Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mozart Cabral

    Por que será que o articulista não comenta o que o bozo disse em ato falho, que o "presente" fora "acertado" com os Emirados Árabes, que não sabe a diferença deste país com a Arábia Saudita que lhe deu as joias como propina pela venda da Refinaria Landulpho Alves na Bahia pela metade do preço de mercado.

    Responda
  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Vai a leilão. Aí vai um goiabeira da dama res e compra.

    Responda
  3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Não houve nada. Só um almi rante mul a

    Responda
  4. Fernando Alves

    O governo Bozo não teve esquemas bilionários porque comprou os votos com o orçamento secreto e aprovou a PEC da compra de votos às claras e só ouvimos gemidos tímidos da imprensa. Se fosse da esquerda, os mesmos jornalistas e colunistas aplaudiriam quando o Mor(t)o condenasse em tempo recorde a pena de morte com execução imediata do presidente, e o Vidas Bôas obrigasse o STF a validar a condenação sob ameaça de dar um golpe.

    Responda
  5. Eulalia Moreno

    Não se trata de desconfiar na imprensa profissional simplesmente me estranha a demora de um caso dessa envergadura vir à tona apenas gora.Quem se calou e quem agora falou? E se só falou agora, qual a razão? Receio ? A prática miliciana da família Bolsonaro é assustadora. E o Estadão tem todo o direito de preservar as suas fontes.

    Responda
  6. Luiz Fregonesi

    Hélio, vou corrigir a mão: o 'padrão famiglia Bolsonaro' não está naquilo que você chama de "baixo clero dos esquemas", até por que os bilhões para o centrão e cia não faltaram. O padrão desta calhorda se encontra no fato deles fazerem as coisas erradas através de soldadinhos, melhor, através de 'milicianos' de vários matizes e status, esquema este testado e aprovado no Rio de Janeiro, seu ecossistema fundante.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Bateu-me um olor siciliano oriundo do lusco-fusco da passagem do séc. XIX para o XX... Não viria de lá, salvo avaria grossa, o ecossistema fundante do modus operandi?

  7. Eulalia Moreno

    Só uma coisa me surpreende: essas jóias repousam nos cofres da Receita Federal desde outubro de 2021, Bolsonaro ainda presidente. O Estadao só denunciou isso agora, por que? Quem foi o " Garganta Funda"? Ninguém falaria antes? Os auditores da Receita não dariam com a " linguá nos dentes" antes? Esperavam o que? Uma reeleição que resolveria o problema? Acho que a eleição de Lula abriu uma caixa de Pandora bem maior do que a gente pensava. A estrutura do Estado estava minada.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Pelo que se deduz da leitura das reportagens, a Receita Federal segura os bens apreendidos por um tempo, depois , não sendo procurado por ninguém , vai para leilão. No caso aí, apesar da insistência, é de se louvar a atitude dos Servidores Públicos, por terem seguido o trâmite normal.

    2. Jove Bernardes

      Ou pode ter ocorrido uma exacerbação tal das tentativas de saque do butim por parte de A. K. Bolsonaro que acabou chamando a atenção dos que tinham indícios mas não as confirmações. De todo modo, os caminhos são muitos, não sei se desconfiar da imprensa profissional é o melhor caminho, especialmente quando há demonstrações de que tem sido fonte geradora de alívios e compensações.

  8. José Cardoso

    Não vi ainda uma análise do porque do presente. Normalmente fornecedores mimam os clientes com presentes. O que os sauditas querem vender para nós? Ou só queriam apoio político para seu regime?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      O mascate aboletado na presidência atuou como intermediador de refinarias, ou a notícia não circulou por aí?

    2. Sandra de Amo

      Segundo o que o Fernando Gabeira disse ontem na GloboNews, os presentes foram dados pelo governo da Arábia Saudita no final de 2021, após a Petrobras ter vendido uma refinaria por U$ 1,8 bilhão para um grupo da Arábia Saudita. Na época, o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) alegou que a refinaria foi vendida pela metade do preço que valia. A partir de cálculos estimados pelo instituto, eles avaliavam o valor da refinaria entre 3 e 4 bilhões de U$

  9. José Sobrinho

    Parece mesmo que está faltando uma jóia nesta foto da caixa do colar.

    Responda
  10. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Antes do cheque do Queiroz para a Misheik já tinha o caso da Val do Açaí..

    Responda
    1. Jove Bernardes

      E antes da Val o apartamento para comer gente, e antes do apartamento a homenagem a torturador, e antes da homenagem o anúncio de que não estupraria porque é feia, e antes do estupro o anúncio de que sonegava, sim, antes do anúncio de sonegação o da necessidade de matar uns 30 mil, antes deste último o de que mataria o FHC, antes do FHC... e por aí vai. Escândalos ali nunca faltaram. Mas o gado gosta, que se fazer há-de?

  11. Peter Janos Wechsler

    "No plano mais geral, o que chama a atenção nas denúncias contra Bolsonaro e familiares é o padrão baixo clero dos esquemas. Não vimos sistemas bilionários de desvios de estatais, com o duplo propósito de azeitar o apoio político ao governo e encher os bolsos de alguns escolhidos." Hélio poderia ter deixado mais explícito a quem estava se referindo com "sistemas bilionários". Padrão mequetrefe deplorável e padrão institucional.

    Responda
  12. Ricardo Pereira Ignacio

    Acuse-os do que vc faz e chame-os do que vc é !!!

    Responda
  13. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Sr Hélio, deixaste escapar um pequeno detalhe, que faz pra muito, uma grande diferença: enquanto num governo eram seus subordinados os corruptos, no outro era o próprio e sua família os corruptos

    Responda
    1. jose fior neto fior

      Típico ladrão de galinha. Familia cleptomaníaca.

    2. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Perfeito!!!

  14. Neli de Faria

    Agente Público não pode receber nenhuma espécie de presente. Se receber deve ser incorporado no Tesouro Nacional. Presentes podem ser uma forma de cooptar o agente . Tem um decreto que alude à possibilidade de o Servidor Público, não sei se aplica a agente político, receber presente num determinado valor. Acho esse decreto absurdo: Servidor Público não deve receber de terceiro nem muito obrigado, quanto mais gratificado.

    Responda
  15. Maria Lopes

    Coisas menores tipo rachadinhas eram antes, as oportunidades eram menores mas eram muito aproveitadas. Nesta quatro anos de mansões para todos e muitas viagens e negócios, podem ter acontecido muitas coisas. E dezesseis milhões não é pouco né mesmo? Dizem até que aquelas joias podem valer ainda mais.

    Responda
  16. Alberto A Neto

    Não há como não lembrar de duas frases emblemáticas de Nelson Rodrigues quanto à vida como ela é dos brasileiros; pelo menos de sua indelével dos seus políticos civis e, também, dos seus militares políticos. " O cinismo escorre da face como a água de parede infiltrada". "O brasileiro quando não é pulha na véspera, é safardana no dia seguinte". Se o futuro do país depender da moralidade política dos governantes, o verbo governar só tem como ser conjugado no particípio passado do verbo locupletar.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Nenhum caiu do céu. Foram eleitos pelo povo brasileiro.

  17. Ricardo Pereira Ignacio

    Luladrão

    Responda
  18. Ricardo Pereira Ignacio

    Quem acredita na esquerda ?

    Responda
    1. marilza abrahão

      Todos os que estudam, sustentam seus comentários com análises e opiniões com argumentos e principalmente aqueles que sabem o que é solidariedade humana!

    2. Paulo Augusto

      As pessoas de boa índole...

    3. Neli de Faria

      Não sou Esquerda. Votei para lula pelas crianças da Fauna e da Flora e por aquilo que nem ele e nem o JaEra tem pelo Brasil: amor!Não sou de esquerda. Votei para lula porque o JaEra foi terrivelmente mau presidente, se ele tivesse sido apenas Mau presidente como fora mau militar, teria anulado, como o fiz em dois mil e dezoito. Todo político deve ser cobrado, jamais idolatrado.

  19. Ricardo Pereira Ignacio

    Devemos acreditar no Flávio Dinossauro !!! Gente da melhor estirpe desse país !!!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Devemos acreditar na famiglia?

  20. Ricardo Pereira Ignacio

    Devemos acreditar no ministro da justiça !!! Pessoa da mais honesta índole !!!

    Responda
    1. marilza abrahão

      Como aquela do nosso sul “wasp”?

  21. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Como assim não vimos desvios bilionários ? O orçamento secreto movimentou muito mais recursos públicos do que qualquer outro esquema de corrupção, até mesmo mais do que o Petrolão. Uma estatal foi entregue ao Centrão para manipular como quisesse, licitações fraudulentas foram a regra, obras milionárias desnecessárias, superfaturadas e direcionadas para determinadas empresas foram a regra.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Conclui-se que o erro do Lula foi não ter colocado o Petrolåo e o Mensalão na constituição. Se tivesse colocado, o desvio podia ser dez vezes maior (como foi no orçamento secreto) e tudo bem. A propósito, o Lula foi preso por um triplex que valia um quinto dessas jóias (e a parte da corrupção seria só a reforma), mas ainda vende-se que a corrupção do Bozo é "pequena". O Hélio deve ganhar bem para achar 16 mi pouco.

  22. paulo da silva

    Ter um diplomacia com os países é uma coisa, agora ficar passando pano para autoritários aí não, pois há violência política, cesura, prisões e etc. Diplomacia até para achar uma saída, mas nunca conivência do Estado Brasileiro. O presidente Lula e o PT deve dar a clareza desta posição.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Paulo Da Silva, Não entendo seu comentário.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      ??????

  23. Vicente Batista

    Fico só pensando, alguém quis defender o Bolsonaro, dizendo que se ele quisesse esconder traria as jóias em avião da FAB. Que tipo de presentes pode ter chegado ao país nos aviões da FAB, que não foram pegos???

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Cocaína, temos certeza de que saiu. O que entrou, com a milicada toda cooptada, jamais saberemos.

  24. A A Iuras

    Saiu na mídia: Peculato, descaminho, lavagem de dinheiro - crimes no caso das joias- O ofício encaminhado pelo ministro da Justiça à PF diz: "Os fatos, da forma como se apresentam, podem configurar crimes contra a Administração Pública tipificados no Código Penal, entre outros.

    Responda
  25. A A Iuras

    As joias - apreendidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia vinte e seis de outubro de dois mil e vinte e um e estavam na mochila de um assessor. Por que demorou tanto pra vir à tona? Certamente tem mais coisas debaixo do tapete.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Veio à tona pelo jornalismo investigativo do Estadão, daí o bozofake (poucos dias antes) pregou nas redes sociais que ninguém deveria ler jornais, ver TV ou qualquer mídia. Ele, presidente, não esperava encontrar a integridade de caráter; honestidade e retidão nos funcionários da receita, tão fundamental na administração pública!

  26. A A Iuras

    O inominável tentou matar a galinha de ovos de ouro! Não é um simples la-drao de galinhas

    Responda
  27. A A Iuras

    Saiu na mídia: ex-presidente deu cargo em Paris a chefe da Receita que tentou liberar joias

    Responda
  28. Carlos Pouças

    Bolsonaro é o típico malandro carioca, no sentido literal da palavra (batedor de carteira)

    Responda
  29. Carlos Pouças

    Bolsonaro é o típico malandro carioca, no sentido literal da palavra (batedor de carteira)

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      É paulista.

  30. Julio Moreira

    Resumindo: Ladrão de galinhas.

    Responda
  31. A A Iuras

    Para se ter ideia, esse presentinho do inominável vale dezesseis milhões de reais e os cinquenta e um imóveis comprados em boa parte em dinheiro vivo valem quase vinte e seis milhões de reais. Ou seja, realmente é necessário investigar isso.

    Responda
  32. RICARDO BATISTA

    Mas quem ainda acredita na honestidade dessa família merece mesmo ser enganado. E será que iam vender as joias na Bolsonaro Store? E a venda daquela refinaria por aquele preço...De qualquer forma, parabéns aos dignos funcionários da Receita Federal que honraram a instituição.

    Responda
  33. jose vanzo

    Isto é o que os grandes empreiteiros chamam de taxa de sucesso. Um nome neutro para algo moralmente muito feio. Antes estes gifts eram transportados em notas e dentro das cuecas .Agora são em mochila.

    Responda
    1. André Luiz Coelho Martins

      Lembro ainda daquele Senador bol so na ris tá, que foi além, tentando esconder o dinheiro que estava na cueca, dentro daquele lugarzinho em que o sol não bate rsrsrs