Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose borges

    Haddad foi ambicioso no livro. Deveria ler Umberto Galimberti . Não parece ser “ sustentável “ a ideia de que a raça humana tenha vivido em “ equilíbrio ecológico” em qualquer época. O que nos diferencia das demais espécies é a tecnica.

    Responda
  2. Johel Souza Filho

    Completando, toda a harmonia que vejo existir é a dos seres vivos em harmonia com seus respectivos predadores em um processo caótico chamado Vida.

    Responda
  3. Johel Souza Filho

    Sim, um grande exemplo do ser humano em harmonia com a natureza é a ilha de Páscoa. Para onde foram as árvores que não existem mais??? Do mesmo autor de: São os Juros Altos do BC que Causam Inflação Alta e Crise Econômica .

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Bom exemplo. Outros são os ciclos de desmatamento e desertificação que aniquilavam as sociedades dos nativos precolombianos das Américas. O ser humano, à diferença dos aninais, estava tão mal preparado fisicamente para sobreviver que, ou dominava a natureza, ou era extinto por esta. Sobreviveu.

  4. Sérgio Guimarães Thomé

    No excelente livro( sapiens Uma breve história da humanidade), o escritor Israelense, Yuval Harari, deixa bem claro que o ser humano foi o responsável pela extinção de milhares de animais e plantas. E afirma : " erram aqueles que dizem que o ser humano de antigamente vivia em total harmonia com a natureza sem agredi - la. " Admiro o político e agora Ministro da Fazenda, mas acho que o senhor se equivocou no seu livro.

    Responda
    1. juarez araujo

      O desértico e ao que parece ter sofrido de um assustador ataque atômico ,o planeta Marte já foi habitado por seres humanos.O planeta Terra será o que hoje é o planeta vermelho. Pensem nisso.

    2. JOSE ELI DA VEIGA

      Também sou grande admirador. Tanto do político, quanto do intelectual, acadêmico e colega uspiano. Discordâncias de iniciativas teóricas como as que estão no livro ‘OTerceiro Excluído’ são manifestações de muito respeito, deferência e simpatia por seus trabalhos. Ao contrário dos que se abstêm ou, pior, tentam ignorar a importância do livro.