Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Departamento de Energia agora é órgão de espionagem para poder afirmar tal coisa? Muito suspeito.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Razões de Estado explicam tudo ou nada. A depender da conveniência.

    Responda
  3. Berenice Gaspar de Gouveia

    Know-how do exército brasileiro. Não existem provas de que foi obra do laboratório, mas também não tem provas que não foi... A la auditoria das urnas

    Responda
  4. Daniel Poço

    Eu só queria saber mas a imprensa não tem esse interesse (claro!) é se o laboratório chinês que deu origem ao vírus tem mesmo vínculo com a farmaceutica que desenvolveu a vacina! Só isso Interessa!

    Responda
    1. Miro Costa

      Não. Mas o Instituto Nacional de Saúde americano (NIH, na sigla em inglês) repassou US$ 3,7 milhões à EcoHealth, uma entidade não-governamental que tinha parceria com o laboratório de Wuhan, que aplicou US$ 600 mil no dito laboratório, antes que a parceria fosse cancelada, em ABRIL de 2020. Mas atenção: você diz "laboratório chinês que deu origem ao vírus", porém é essa origem que se discute, e que o articulista não deseja, porque isso não teria importância.

  5. Jose L F Trindade

    Pergunta simples: quando o governo da maior potência bélica do planeta, fez qualquer ato que não visasse seus interesses? O presidente é apenas o boneco, no colo do ventríloquo digo, da inteligência. Um dia saberemos com todas as letras o envolvimento secreto entre Moro, Lava Jato e a CIA.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Marisa é Daniel: informem-se antes de ofender. Os EUA tiveram muita influência na lava jato. Queriam Lula e o Brasil fora da diplomacia internacional, Pois se incomodavam com o crescimento econômico e político do Brasil na AL.

    2. Marisa Coan

      Que patético!

    3. Daniel Poço

      Quê? Kkkkkk

  6. Marcos Benassi

    Igor, meu caro, se o cidadãos estadunidenses e brazucas desejam respostas sobre as mortes de seus queridos, não precisam ir até a China: basta que olhem seus próprios presidentes daquele momento. O tratamento da China à investigação de uma epidemia Mundial iniciada em seu território foi indecente; isso posto, é de se olhar com toda desconfiança pra esse tipo de ilação norte-americana: o Iraque e suas "armas químicas" são péssimo precedente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pois Zé, Miro: não percebo - nem me importaria - a "clara admiração". A crítica é racional e instigante, há estudo e tempo de reflexão evidentes.

    2. Miro Costa

      O tema do artigo não é a origem das mortes, desculpe, mas do virus. Esclarecer essa questão deveria ser fundamental quando mais não seja para ensejar o aperfeiçoamento dos protocolos de segurança. É o que se dá por exemplo quando ocorre um acidente aéreo. Mas para o articulista isso não interessa, ou seja, saber verdade é bobagem, e não passa de mera disputa geopolítica. E não interessa porque isso pode prejudicar um regime que ele claramente admira.

  7. Miro Costa

    Interessa trazer a verdade à luz. O que os chineses sempre se negaram ferrenhamente a fazer, bloqueando qualquer iniciativa nesse sentido. E o fazem certamente porque sabem que a verdade lhes é desfavorável. Esconder a verdade é típico dos regimes totalitários, mas gente como Igor Patrick, que sonha com uma ditadura local, vê isso como natural.

    Responda
    1. Miro Costa

      Aos Fernandos Alves: se tivessem algum discernimento, notariam que o tal bolsonarismo de que tanto falam é apenas um modo de argumentar com a única arma da estupidez, nada tendo a ver com uma forma de enxergar o mundo. Assim, vocês, à falta absoluta de embasamento teórico, fazem as vezes de qualquer Bozo, meros bípedes arbóreos, e ainda pretendem atribuir nos outros suas próprias preferências primitvas, demonstradas na prática. Algum argumento civilizado?

    2. Fernando Alves

      Duro é alguém ainda dar bola pro cachorrinho do Bozo.

    3. Miro Costa

      Ok, vamos aos indícios fora das agências americanas: já negaram a origem no laboratório de Wuhan, e agora mudaram de ideia: a OMS, a revista Nature Medicine, a CNN, o NYT, o WSJ... Você pode não acreditar, mas eu conheço essas publicações, direta ou indiretamente, e também assino e LEIO jornais como o Times (UK), o Figaro (Paris), o DN (Portugal) há tempos. Mas se isso não importa, pense no seguinte: por que o PC chinês se nega a cooperar mesmo com a OMS para esclarecer a questão?

    4. Marcos Benassi

      Miro e Marisa, meus caros e permanentes antípodas, eu não diminuo a importância do desvendar a origem. Talqualmente o articulista -nele mais estofado do que eu - não vejo substância na acusação de "origem laboratorial" do SARS-CoV-2, a partir de variadas fontes. É isso de que ele fala, e essa é a posição que chamo Bípede: racional, informada, que qualifica a fonte. Nada além disso.

    5. Marisa Coan

      Miro, parabéns pelo comentário e pela resposta ao prezadíssimo Marcos e suas marolas.

    6. Miro Costa

      Senhor Marcos, não basta ser bípede para discutir uma questão. É necessário usar um pouco a razão e, ainda, ser honesto. O senhor, por exemplo, neste caso, escamoteia a questão principal - a verdade sobre a origem do virus - para espalhar acusações sobre outras pessoas. Mas valores morais não se definem por comparação - se eles podem, eu também posso, etc. Quem faz isso pode até ser bípede, mas ou não raciocina, ou é amoral.

    7. Marcos Benassi

      Miro, "gente como" o articulista discute a questão em termos Bípedes; especular sobre seus sonhos é tão ruim quanto o departamento de energia dos EUA faz acerca da China. Quanto a esta sua afirmativa sobre os regimes totalitários, não discordo, apenas incluo os sobrinhos de Sam no balaio: o recente caso da Fox News, pra pegar leve, deve ser totalitarismo.

  8. LUCAS OLIVEIRA PEREIRA

    Entre USA e China não há inocentes. A briga pelo poder e influência mundial é suja e desleal. Ótimo exemplo de país cristão o USA (sqn). E uma lição de democracia e transparência da China (sqn).

    Responda
  9. jose luiz ribas

    E óbvio q o regime autocrata do senil Biden age como sempre, tentando defender seu império, so q agora seus desafetos tem força. Provavelmente esse vírus saiu de laboratório das fa's dos EUA

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Fonte: minha cabeça.

    2. Ernesto Dias Junior

      Gênio.