Ross Douthat > Conhecimento se tornou tão complexo que parece ação do sobrenatural Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sempre achei que uma IA jamais entenderia uma piada ou um dito popular, por exemplo. Acho não servem mais como critérios de limites para IA, já ou quase superados. Quais seriam possÃveis critérios intangÃveis para uma IA, afora a consciência claro? Seria uma IA capaz de mitigar constrangimentos por uma gafe indevida?
A IA nunca vai entender uma piada nem um dito popular, dado que ela não entende nada. Ela só tem dados textuais ou de qualquer tipo em formato digital e faz cálculos sobre eles. É apenas computação no sentido mais formal da palavra. Não tem inteligência pelo simples fato de que não programamos inteligência, programamos apenas soluções projetadas por humanos para problemas especÃficos.
A única esperança válida quanto à I.A. é de que ela nos livre dos deuses e dos crentes.
Avicena, filósofo persa do séc XIX, com o experimento mental do "Homem Voador", defendia que mesmo sem os sentidos um ser pode saber que existe. Isso ficou na religião. Que conhecimento teria uma pessoa que vivesse imersa num vácuo absoluto. Ela seria razão pura, mas sem nada para processar. A IA é isso, que além de limitada, só processa o que fornecemos para ela. Sem vida e sem um corpo, apenas faz cálculos. Se um dia ela pode vir saber que existe só com isso, eu duvido.
Correção, filósofo do séc XI.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ross Douthat > Conhecimento se tornou tão complexo que parece ação do sobrenatural Voltar
Comente este texto