Opinião > O Brasil é campeão mundial de juros? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. paulo werner

    Alguém aí ficou convencido? Alguém aí contemplado na comparação com o México? Alguém aí satisfeito com o uso da referência móvel dos “últimos 12 meses”? Alguém aí saiu da leitura convicto de que aqui não se pratica as maiores taxas de juros reais do mundo?

    Responda
  2. Roberto Pimenta

    O título do artigo pergunta se o Brasil é campeão mundial de juros. Mas o artigo entra em minúcias para concluir apenas que a taxa de juros real do Brasil é igual à do México... Falaram, gastaram toda a sua sapiência, mas... Não responderam objetivamente à pergunta. Ou será que o mundo dos autores se resume ao México?????? Um bom exemplo da arte de falar muito e não dizer quase nada.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Uma coisa é a Selic. Outra coisa a consequência sobre o serviço da dívida. A primeira é o rabo, a segunda o cachorro. O Brasil já chegou a pagar o equivalente a 14% do PIB em juros e encargos financeiros sobre a dívida pública interna no final da Era FHC. Sem falar na dívida externa, que eram outros 500, pelo menos até 2007. Assim, não resta dúvida de que o BC, tanto antes quanto agora, não pode errar como já o fez no passado remoto e recente. Chegou a hora da auditoria geral: BC; JURO; DÃVIDA!

    Responda
  4. Marcelo Magalhães

    O México tem 18% abaixo da linha da pobreza, enquanto o Brasil tem 29,4%. Grupo esfera representa os endinheirados, que não pagam impostos, que conseguem empréstimos com juros subsidiados e que se apossam do dinheiro público por serem acumuladores gananciosos. Como tem coragem de publicar tecnicalidades totalmente desconexas, que estando certo ou errado não muda em nada o fato dos juros altos brasileiros estarem enchendo os bolsos dos ricos e impedindo o país de produzir.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      ?

  5. José Cardoso

    Os juros reais de curto prazo do BC do México estiveram em 1.1% em média ao longo dos últimos 10 anos, contra 3.1% em média no Brasil. Realmente somos campeões históricos. Mas nos últimos 4 anos a coisa se inverteu: 1.6% lá contra 1.1% aqui em média. A situação atual é anômala, e tem um pouco a ver com a desconfiança do compromisso do governo em relação às contas públicas e à inflação. O populismo de lá parece mais responsável que o(s) daqui.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Parágrafo único. Ou seja, o que chamam de populismo são premissas constitucionais. Mas ao contrário disso, a aventura neoliberal que deu o golpe na Dilma, levou 125 milhões de brasileiros à insegurança alimentar e 33 milhões à fome. É sorte que voltamos a ter um governo constitucionalista.

  6. Diego Suzuki Alves

    Parabéns ao colunista, trouxe uma informação nova (pelo menos para mim). É sempre bom entender que problema complexo não tem solução simples. Uma pena que os comentários sejam sempre críticas e agressividade quando não corroboram as opiniões pessoais de quem comenta.

    Responda
  7. João Vergílio Gallerani Cuter

    "Não reclamem dos juros, pois, comparados ao México, até que estamos bem." É isso? Se essa é a conclusão, fica difícil saber para que perder tempo com argumentos. Ficamos aguardando a demonstração de que, comparados a Botswana, até que estamos bem. Se tiverem um tempinho, demonstrem também que um Banco Central que tem como uma de suas metas o pleno emprego está justificado a subir a taxa Selic para um nível no qual apenas o México, depois de muita contorção, consegue nos fazer sombra.

    Responda
    1. Roberto Pimenta

      pelo jeito, o mundo dos articulistas se resume ao México...

    2. José Cardoso

      Botswana é um país muito pequeno. Já o México é bem comparável ao Brasil, tanto em renda por habitante como em tamanho de população. Os números do artigo me parecem meio confusos, mas não há país mais adequado para nos compararmos.

  8. Cláudio Rodrigues

    Lindo artigo, só prá dizer quem está pior, Santos ou Ituano?

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Puxa, que peninha, Senho@s. Quanto às previsões, é o que poderemos ver, um dia após o outro: não se esqueçam de voltar a estas páginas em 24 meses, tá? Aí aquilataremos o valor pitonísico do artigo. Até lá.

    Responda
  10. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Aí concluímos que o Brasil está ruim, mas talvez, o México esteja pior. Seria mais interessante saber qual a população mais endividada do mundo e qual a relação deste endividamento com os juros altos? Para (não) variar, os pobres sofrem mais com essa política maluca de juros estratosféricos do que os ricos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.