Alvaro Costa e Silva > Trem-bala é sonho de outro mundo Voltar
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A grande vantagem do trem bala seria a possibilidade de desativar o aeroporto de Congonhas. Se os moradores de Moema, Vila OlÃmpia e outros bairros flagelados pelo barulho financiassem o projeto quem sabe... Ou isso, ou a instalação de vidros a prova de som em todas as janelas, o que for mais barato.
Sim, sonho de outro mundo. Um mundo normal sem conchavos, arranjos e desvios. (Claudia F.)
Ni passado mais remoto, pelo menos até is anos 70, o trem de prata saÃa da Central do Brasil à s 23h e chegava na Estação da Luz em São Paulo ás 8h. Climatizado, com cabines par 1 ou 2 pessoas, era uma delÃcia. A sua bilheteria ainda está lá na Central. Fiz muito essa viagem
Os exemplos que a coluna expõe mostram a vergonhosa contradição no Rio de Janeiro. A privatização da barca só serve se der lucro e o ônibus com ar condicionado só funciona no inverno. Revoltante. Em São Paulo a privatização de duas linhas urbanas de tremtambém piorou e muito o serviço. Então, é necessário o alerta: essa empresa "trem bala na agulha"? Eu, modesto viajante da Dutra, sigo no Busão, quando possÃvel na janela e com parada pro lanche ali em Resende. Boa viagem
Quem quiser explicações detalhadas e sensatas que pergunte à Dilma.
Entendo que tanto se fala em modernizar o Brasil sem conseguir, que tudo parece piada. A própria palavra "trem-bala" soa deslocada. Entretanto, fazer um trem rapido entre duas megalópoles, que juntas tem mais de 25 milhões de habitantes, separadas por menos de 500 Km, é coisa que jà deveria ter sido feita ha muito tempo. Trata-se de tecnologia de base. Vamos sair do complexo de vira-latas? Se a gente não consegue fazer nem isso, então o Brasil està de fato fadado ao fracasso.
Pois é, Filipo, "...um trem rápido entre duas megalópoles... é coisa que já deveria ter sido feita há muito tempo": a chave é o "muito tempo"! A rede ferroviária brasileira foi sucateada em favor do transporte rodoviário, perdeu-se completamente a noção do transporte de passageiros por este modal. Que tal usar parte dos 50 bi para ir "reacostumando" o brasileiro com os trilhos em redes metropolitanas e redes "intercities" como entre S. Paulo e Campinas, refazer a antiga Santos-Jundia�
Subdesenvolvimento não se improvisa, é uma obra de séculos, como já disse Nelson Rodrigues.
Ãlvaro Costa e Silva, gosto muito do que você escreve e pensa. Por isso, acho que posso dar um toque: não caia nesse habito do jornalismo da Folha, de escu lhambar algo que pode ser legal usando como exemplo a ideia de que a escul hambação é tanta neste paÃs que nem vale a.peba pensar em.coisas.legais ,civilizadas, a que só têm direito quando se está na Europa a passeio. Besteira. O trem bala tem potencial, sim. É preciso ter alma de Lula para implementar isso.
Bráulio, eu também acho que devemos ter projetos ambiciosos e levá-los a sério, mas acredito que a seriedade evita "saltos quânticos". Num paÃs em que a sua cidade maior e mais rica não consegue ter um sistema de transporte metropolitano apresentável (nem vou falar no Rio, onde moro...), um trem-bala é algo absolutamente irreal. No Brasil há uma tradição de superprojetos que custam fábulas e não são finalizados ou são, mas não funcionam. E sempre a um custo final muito maior do que o previsto!
Não conseguem terminar o monotrilho, o rodoanel norte Â… eu até ia rir dessa ideia mas aà lembrei q tem muita gente interessada nos benefÃcios dessa obra $$$$$$$$$$$$$$
Realmente é muito estranho a Ccr dizer que a centenária linha de barcas Rio Niterói dá prejuÃzo.
A Supervia na capital Fluminense também alega que à s ferrovias dão prejuÃzo.
Complemento a matéria lembrando a Linha 3 do Metrô Fluminense. Planejada na época dos governos militares junto com a linha 1 e 2 da capital a 3 partiria de Niterói.
Até a Dilma na campanha da reeleição prometeu que faria a linha 3.
Pura verdade este artigo.
Antes de fazer trem bala construam metrô que preste em BH, Fortaleza, Salvador, Recife, BrasÃlia e Porto Alegre. Mais barato e mais útil. Isso tudo depois de colocar esgoto e água tratada nas periferias, escola em tempo integral, zerar a fila do SUS e ter moradia para todos. Aà sim, o trem bala deve ser feito.
Privatização no Brasil é capitalismo sem riscos. Nosso dinheiro é entregue de mãos beijadas para quem dá mais nas campanhas eleitorais. O sistema BRT está sendo todo reformado com dinheiro público, entregam à iniciiativa privada, deprendam, lucram e largam tudo nas mãos da prefeitura, que encampa, reforma, compra ônibus novos, recapeam todo o trajeto e torna a entregar nas mãos dos empresários sem riscos e sem prejuÃzo.
Quem estuda seriamente a relação Estado/Mercado já sabe analisar a dinâmica desta sociedade do Ka=pital. O povo, ora, esse é um mero detalhe…
Sempre essa ccr ,essa empresa só atrasa o Brasil será que não tem alguém no governo que não vê isso cobra caro por um serviço porcamente prestado
Assim não da. O jornalista é uma pessoa esclarecida, ao menos estudou. Então amigo, faça critica, aponte erro, mas seja construtivo, seja evolutivo, apoie , incentive, cobre a execução do projeto, não faça o jogo das aéreas. Pô seja jornalista ou ceda o espaço para outro.
Paulo, a pior coisa que jornalista poderia fazer seria apoiar, incentivar, cobrar a execução do projeto. Esta iniciativa não tem a menor seriedade, quer provocar raios num céu azul, fazer chover sem nuvens de chuva. Eu já peguei o Trem de Prata e nunca me esqueci das periferias horrorosas pelas quais ele teve que passar se arrastando. Para um trem passar a 300km/h seria necessário eliminar incontáveis favelas pelo caminho, murar todo o percurso e vigiar cada metro para evitar roubo de cabeação.
Meu caro, trem bala é sonho de uma noite de verão.
Vivemos completamente fora da realidade.
Trem-bala no Brasil, que detonou suas ferrovias há gerações... É a piada feita! Há décadas eu viajo nos trens europeus, inclusive nos de alta velocidade - peguei o TGV com um aninho de idade! É óbvio que este tipo de transporte só faz sentido em paÃses com grande tradição de transporte ferroviário, com malhas extensas e perfeitamente funcionais, onde pegar trem é um hábito diário de todos. Exatamente o que o Brasil não é! O que pode ser é uma formidável roubalheira sendo armada!...
Linha de TGV só passa TGV. Investimento bilionário do estado. Brasil está longe de ter um
Como seria bom poder ir de São Paulo ao Rio de trem, nem precisava ser bala. Como a viagem de ônibus leva cerca de sete horas, se ele fizesse em menos de quatro, a um preço competitivo, já valeria a pena. E talvez os trilhos pudessem ser usados para transportar mercadorias também. Mas com as questões ambientais e de engenharia envolvidas, esse projeto de cinquenta bilhões tá com cara de que vai dar em mais de cem. E tomara que um dê pra voltar a ir pra Santos de trem.
Vou mandar um chavão/clichê: estamos abandonados à própria sorte, seja no Rio, Belém ou em qualquer lugar desse Brasil varonil!
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