Luiz Felipe Pondé > Redes sociais dão voz ao discurso de ódio porque são democráticas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Tenho que discordar do Pondé. Infelizmente, as redes sociais têm um enorme poder de difundir fake news - robôs, disparos em massa, mentiras, ódio - e com isso acabar com os sistemas democráticos. Ou seja, tem que existir algum controle , caso contrário viveremos o vale tudo e a barbárie.
Que horrÃvel! Praticamente fazendo apologia do discurso do ódio ao confrontá-lo com a democracia! Não há espaço para o discurso do ódio, em qualquer tipo de mÃdia. Isto é o básico em qualquer democracia. Ou o filosofo ainda tem dúvida? O discurso do ódio leva a assassinatos, à preconceitos, fere e não combina com a democracia. E dizer que Janio de Freitas foi demitido e restou este senhor!
Discordar, argumentar, é uma coisa. Querer retirar direitos dos outros, ameaçar, fazer discurso de ódio ou discriminatório, fake news, são coisas completamente diferentes!
Que artigo mais baixo nÃvel. E ainda é professor da PUC? Parece um ressentido. Eu tenho crÃticas à esquerda mais radical que quer impedir pessoas de falar: quando Holiday, a quem eu detesto, foi proibido de falar na Unicamp, achei um absurdo. Já me disseram que é proibido, inclusive criticar as cotas. Eu discordo. Mas o discurso de ódio, a desinformação em temas cruciais, isso deve acabar: pessoas dizendo que a Evolução não existiu, que vacinas causam câncer, que as urnas são fraudadas? Não!
Não pode criticar isso porque o Ãdolo do Pondé disse que vacinas causam HIV.
Que ridÃculo. Em que mundo é paÃs vÃdeo Pondé, nesses quatro anos? Uma viúva..
*Em que mundo e paÃs viveu Pondé..
"Delenda est Cartago" pondé sendo pondé. Em todos seus panfletos nunca pode faltar o PT. Pouco importa o assunto, o "filosofo" inteligentão sempre o torce para incluir o PT. É sua peça de resistência e sua maneira de agradar as viúvas do olavo de carvalho a quem tenta substituir no reacionarismo.
Dizer que desinformação é quase sempre aquilo do qual discordo é irresponsabilidade intelectual, sr. Pondé. O senhor tem toda a liberdade do mundo de ser de direita, mas o senhor não pode ser irresponsável e negar que a indústria da desinformação ataca a democracia. Isso não tem a ver com ser de esquerda ou direito. Tem a ver com bom senso.
Para alguém que se acha tão inteligente, Ponde tem se mostrado bem bu.r.r.o.
Tédio, de fato.
Eu não entendi, foi subtraÃdo do perfil democrático a responsabilidade pelo ato?
Cuka Pondéka sendo sempre ela mesma!
O Pondé tem que aprender a diferenciar informações dissipadas por robôs, com intuito de efeito manada, de opiniões de pessoas reais. O problema não é o tio do ZAP, o problema é o robô que manipula as redes. O tio do ZAP pode e deve falar o que nem entende.
Só vim aqui ler os comentários, quase sempre são melhores que os textos, e por vezes nem os leio, pois os leitores fazem as análises boas ou ruins . Gracias!
Sinto muito afirmar, mas o sr. Ponde está cada vez mais se consolidando como o grande filósofo dos tempos bolsonaroides. Oh minha cara FSP, vamos melhorar o nÃvel jornalÃstico, per favore!
De ConcÃlios Pondé não entende, de discurso de ódio, não disse nada, deu uma de psdb, ficou no muro.
Pondé não dá, né folha. Desisti desse jornal!
Parece que o Pondé do alto de toda sua cultura não entendeu que desinformação = mentira. Podemos ser contra uma idéia mas não podemos ser mentirosos ou dissimulados como o autor.
Deixe eu entender...Caso 10 comentários aqui abaixo disserem que o articulista é um embusteiro e eu disser que ele não é, serei eu um desinformado porque discordo da voz corrente, simples assim? Então a desinformação é porque discordo. Assim se alguém me apresentar a um cadáver insepulto e putrefato poderei dizer que ali existe a vida e se trata de mera desinformação defunticia! Tua ausência preenche um vazio imenso. .
Exatamente ,Alfredo. Espero estar desinformado sobre ele e que todos confirmem que é num embuste.
Se forem comentários desprovidos de verdade então são mentirosos. Mas se forem baseados no texto próprio do autor então não é mais questão de opinião e o senhor é um desinformado.
De tudo que esse cidadão falou, só entendi a parte em que ele diz que "a educação não consegue educar os alunos em quase nada". Sim. E isso ocorre, porque a educação tem péssimo professores(as) ou profissional de educacao desqualificados(as) como ele.
Valdir, a culpa não é apenas dos maus professores, muitos não querem aprender, tem preguiça de estudar e preferem outros passatempos, etc.O professor não faz milagres.
Alguém precisa falar pro Pondé que segunda a convenção de Genebra, Israel é um Estado Criminoso, pois colonizou terras ocupadas durante uma guerra (Cisjordânia). Pondé, vc diz que desinformação é tudo aquilo de que eu não gosto? Isso inclui dizer que a vacina contra a Covid transmite AIDS? Misericórdia!
Celso Francisco Ferro: ele sabe de tudo isso, usou 1/4 do texto acima para insinuar que quando alguém critica a politica do governo do estado de Israel que mantém a ocupação e colonização ilegal do territorio palestino, este alguém está usando discurso de ódio.
Haja fel! Ele é cla/ra/mente ranc/oroso com a sua insig/nificancia na Academia.
O engajamento que gera suas bobagens semanais é o que mantém ainda escrevendo neste espaço.
Examine melhor o trabalho da UNESCO antes de ser preconceituoso. Abu Simbel lhe diz algo?
A banalização do uso da palavra "democrática" conduz a distorções. Desde a sua origem, era na polis, no espaço público, que os cidadãos se encontravam para debater e decidir o futuro da cidade. As redes sociais são um arremedo de espaço democrático, pois ali cada qual lança sentenças, acusações, agressões conforme lhe der na telha.
Faz parte da estratégia de certo grupo subverter o sentido dos termos que representam valores que são a base da sociedade. Com isso, quebra-se a sociedade, e cria-se grupos que deixam de estar unidos por valores universais e passam a estar unidos por "novos valores", que são sempre representados por uma pessoa ou grupo de pessoas. Disso vem o ódio de pessoas contra seus amigos e parentes ou pessoas que admiravam apenas por causa do voto dessas pessoas.
De onde não se espera nada de bom é que nada de bom vem mesmo.
Como sempre, Pondé sendo Pondé. Ora, pois: 'Desinformação é, quase sempre, aquilo do qual discordo, um mercado selvagem de conteúdos'. Se Trump e Bolsonaro são o sintoma, gente como você, Pondé, são a causa. Folha, tem mesmo que dar espaço pra esse 'causa' de patologias sociais? Infelizmente, tem, poderia dizer a FSP. É verdade! Assim, são feitas as democracias. Mas, mesmo as democracias precisam estabelecer limites. Exemplo: Não se pode atentar contra a República, os poderes/instituições e a
própria democracia. Mentiras proferidas nas redes sociais, por profissionais (diplomados ou não) de comunicação são sementes 'joio' para tal. A democracia deve regulamentar isso. Agora, vou ver os comentários de Paulo Ghiraldelli ao artigo de Pondé. Ah! A democracia é uma delÃcia!
Este texto ilustra belamente a má-fé da desinformação, escrito por um filósofo em um dos mais importantes jornais do paÃs. Por exemplo, ele escreve: “A esquerda é contra os judeus desde o antissemitismo stalinista. Mas tudo bem. Cada um é cada um.”. O objetivo deste trecho escrito pelo autor é raso e parece feito propositalmente para confundir, pois o oposto desta afirmação também é verdadeira; ou seja, a extra-direita nazista também era antissemita.
Gosto da provocação do Pondé. Ainda assim, vejo que as redes sociais estão sendo mais destrutivas com o passar do tempo. Não sei qual o tratamento.
CÃnicos! Aceitavam boletins da Gangue Moro Deltan Delagnol, onde esperavam para manchetes jornais TVs abertas fechadas! Se juntaram gangues para sequestrar Lula! Essa FSP, ESTADÃO, GLOBO PORTA-VOZES DA SS CURITIBA! Nunca pediram desculpas pelos males contra Estadista Lula! Esse texto, péssimo, defende psicopatas mentirosos, mas, divulgam tudo!
Esse cara parece que se especializou em falar me-r-da. Talvez um espanador no lugar certo fosse melhor para aparecer.
Pondé deu entrevista ao canal "RedCast" no YouTube. Esse "RedCast" é um covil de adeptos do RedPill.
creio que o alvo do Pondé não foi a censura à s fake-news, mas a censura a opiniões "politicamente incorretas" ou a ideias polÃticas contrárias. Por exemplo, por que censurar opiniões contra a democracia ou qualquer outro sistema polÃtico? Assim, em tese, o Pondé está correto, mas creio que as opiniões via redes sociais precisam sim de alguns limites.
Tem vezes que é melhor mesmo não saber ler. Esse texto à frankenstein é tudo que diz criticar. Uma cÃrculo de ideias abstratas, mal fundamentadas e horas mentirosas para que as coisas permaneçam estagnadas. Mas talvez exista uma razão, espaços como esse são como são pois são democráticos e temos que aceitar que textos medÃocres ocuparam um espaço privilegiado, mesmo não encaixando muito bem nem mesmo num fanzine de poste
Qualquer um poderia na rua esbravejar seu discurso de ódio, a diferença é o alcance das redes sociais. Qualquer um pode cometer crime, pois o livre arbÃtrio é democrático, só que responderá pelo crime. Quem disseminar o discurso de ódio responderá criminalmente por isso e terá seus discursos deletados, pois se ficar na rede estará continuando com o crime, e assim como o criminoso é retirado do convÃvio com a sociedade, o disseminador perderá o direito das redes, retirado do convÃvio virtual. Ok?
Escritor , ensaÃsta e filósofo , é o que diz seu currÃculo . Ele criou o ódio democrático. Será que ele acredita e pratica o que diz ?
O que dizer de um sujeito que iguala disseminação de desinformação e expressão de dissenso?!
o fim do mundo está próximo - Apocalipse, cap. vinte e cinco, verso quinze .
Esse pseudo filósofo é um sujeito que não deverÃamos levar a sério
Luizinho conhece Humberto Eco? Creio que não. Eco é muito inteligentinho para o guru do conser vadorismo brasileiro, como se coloca Luizinho para sua claque. Admirador de Olavo de Carvalho, que das tre vas onde está certemente comemora mais um texto de auto ajuda de seu discÃpulo.
Lamentável, para dizer o mÃnimo sobre a tese do missivista! Fake News é democracia, liberdade de expressão?! Umberto Eco deve estar se revirando em seu túmulo...
Censura.
Parabéns. Bom quando alguém sai do foco e enxerga em perspectiva. As redes sociais são uma realidade de época. Estabelecidas e certamente democráticas. A censura aos seus supostos malefÃcios deve vir da própria sociedade e não de controles de quem está contrariado.
CarÃssimo, cometer crime com certeza é democrático, arcar com as consequências é civilizatório. Me parece que transformar desinformação em discordância e limite em sensura é uma visão tão simplista que não dá pra levar em conta. Mas pelo o que eu tenho visto talvez tenhamos aqui um novo Olavo.
Desculpa, o celular escreveu censura com s. Rsr
Desinformar não é só tirar o doce?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Redes sociais dão voz ao discurso de ódio porque são democráticas Voltar
Comente este texto