Marcus Melo > O presidencialismo facilita o populismo?: instituições e sobrevivência das democracias Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hercilio Silva

    O argumento não se sustenta, Hitler não teria chegado ao poder no presidencialismo com 2 turnos por exemplo. Chegou a primeiro ministro com 1/3 dos votos. E com o poder na mão eliminou o parlamento, antes excluiu a esquerda com apoio dos demais, não é o modelo, é a conjuntura.

    Responda
  2. José Cardoso

    O sistema presidencialista é superior. O eleitor é duplamente representado: pelo presidente eleito diretamente, e pelo deputado e senador. As tensões entre os poderes são parte do jogo, e um presidente populista não deve achar que pode passar por cima do congresso. Nesse caso costuma acabar mal e desocupando o palácio antes da hora.

    Responda
    1. marco celio

      O sistema presidencialista é superior.... Claro que sim, pois recebe dos eleitores o direito de exercer sua superioridade. O eleitor não percebe a imensa desigualdade entre seu salário e de quem o representa. Veja portanto, que é falaciosa a ideia de luta de classe, onde mora o conflito entre a burguesia e o proletariado. A elite só existe e domina pq recebeu poderes para isto. Ninguém pode desconhecer que existe uma elite que se afirma no direito recebido de eleitores desprovidos cérebelo.

  3. Dario Lima

    O jornalismo brasileiro é rasteiro, a ponto de intitular Lula como extrema esquerda e Bolsonaro, um Facista Ignorante, de direita. A palavra "populismo" é a forma de intitular homens designados pelos mandatários, pra desviar a atenção do quanto "museravel" é o ser humano que mantém a miséria que atinge 70% da população mundial.

    Responda
  4. Marcos Mallez

    Siiiimmmmm! Populismo é mau. Elitismo é que o tal. Mas não vamos chamar de elitismo: Chamaremos de tecnicismo. Economia não é para as massas. As massas só servem de exército de reserva de mão de obra. Bom é acabar com o Estado para que os aparatos da produção sigam possantes nas mãos das elites enquanto a maioria trabalha como leões para ter apenas o alimento. Vamos tirar o populismo (com ou sem hipocrisia). Viva à exploração pura e simples.

    Responda
  5. Augusto Nardin

    O problema já parte do título, tratando populismo como algo ruim. Governos populares que redistribuem renda e atendem às necessidades básicas da dignidade da população mais pobre são louváveis.

    Responda
    1. Marcos Mallez

      É que ele quer igualar o governo popular ao fascismo. Tática velha. Não é a toa que Bolsonaro vomitava aos quatro ventos que o partido nazista era da esquerda...

  6. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Penso que o autor não tem dimensão do significado de populismo. Aliás, isso costumeiro no jornalismo brasileiro, especialmente, o desta Folha.

    Responda
  7. José Eduardo de Oliveira

    Existem coisas na política que são inacreditáveis, Abraham Lincoln, foi presidente do EUA, de 1860 a 1865, quando foi assassinado por um golpista mau perdedor. E o mais incrível que ele era do Partido Republicano, responsável pela abolição da escravatura. Aqui, as principais leis abolicionistas, pre-Lei Ãurea, foram aprovadas pelo Partido Conservador...naquela época os homens e os partidos eram mais sérios e lúcidos.

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    No Brasil nada dá certo, porque só temos políticos errados, sejam civis, militares, eclesiástico. noventa e nove por cento são corruptos, mentirosos, ímpios e fdp, seja que gênero for, já nascem estragados, geneticamente derrancados...como diria meu pai...só pensam em roubar, roubar e roubar...

    Responda
  9. MATEUS VAZ DE S Sá

    Ainda assim, mil vezes melhor o populismo do que o militarismo.

    Responda
  10. Jorge Rodrigues

    Um dos principais defeitos da democracia é permitir a eleição de pessoas ineptas, irresponsáveis e acometidas de desvios éticos. Tais pessoas quando assumem o governo querem mantê-lo por longo tempo e, para isto, abusam do populismo e passam a governar prioritariamente para os setores da sociedade que as ajudaram a se eleger. A democracia tem graves defeitos mas continua insubstituível. Mas é imprescindível que se aprimore.

    Responda
  11. Nelson Vidal Gomes

    Nada disso se aplica ao Brasil ante um Presidencialismo insepulto. Só nos resta enterrá-lo. Que venha por Emenda Constitucional urgente e já o Parlamentarismo ou o semi-Presidencialismo. E não se diga que será golpe porque não existe golpe parlamentar, ou é golpe ou é parlamentar. A Teoria Geral do Estado não registra essa figura híbrida. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Meu caro, que interessante esse conjunto de dados de erosão democrática... De se passar uma manhã no computador brincando de exploração da floresta. A discussão fica muito comprimida no artigo de jornal, né, Marcus? Mas, pra quem olha como não-especialista, a combinação da estridência de vozes minoritárias com o interesse de grupos economicamente poderosos (mídia inclusa), tende a ter grande efeito: EUA, Inglaterra e Brasil são bons e recentes exemplos da mistureba tóxica.

    Responda
  13. marco celio

    A definição do que é democracia não encontra significado prático. Se for vontade do povo, liberdade em tudo e igualdade de direitos, então resta lembrar que povo não tem vontade, tem desejos. Ademais, se fosse o que dizem que é, então seria vazio o discurso burguesia x proletariado posto que é o povo quem elege a elite q os representa. O povo é refém e escravo num regime democrático. A elite é a afirmação da ignorância popular.

    Responda
  14. Valter Junior

    Primeiro é necessário definir populismo?

    Responda
  15. PAULO CURY

    um presidente pode ser deposto, tivemos dois em menos de 30 anos, o problema são os acordos internos e a falta de caracter de quem deveria propor o impeachment . O medo de ser deposto já seria suficiente para acalmar os mais exaltados

    Responda
  16. Benedicto Ismael Dutra

    Como sempre o mal está na falta de ética das autoridade governante. É o abandono dos propósitos para os quais está no poder, pelas vaidades, cobiças e objetivos sem transparência. Antes mesmo do econômico, a meta das autoridades deve ser o continuado aprimoramento da humanidade, estando isso na base, tudo o mais seguirá uma trajetória beneficiadora das condições gerais de vida e aprimoramento da qualidade humana.

    Responda
  17. Felipe José

    O parlamentarismo não garante um regime democrático - Hungria, Turquia e Polônia estão aí para provar isso - mas ainda é um sistema político melhor que o presidencialismo. As democracias mais estáveis do mundo ainda são parlamentaristas, enquanto os países presidencialistas, até mesmo os EUA, vivem em crises institucionais.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.