condena a invasão russa por apego ao passado socialista daquele país. É claro que entendem q estamos em outro contexto.Porém, sabemos que a extrema provocação vem da política externa americana, que já havia dominado a Ucrânia anos antes. Supomos, aliás, que o principal alvo é o enfraquecimento do bloco euro-asiático, liderado pela China, única ameaça à hegemonia do EUA. Queremos o mundo multipolar.

    Responda
  2. Jane Medeiros

    Lula é um democrata e pacifista! Sempre defendeu a soberania de outros países. Continuará certamente aberto ao diálogo com as outras nações, mas, de olho nos interesses nacionais. E, sobretudo, o cuidado de se manter um sujeito autônomo nas suas decisões, livre de uma busca permanente por aprovação nas suas decisões.

    Responda
  3. Juliana Correa

    Glenn, admiro tanto seu trabalho, sempre pautado na liberdade jornalística, livre de qualquer amarra ideológica, dos ditames do establishment, e da coragem que se necessita para isso. Sorte a nossa tê-lo por aqui, contribuindo para ampliarmos nossa visão sobre temas tão importantes como a geopolítica, de forma imparcial a ponto de criticar a esquerda daqui e de qualquer outro país, apesar de seus posicionamentos progressistas. Forte abraço!

    Responda
  4. Felipe José

    O Gleen é sensacional. Infelizmente a taxa de analfabetismo funcional é alta no Brasil, o que faz com que esse grande jornalista americano não seja compreendido (veja que eu não disse que os leitores devem concordar com o Gleen, mas compreender seus textos).

    Responda
  5. Ronaldo Oliveira

    Nossa ultraesquerda pira diante de uma análise dessa caro Greenwald. Aqui ainda acham que a Russia continua comunista. O ultradireitista, superconservador, o Bozo russo lhes parecem mais com Stalin do que com Bolsonaro. Essa turma deveria no momento fazer um intercâmbio na Rússia para entenderem que lá está mais pra "Pátria, família e liberdade" que "Líderes vão e vem, mas o povo permanece. Apenas o povo é imortal."

    Responda
  6. LUIS FERNANDES

    Esse jornalista admira Turcker Carlson. Deveria ir pra Fox News onde tb faria sucesso apoiando o homem laranja Trump

    Responda
  7. Bruno Macho

    É falso caracterizar Alexandria Ocasio-Cortez e o senador Bernie Sanders como “Defensores fanáticos de posturas belicistas”. Isso não é verdade. Eles são de “esquerda“ mas eles são lúcidos, não veem a guerra na Ucrânia sob um ótica partidária, isso o que acontece no Brasil onde a esquerda supersticiosa pensa que Putin invadiu a Ukrania para "caçar os Nazistas" AOC e Sanders são políticos experientes e sabem ver claro num conflito em que a Rússia é um invasor imperialista que deve ser derrotado.

    Responda
    1. Ronaldo Oliveira

      A ultraesquerda brasileira dá mais importância na sua neura quanto ao batalhão Azov que ao sofrimento da população ucraniana agredida e vilipendiada por um ditador paranoico com sonhos expansionistas.

    2. Alexandre Pereira

      Muito experientes. As declarações deles são sensacionais, especialmente AOC. Só fico surpreso em perceber que não precisam de cérebro. Como será que funcionam?

  8. José Bonato

    E desde quando caro jornalista, os democratas são um partido de esquerda? Nos EUA tem basicamente 2 partidos, e ambos são de direita. Seguindo a sua lógica, Kenedy, Clinton, Obama, Carter, etc são conunistas. Estude mais.

    Responda
    1. João A M

      Desde quando a esquerda é toda comunista? Instrua-se.

    2. Felipe José

      José, quem precisa estudar é você. Direita e esquerda possuem definições diferentes no Brasil, nos EUA e na Europa. Sob a perspectiva americana, que é muito diferente da brasileira, o Partido Democrata está se movendo cada vez mais para a esquerda. O Gleen é americano e sabe do que está falando.

  9. Cristiano Kock Vitta

    Extraordinário artigo! Grandiosa aquisição da Folha ter um jornalista desse gabarito escrevendo em suas páginas.

    Responda
  10. Abrão Lacerda

    Esqueceram de contar a Greenwald que a CIA e uma boa parte da alta cúpula Militar Americana foram contra o assassinato do General Iraniano e de várias outras decisões do Trump. Como também esse papinho que a comunidade de inteligência tem algum poder sobrenatural de intervir na política Interna americana e mega conspiratório. Isso era verdade nos anos 50 e 60 quando Hoover era Diretor do FBI e a CIA praticamente não tinha nem um limite em o que fazer.

    Responda
  11. Alexandre Sartori Barbosa

    Lula está correto! Temos que defender apenas os interesses do Brasil e não nos envolver em conflitos. Este conflito midiático esquerda direita apenas divide e enfraquece as democracias. Temos que primar por um mundo de paz e prosperidade.

    Responda
    1. paulo de almeida

      Hipocrisia. Então rasguem tudo sobre direitos humanos

  12. Petrônio Alves Filho

    Lula é uma pessoa inteligente e independente. Não puxa saco de ninguém.

    Responda
  13. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Paz/guerra : falsidade das posições e dos termos para cada forma de ideologia. Revisão política dos posicionamentos afim de que eles se adaptem às formulações e circunstâncias do momento político. A velha hipocrisia. Claro que esta espécie de pacifismo maroto combina + com o Brasil. (Claudia F.)

    Responda
  14. Mário Sólon Gonçalves Jr

    Pelo colunista, adeus Ucrânia !

    Responda
  15. Bruno Macho

    Quem são os aliados de Putin? A Orbán da Hungria, autoritário e perseguidor de Homossexuais; a China, uma ditadura autocrática que prende tortura e mata os dissidentes políticos, a Bielorrussa, prende mata tortura, é subserviente aos russos,; Modi da Índia, que discrimina e persegue 172 milhões de muçulmanos. A Síria, também uma ditadura autocrática que destrói tudo, mata e tortura. O Iran, que persegue tortura ENVENENA e mata as mulheres.Cuba,persegue tortura e mata gays e dissidentes politicos

    Responda
    1. paulo de almeida

      E Bras il com 38% mais ad uno r usso

    2. paulo de almeida

      O Brasil também é aliado. 38% mais importação do adubo russo com uma visita do Bozo ao Putin dias antes da invasão é um fato, que fortaleceu e fortalece Putin.

    3. Felipe José

      Seu argumento é muito raso, Bruno. Sabe qual país é um dos principais aliados dos EUA? A Arábia Saudita, que também persegue, tortura, apredeja, mata, esquarteja, etc.

    4. Galdino Formiga

      Muitos países e muita gente.

    5. Felipe Araújo Braga

      Sabemos disso, mas devemos ser pragmáticos. Não quer dizer aceitar o que a Rússia faz. Mas creio que pedir pela paz, como faz o Brasil, seja melhor. Arábia Saudita é um regime atroz também, mas os EUA e a Otan são aliados dela por questões pragmáticas.

  16. jose vanzo

    Minimizar o crime cometido por Putin é o mesmo que receitar a cloroquina para curar a covid. Lula está errado.

    Responda
  17. Alexandre Rodrigues

    Lembro que quando Lula chegou ao governo, o presidente dos EUA era o Bush Jr. Muitos acharam que o Brasil teria dificuldades nas relaçõesbilaterais, e pra surpresa o Lula e o republicano Bush tiveram uma relação muito próxima, inclusive Lula foi convidado a visita lo em Camp David.. já com o Obama a relação foi mais fria .. surpresa nenhuma o Lula está mais próximo do pensamento republicano tradicional.

    Responda
  18. Bruno Macho

    O Presidente Lula quer a paz e nós também queremos mas a visão dele está muito embaçada sobre a guerra na Ucrânia. O fato é que a Rússia a invadiu para caçar os Nazistas. Vocês acreditam em contos de carochinha? A Rússia só conhece a lei do mais forte, prova disso são as ameaças nucleares proferidas. Não adianta Lula "conversar" com Putin, isso não vai dar em nada. Mácron da França já tentou, faliu e mudou de ideia.A Rússia invadiu à Crimeia, a Geórgia, hoje a Ucrania. Amanhã?Moldova e Polônia

    Responda
  19. José Cardoso

    Dizem que a saída desastrada dos EUA do Afeganistão estimulou o Putin a invadir a Ucrânia. Mas também é verdade que a fraqueza militar russa em dominar a situação estimula os EUA e Europa a sustentar a guerra. Caso tivessem ocupado Kiev no primeiro mês de guerra e colocado um governo títere, a reação do ocidente seria aceitar o país como área de influência russa, e reagir apenas no campo diplomático.

    Responda
    1. paulo de almeida

      A invasão do Iraque é cala a justiça. Mas por aí acaba o mundo. Um erro não justifica outro.

    2. Ronaldo Oliveira

      Você só esqueceu que lá na Ucrânia o ucraniano tem sangue que ferve nas veias, podem ser exterminados, mas render nunca.

  20. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Que privilégio acessar o pensamento de um observador - e pensador! - tão qualificado e tão imerso culturalmente nos dois gigantes das Américas: EUA e Brasil. A pérola das pérolas - discernimento - fica mais alcançável se pudermos todos analisar fatos e posicionamentos relativizando alinhamentos ideológicos automáticos e aplicando senso de realidade (coisa rara atualmente) à percepção do mundo. Escreva mais Glen. O mundo precisa mesmo de clareza e honestidade intelectual.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Objetividade é o que o leitor quer.

    2. José Bonato

      É um jornalista imcopetente. Chamar os democratas norte americanos de esquerdistas é falata de noção histórica.

    3. Bruno Macho

      Glenn não é um pensador. Ele é um jornalista respeitado, isso ele é. Ele ganhou o Pulitzer, o que não é para qualquer um. Mas é um erro chamá-lo de pensador. Agora vem o ridículo, ele não faz nenhuma reflexão aqui, o que um pensador faria. Ao contrário, ele apenas descreve os fatos: do FBI, da CIA, do realinhamento das esquerdas em relação à guerra na Ucrânia nos EUA, do que aconteceu com o Trump e da lua de mel de Lula no mundo ocidental. Tudo são fatos. Mais reflexão e menos bajulação, please!

  21. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Salve a Rússia e longa vida ao grande Putin

    Responda
    1. MARCO Augusto

      Putiminions detected kkk

    2. Felipe Araújo Braga

      Oi?

  22. Felipe Araújo Braga

    Rótulos como direita e esquerda não são absolutos. Acredito que Lula esteja certo em defender nossos interesses em primeiro lugar e que Bolsonaro era incivilizado. Porém, é irônico que no Brasil a extrema direita quase fascista defenda Putin (eles amam a autocracia ultraconservadora russa) e a esquerda jurássica também, achando, que ao defender uma Rússia que persegue minorias, está, defendendo a URSS, que nem mais existe!

    Responda
  23. Miro Costa

    Gostar e não gostar, é isso que faz o mundo girar. No caso do Verdevaldo, o fato é que ele faz jornalismo, muito diferente da alegre banda de ativistas de esquerda rasa em que se transformou a ex-imprensa brasileira. E neste caso a análise que ele faz é perfeita, assim como foi quando dias atrás ele - que também é de esquerda, mas pensa - escancarou para o mundo a ditadura do juiz Morais, escandalizando o consórcio chapa branca local.

    Responda
  24. Johel Souza Filho

    Este texto é insuportável. Causa náuseas. A única coisa correta é colocar Lula e Trump juntos. Porque fazem parte do grupo que quer o fim da democracia e a divisão do mundo em autocracias com cada ditador com o direito de massacrar seu próprio povo. Não conseguirão. Viva a democracia! Viva aos democratas! Viva Zelensky e Biden! Slava Ukraini!

    Responda
  25. NACIB HETTI

    A paz do Lula, e do resto do mundo, é simplesmente parar com a guerra e aceitar o que a Rússia já conquistou.

    Responda
  26. César A C Sanchez

    Hum, tipo a tal da "vaza-jato" que o mesmo Glenn Greenwald comandou para livrar corruptos da cadeia....

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Ainda com dificuldade de entender o que era a lava-jato? Vou te ajudar um pouquinho: a entrevista que o judas moro deu no último debate presidencial na Globo, a repórter perguntou o que significava sua presença ali, o judas, de pronto respondeu: estou aqui para ajudar a aniquilar o PT. Tente entender, ele nunca foi juiz, enganou milhões, dentre esses milhões, ainda está você

  27. Francisco Blazquez

    Parece-me mais uma teoria da conspiração, um monte de conclusões tiradas a partir de hipóteses sem nenhuma prova ou confirmação. Puro chute e acredite quem quiser.

    Responda