Ilustrada > Ruy Castro toma posse como novo membro da Academia Brasileira de Letras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A Academia é a mais imponente irrelevância do Brasil do século 21. Ainda assim, é divertido acompanhá-la. Parece que foi criada para laurear a primeira geração de acadêmicos - a única que merecia de fato uma academia para si. Apenas duas figuras de incontroverso mérito literário no século 20 foram abrigadas pelas paredes do pequeno trianon: Guimarães Rosa e João Cabral. Em todo caso, o Ruy é um dos poucos que, da composição atual, fazem eco àquela brilhante primeira geração.
Tudo o que mais que se lê e se estuda hoje - Lima Barreto, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Murilo Mendes, Fernando Sabino, Carlos Drummond, Pedro Nava, os Rubens Fonseca e Braga, Paulo Mendes Campos, Mário Quintana, Érico VerÃssimo, etc. - não deve a imortalidade à academia, ao fardão e ao espadim.
aprecio tradição. mas sempre vi a Academia de Letras, como algo elitista, esta coisa da pompa que há, tem um resquÃcio imperialista, muito muito antiquado, penso que apesar de ter tanta gente ilustre nela, não tem nada de útil nesta coisa toda. é uma instituição emblemática, para adular os seus componentes. apenas isto.
Parabéns Ruy, a Academia se sente honrada com sua presença!
Como escritor( tenho dois livros Publicados: Trovas e Aldravias e O Inferno Chamado Brasil) me parece ser de suma importância para a literatura e cultura nacional a eleição de um arquiteto das letras para Academia Brasileira de Letras. Escrever para posteridade não é profissão, mas exclusivamente vocação. Ninguém diz “vou fazer um poema sobre o Amor” se não senti-lo de corpo e alma. Não se pode pensar numa faculdade de “poetologia” ou de prosadores. Escrever, escrever e escrever é dom e emoção.
Nunca uma Cadeira foi tão justa! A Academia Brasileira de Letras tem a honra de receber Ruy. Parabéns, ABL! Amo Ruy Castro.
Esse ai é um "crack"!
Parabéns Rui.
Parabéns Ruy!
Parabéns Ruy.
Parabéns Ruy.Merecido reconhecimento.
Parabéns Ruy Castro!
O primeiro livro que li desse espetacular escritor foi a biografia de Nelson Rodrigues. Ruy Castro é de um talento enorme, seus livros são verdadeiras aulas magnas, sou muito fã deste grande Brasileiro.
Parabéns, e obrigado, Ruy Castro! Em tempos tão difÃceis para nós, sua coluna era como uma centelha de ar fresco, frente a força de um furacão. Foste de enésima bravura, de infinita disposição. Muito obrigado! E, parabéns!
Ruy, Parabéns! Eu gostaria de agradecer também pelo Chega de Saudade, que maravilha para os amantes da MPB como eu!
Parabéns, Ruy. Vc e o Sergio Augusto são os melhores jornalistas em atividade. Vida longa.
Li quase todos os livros deste nosso cronista/escritor . Merece todas as homenagens. Agora, veja só, é imortal , como seus escritos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Ruy Castro toma posse como novo membro da Academia Brasileira de Letras Voltar
Comente este texto