Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Helio Marcengo

    Invasão e depredação. Alô Alexandre de Moraes. Cadeia neles. Terroristas do campo.

    Responda
  2. newton penna

    É lamentável como em pleno séc. XXI, a legítima pretensão à propriedade da terra pelos mais necessitados, ainda é tratada como caso de polícia. Em todos os países desenvolvidos, e até mesmo nos em desenvolvimento, a reforma agrária já ocorreu há muito tempo.

    Responda
  3. Alberto Henrique

    Durante o governo Bolsonaro esses cana-lhas ficaram quietinhos,agora ficaram valentões. Cova4des.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      E não venham me xingar de Bolsonarista,votei contra o genocida.

  4. Alexandre Pereira

    Sem anistia!

    Responda
  5. Nilton Silva

    Daqui a pouco os alienados bolsonaristas voltam a dizer que as moradias subutilizadas vão poder ser invadidas e ninguém vai poder falar nada. Qualquer tipo de invasão ilegal, se é que tem alguma legal, deve ser punida com as penas da lei.

    Responda
  6. NACIB HETTI

    O MST deveria invadir as fazendas dos políticos do Centrão. São mais de cem; a metade improdutiva.

    Responda
  7. Fernando Alves

    Além das mentiras sobre as quais a coluna se sustenta, apontadas por outros comentaristas, é bom comparar a reação imediata de centenas de jornalistas e colunistas porque invadiram uma propriedade de uma empresa multimilionária, mas anos de invasão de terra, expulsão, tortura, estupros, sequestros e assassinatos de indígenas aconteceram sem que nenhum colunista ou jornalista se manifestasse. Pelo visto, cem pés de eucalipto valem mais que milhares de vidas de pobres. Essa é a direita liberal.

    Responda
    1. Adri oliver

      De novo… se falou muito sobre a morte de indígenas e muitas outras coisas. Tanto se falou que o Bozo perdeu as eleições. Mas jornal e colunas não são policias… Lula fez em um mês o Bozo não fez em 4 anos, por o exército p expulsar os invasores das áreas indígenas. E Lula deveria tbm por fim a qq invasões! Ate as do MST!!!

    2. Fernando Alves

      A lei também diz que não pode assassinar indígenas, trabalho escravo, grilar terras, desmatar área de proteção, mas tudo isso acontece há anos e anos sem nenhum direitista liberal reclamar.

    3. Ney Fernando

      Diz a lei que terras produtivas não podem ser destinadas à reforma agrária, e as terras invadidas são produtivas (parece que produzem eucaliptos). Essa é que é a verdade.

    4. Fernando Alves

      O universo que eu vivo é o que os yanomamis foram sistematicamente expulsos, mulheres estupradas, crianças sequestradas, homens assassinados durante quatro anos e nenhum grande veículo de imprensa que se gaba tanto de ter milhares de fontes e jornalistas investigativos descobriu, apesar de várias evidências do que acontecia (vá ver quem tornou público o problema). Já a fazenda, noticiam no mesmo dia e já aparecem mil colunas condenando. Direita liberal é isso, só as vidas ricas importam.

    5. Adri oliver

      Que universo você vive? o que mais se falou nas colunas liberais foi sobre o descaso do Bolsonaro com vidas de pobres e indígenas. Mas tbm não se deve aceitar que um mal seja usado para justificar outro. O MST tem Lula no poder e não buscaram diálogo, partiram p a briga. Invasões de propriedades publica ou privadas por extremistas de esquerda ou direita devem ser punidas. Terrorismo e anarquismo não tem lugar em uma sociedade democrática e civilizada.

  8. José Cardoso

    Já começou a anarquia. Eu achava que ia demorar mais um tempo para o colapso do Estado diante dos baderneiros.

    Responda
  9. Alan Moacir Ferraz

    Lula deve revogar a proibicao de venda do leite in natura direto ao consumidor pois qdo.fez essa insensatez eleminou renda de pequenos produtores rurais e desempregou gente. Parece q.obedeceu loby de grandes produtores. Preco leite anda altissimo para o pobre consumir. Lula tbem aprovou transgenicos prejudicando pequenos produtores e me impedindo de comer pamonha e polenta. Erros cometidos no passado que podem ser corrugudos agira. Oi Marina Silva dá uma força ai explique ao Lula essas evidencia

    Responda
    1. Adri oliver

      Que evidencia companheiro? Liberação de Leite cru vai só aumentar o número de crianças doentes em hospitais. E milho GMO não te impede de comer pamonha, é so colocar menos agrotóxicos no milho. Não é o milho com dna modificado que faz mal, mas sim os agrotoxicos que colocam no milho. Não te culpo pela falta de informação. Fake news e desinformação existe tanto na direita qto na esquerda…a ignorância e a desinformação estão destruindo a sociedade.

  10. Igor Cornelsen

    Não é verdade que todos saem perdendo com a retomada das invasões pelo MST. Bolsonaro e a extrema direita saem ganhando munição para sua campanha para as próximas eleições. Propaganda gratuita. O governo sai perdendo imagem com essa bagunça, mostra-se fraco, indeciso e pouco confiável.

    Responda
  11. Alan Moacir Ferraz

    Tento comer so produtos organicos sem agrotoxico e evito consumir alimentos transgenicos. Pago muito mais caro por isso. Se o MST produz e vai continuar essa producao tem meu total apoio. O agronegocio destroi a natureza e usa até agrotoxico proibido na Europa. A Bayer vende agrotoxico no Brasil proibido na Uniao Europeia. Que a UE proiba isso. Nao somos uma republica bananeira. Que o pequeno produtor de leite possa vender diretamente ao consumidor. Isto foi proibido pelo Lula faz anos.

    Responda
    1. Adri oliver

      Seu papel higiênico é feito de que? São necessários imensas florestas de eucaliptos para fazer o papel higiênico que limpa os traseiros da população. É impossível alimentar, vestir e limpar a população no mundo sem produção em alto escala e sem agricultura moderna. Produção agrícola familiar não daria conta de alimentar 1/5 da população mundial e isto msm que se expandisse por todas as terras disponíveis. Temos que aceitar a dura verdade que a solução p salvar o planeta é controle de população

  12. Helio Marcengo

    Invasão e depredação. Alô Alexandre de Moraes.

    Responda
  13. José Bernardo

    O artigo é capcioso ao sugerir que um movimento local que, segundo divulgação do próprio MST, se deveu a acordo não cumprido pela Suzano, expresse uma política do movimento como um todo, o que não vi vocalizado pelo MST. Todos saem perdendo com meias verdades e distorções dos fatos.

    Responda
  14. eli moura

    o junior tem que aprender que uma meia verdade é uma mentira inteira. A invasão teria sido por quebra de acordo. Um acordo é um contrato, há muitos discursos do juniorzinho sobre o riscos de quebras de mercado e riscos jurídicos, mas para o junior, isto só vale para um dos lados? Tenha vergonhanacara, ainda é tempo de aprender ou junte -se com o estagiário do editorial e va tomar um caju la perto da ponte do rio.

    Responda
  15. José Roberto Pereira

    Nos 48 meses de grilagem, desmatamento record, mercúrio nos rios, genocídio de Yanomamis e bancada do agroTóxico controlando o Estado, o Joelzinho Neoliberalzinho portou-se com um Chihuahua sem cordas vocais. Mas agora o Pitbull raivoso que interrompeu Manuela D'Ávila 37 vezes no Roda-Viva voltou...

    Responda
  16. paulo de almeida

    E como as coisas se encontram: o fazde conta brasileiro com Putin tem a ver com adubo importado de lá, que vai p as monoculturas insustentáveis do agronegócio. Eucalipto é uma delas.

    Responda
  17. paulo de almeida

    - negociação só depois da total desocupação.- Boa: o Lula poderia lembrar da frase ao propor diálogo na invasão da Ucrânia, que não só estão destruindo muita coisa, estão matando e estuprando inclusive vulneráveis. Mundinho.

    Responda
  18. Marcelo Carneiro da Rocha

    Bola foríssima do MST a esta altura do jogo tentar uma jogada dessa .

    Responda
  19. Artur Carmel

    No Brazil, não é o Estado quem faz a Reforma Agrária...Esse papel, nos governos petistas, é delegado ao MST e congêneres...

    Responda
  20. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    Não foi na Bahia que o MST confessou ter trazido a vassoura de bruxa para os cacaueiros, gerando grande prejuízo e desemprego na região de Ilhéus e Itabuna? Pois é, esse movimento é do bem.

    Responda
  21. marcos fernando dauner

    a quem interessa isso tudo ?

    Responda
    1. Adri oliver

      Boa pergunta pq papel higiênico é feito de celulose que é retirado de plantações de eucaliptos. E o MST vai precisar de mto PH pra limpar a gde Ca ga da que fizeram.

  22. Eliane Morosini

    Pobrezinha da Suzano. Tenho muita pena dela e dos investidores. E nada a ver comparar o apoio à democracia do presidente da Suzano com a invasão. Raciocínio turvo, digno de um minion

    Responda
    1. Adri oliver

      Eu sou da esquerda. E Não acho que é uma questão de ter pena da Suzano. É uma questão de respeitar areas produtivas e privadas. O MST se parece cada vez mais c os terroristas que invadiram e quebraram os prédios públicos em Brasília. O MST tem seu maior aliado, Lula, no governo e deram um tiro no pe, mostrando que preferem atitudes terroristas ao invés do dialogo. MST se mostram serem Terroristas como os Bolsonaristas de 8/1.

  23. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    Ótimo, gostei!! Não podemos assistir as invasões, destruições no campo sem nos colocarmos contra esses fora da lei. Parabéns! Reforma agrária sim, mas dentro da lei.

    Responda
  24. Airton Borzi

    Quem fez a matéria sabe, mas não custa contar a verdade: Essa turma que fez as invasões NÃO são do MST. É um grupo liderado pelo José Rainha, que NÃO é mais do MST há muito tempo.

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      Infiltrado?

  25. noel neves

    Ao invadir terras produtivas o movimento perdeu a razão de ser. Agindo assim serão considerados contra a Lei. A luta deve ser contra latifúndios improdutiveis e expeculativos.

    Responda
  26. Luiz Norberto

    E afinal o que acha o estado da Bahia sobre a indústria da celulose ? É importante ficar bem claro porque á outros estados interessados nesses investimentos.

    Responda
    1. Adri oliver

      Papel higiênico é feito com celulose. Enquanto não se encontra alternativas, será necessário cultivar eucalipto p obter celulose p fazer PH, entre outras coisas. Portanto, não dá para ser utópico, pragmatismo tbm faz bem.

  27. Luiz Norberto

    E afinal o que acha o estado da Bahia sobre a indústria da celulose ? É importante ficar bem claro porque á outros estados interessados nesses investimentos.

    Responda
  28. ALEX CORREA

    Quem sai perdendo na verdade é sempre o pobre sem direito a terra. Que textinho hein!!!!! Só a reforma agrária salva!!!! Mas os donos do Agro surtam com estas duas palavras e criam até fantasmas vermelhos com foice e martelo e querem até mesmo um governo autoritário pra mantê-los no topo da pirâmide.

    Responda
  29. Marcelo Magalhães

    Está ganhando pontos para ocupar o lugar de Olavo de Carvalho como o filósofo da extrema direita!

    Responda
    1. PAULO CESAR MARTINS MENCK

      Menos, Mar celo. Menos.

  30. Marcelo Godoy

    Qual a surpresa? O próprio Lula afirmou em campanha que o MST seria protagonista em seu governo. Não ouviu quem não quis.

    Responda
  31. Alberto A Neto

    O MST conhecido como "exército de Stédile" esquece que Luís Inácio I e II os utilizou como massa de manobra, segundo os interesses do PT; sobretudo na Era FHC, após a maxidesvalorização do Real, sob pretexto de realizar a reforma agrária com agricultura familiar. O fato é que o MST nunca passou de "camisinha do PT". Não para facilitar mudanças à esquerda, até porque os títulos de propriedade entregues ao MST por Lula e Dilma são risíveis. Mas tão somente à serventia rural como buchas de canhão!

    Responda
  32. JOSEMAR MOREIRA DO NASCIMENTO

    "O pau que da em Chico da em Francisco" Sr ministro da justiça, assim como é crime grave invadir o congresso quebrar tudo e ser presos os vândalos também é crime invadir fazendas produtivas, queimar casas, matar o gado e destruir as plantações precisa ser punidos como a mesmo rigor com que puniu os invasores do congresso. Não é mesmo ministro Alexandre de Moraes do STF?

    Responda
    1. PAULO CESAR MARTINS MENCK

      Só lembrando que essa mesma turminha chegou a colocar fo go em ministérios nos idos de 2017 e nada aconteceu.

    2. ALEX CORREA

      Tem que punir esse comentário estúpido. Só pode ser um capitão do mato lambendo o .... do senhor do engenho.

  33. Francisco Almeida

    Legal o autor reconhecer tepidamente a injustiça da distribuição agrária enquanto derrama elogios ao capital privado, sem sequer mencionar a causa direta da ocupação. É só os camponeses esperarem mais uns 300 anos sob a ordem da lei q o progresso chegará.

    Responda
    1. PAULO CESAR MARTINS MENCK

      A Suzano ja teve áreas de pesquisas arrasadas pelo exército do Stedile, em minha cidade. Simplesmente porque estavam desenvolvendo plantas transgênicas e o movimento não concordava. A tempo, como todo general covarde, o Stedile fez uso de mulheres na destruição patética.