Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Esse texto deveria ser considerado Misândrico, (de ódio aos homens) A bem pouco tempo atrás a mesma autora publicou; "Não está fácil ser homem hoje." que também não explora as dificuldades do ser humano contemporâneo. Muitas das afirmações não estão corretas, mas pelo menos termina no; Não está fácil.." a aquilo que realmente deseja: —quando apelam para um mito masculino—, quanto na posição de dominação —quando querem elas mesmas ocupar esse lugar.

    Responda
  2. Paula Cristina Leal

    É possível amar? Acho que sim, ainda sim. Mas a que preço? É importante perceber a enorme porcentagem de mulheres independentes, inteligentes e bonitas que já entenderam que na geração delas achar um homem menos machista, menos mimado, menos dependente (emocional ou financeiramente) é bem difícil. É possível amar, se não for pra ouvir ou viver absurdos. A piada da vez é que o pior defeito das mulheres héteros é serem héteros. Essa piada diz muito, não?

    Responda
  3. RILER BARBOSA SCARPATI

    Parabéns pelo texto! Infelizmente, a grande maioria de nós homens que comentamos aqui não entendeu seu raciocínio, o que acaba por confirmar a validade dele.

    Responda
    1. vera iaconelli

      Obrigada Riler, obviamente a resposta é que é possível amar os homens sim. Que ninguém escapa do machismo, mas que não podemos mais as violências de braços cruzados.

  4. Galdino Formiga

    Completamente possível para a maioria e impossível para algumas.

    Responda
  5. Carina Siqueira

    Sou professora do ensino médio e fico feliz que meus sejam mais capazes de ler e analisar um texto melhor que muitos leitores adultos. O homem e mulher precisam se desenvolver como serem humanizados e responsáveis pela construção de uma sociedade igualitária. Amar os homens será possível quando todos entenderam a dimensão do amor além do próprio falo. Adorei o texto.

    Responda
    1. vera iaconelli

      Obrigada, Carina!

    2. Carina Siqueira

      Vários problemas de edição no meu comentário e não pode arrumar? Chateada. Que horror

  6. Rogerio De Souza Cruz

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Rogerio De Souza Cruz

    Impossível amar os homens, por isso muitas mulheres desempenham a função do homem: viram sapatão.

    Responda
  8. Mateus Braga

    Essas feministas burguesas e modernas! Criam sua identidade a partir de um complexo de inferioridade e ressentimento ante aos homens, e sempre generalizam tudo. Sim, vivemos em um sociedade machista e patriarcal, mas as feministas da geração woke criam uma delirante abstração sobre o que é o homem e julgam tudo a partir disso, e nem percebem que estão fechadas dentro de seu próprio dogma.

    Responda
  9. João Paulo Aumond

    A resposta é não. Amar, sem chance. O melhor que pode ser feito é criar uma tolerância a partir da exposição crescente. Começa tentando tolerar por uns 15 minutos seguidos por umas 4 horas de descompressão. Daí sobre para meia-hora. Depndendo do cidadão e da sua boa-vontade dá para chegar a umas duas horas. Daí em diante precisa de você sair com as suas amigas e ele ir pro futebol dele, essas coisas. Como eu sei? Eu sou um. Imagina ter que conviver comigo mesmo 24 horas por dia.

    Responda
  10. Rafael Alves Albuquerque

    Pela leitura, entendi que não é possível amar os homens. E vcs?

    Responda
  11. Rafael Alves Albuquerque

    O título é: "É possível amar os homens?". Pela leitura do texto, entendi que não, que não é possível amar os homens. Tô errado? Cês entenderam de outro modo?

    Responda
  12. JANAINA DE MORAES SANTOS

    Não sei como, mas amo três (marido e dois filhos). A vida não precisa ser tão complicada…

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Resposta normal e não complicada.

    2. João Paulo Aumond

      A senhora é uma santa. Não sei como consegue. Nem eu me aquento.

    3. Rosemary Ribeiro Lopes de Carvalho

      Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. É o único termo correto. Dia 25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Nenhuma das duas datas fala em mulheres. Agora, umas poucas pessoas vêm colocando plural, onde não tem.

  13. S RGIO CURSINO S RGIO CURSINO

    Eterna burrice da generalização, não dá pra comentar...

    Responda
  14. S RGIO CURSINO S RGIO CURSINO

    Eterna burrice da generalização, não dá pra comentar...

    Responda
  15. Julio Louzada

    Talvez uma pergunta complementar fosse: é possível educar um menino para que não se torne um homem machista? Quem sabe assim tenhamos uma perspectiva de que trata-se um problema sócio/cultural, e não genético, onde todos e todas tem algum grau de responsabilidade.

    Responda
  16. DANIELA Krause

    quase todos homens comentando. Achei que deveriam ser as mulheres, respondendo a pergunta. É possível, claro. Impressionante é o narcisismo dos homens, que desqualificam a Vera chamando ela de feminista. A mulher que diz que não é feminista ou não sabe o que é feminismo (e não, não é exterminar os homens, taokei?) ou acha que deve trabalhar mais e ganhar menos que os homens só por ser mulher. Enfim. Chato, muito chato ainda estarmos na idade da pedra, mas infelizamente extremamente necessário.

    Responda
    1. RILER BARBOSA SCARPATI

      Voto com a relatora.

    2. Cláudio Ornellas

      Daniela, vi a mesma coisa. A agressividade dos comentários dos homens justifica inteiramente a premissa do artigo. Como são suscetíveis quando seu narcisismo é atacado! De minha parte, faço uma força danada para combater o machismo que me acompanha, mas falta muito ainda. Sigo tentando.

    3. Fernando Alves

      Aiaiai, o eterno mimimi. Se tivesse tido os comentários veria que a maioria nem falou sobre feminista. Mas é mais fácil ficar de mínimo.

  17. Andy Souza

    Seguindo essa linha de raciocínio devo acreditar que todo branco é racista.

    Responda
  18. Clinério Vieira

    Acho o título uma aberração pq está generalizando! Padre Lanceloti, Toni Ramos, Chico Alencar, Suplicy... São todos homens!

    Responda
    1. DANIELA Krause

      aiaiai, o eterno mimimi: mas nem todos são assim... Somos todos, foi o q ela disse, em algum grau. E a resposta para a pergunta você saberia se tivesse lido o resto.

  19. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Considerando que o casamento não é mais obrigatório no Brasil, sim, está provado que é possível amar os homens. Mas retorno a pergunta, é possível amar uma mulher que faz esse tipo de pergunta ?

    Responda
  20. MILTON DOLL

    Prefira mesmo amar mulheres, como eu.

    Responda
  21. Nilton Silva

    Há que se tomar cuidado com a falácia do bom selvagem, estando a mulher no lugar do silvícola, bem entendido.

    Responda
  22. Alexandre Pereira

    É possível a uma misândrica amar um misógino? É essa a pergunta? Generalizar é errar duas vezes.

    Responda
  23. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    ''As baixas do lado masculino não passam de feridas narcísicas, crises de ansiedade e eventual suicídio [...]''. Queria ter essa frieza de analista de IBGE.

    Responda
  24. Rodrigo Ribeiro

    O texto é muito bom e os comentários apenas refletem o que lá está dito. Leiam, é uma aula sobre a doença que estamos experimentando.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, procure um médico.

  25. Ernesto Dias Junior

    Pergunta mais besta...

    Responda
  26. Paulo fedrizzi

    Estas discussões,machismo/feminismo serão facilmente resolvidas quando os dois gêneros entregarem os resultados econômicos,científicos,materiais,criativos,transformadores,intelectuais ,emocionais e feitos que ajudem a humanidade a evoluir em todos os aspectos.Enquanto não houver este equilíbrio,serão discussões de vitimismo e coitadismo.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      evolução da humanidade, tipo assim, no Irã? Na Arábia?

  27. Anna Rodrigues

    É sim. Desde que você esteja pronta para deixar de amar e isso não mudar em nada os outros aspectos de sua vida. Se você chegou a esse ponto de autopreservação, já pode correr riscos

    Responda
  28. Eduardo Rocha

    O machismo precisa ser combatido. Sempre e em todo lugar. A questão é: como? O discurso de nós contra eles nunca deu certo. Beira ao ridículo. A autora acertou em várias coisas, mas questionar se é possível amar os homens ou afirmar que ainda não nasceu um único que não seja machista (por que se nasce machista?) é justamente cair na armadilha do ressentimento, que nunca solucionou nada. Apenas dá munição pro Mister Campari gorgolejar: viu, como elas nos odeiam!

    Responda
  29. Marcelo Innecco

    Papai?

    Responda
  30. José Cardoso

    Se uma mulher faz esse questionamento é porque, pelo menos no momento, a resposta para ela é não.

    Responda
  31. Fernando Alves

    Não muito tempo atrás fizeram uma experiência igual a que a Iaconelli propõe. Pegaram um grupo e atribuíram a ele tudo de ruim que existia e a outro grupo e atribuíram tudo de bom ao outro. Aí quando alguém ousava pensar e dizia: "você fala mal do X, mas eu conheço ele a cinquenta anos e ele não é nada disso", a resposta era que a pessoa estava contaminada pelo outro grupo e era passível de receber o mesmo tratamento. Só ler livros de história para saber como deu certo.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Uma coisa nada tem a ver com a outra. Você também pode ler as estatísticas sobre as pessoas trans e ver que tem grupos que são tratados muito pior, mas isso não justifica você falar que tudo de ruim vem das pessoas não trans e vilanizar todos, independente de quem é e o que faz. Quanto mais defenderem ideias torpes, menos verão essas estatísticas melhorarem.

    2. Luara Lopes

      Amigo, aproveite e leia também as estatísticas sociais, econômicas e criminais, para ver onde estão as mulheres. Não é x contra y, é um sistema que oprime mulheres, de forma bem concreta, com salários mais baixos, pouca representação política e com muitas, muitas mortas. Pelos comentários aqui, esse sistema está longe de acabar.

  32. Evandro Sant Anna Soncim

    É, está ficando cada vez mais difícil continuar assinante da Folha! Que discurso feminista desnecessário!!! Por isso que nossa sociedade está tão dividida!!! É a política do nós contra eles!!! Triste!!!

    Responda
    1. DANIELA Krause

      pessoas que não leem ou que não entendem?

    2. Galdino Formiga

      Feminista não ama os homens.

  33. Adão Ferreira Salles

    Bem pertinente seu comentário, Jose Ricardo Braga. Especialmente se se pensar no casamento tradicional. Assim, na cerimônia religiosa, a práxis é um homem entregando a mulher para outro homem; no evento jurídico, a mulher altera seu próprio nome para incluir o de seu marido. Quase sempre é assim. É a ditadura cultural transmitida de geração a geração há milênios.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não é ditadura cultural. É apenas tradição social e facultativa.

    2. Fernando Alves

      O que não quer dizer nada, dado como cada casamento se desenvolve de um jeito. A melhor forma de manter tudo como está é ficar problematizando coisas que não tem nada a ver e deixar passar o que tem tudo a ver.

  34. Nelson Santos

    No mundo moderno a masculinidade "ancestral" do caçador, guerreiro etc. se tornou de pouco valor. A masculinidade do homem cuidador é um desejo feminino e, como não nasceu homem sem machismo não é um desejo masculino. E nestes tempos de lacração um pai ensinando a filha a andar de bicicleta motiva as haters feministas que não admitem a existência de qualquer virtude masculina, por menor que seja.

    Responda
  35. joão moreira

    Generalização que faz somente ampliar ódios e acusações. Hoje, ser homem, branco e heterossexual é invariavelmente uma coisa ruim. Pensamentos com esta, da sra Iaconelli, não contribuem com nada para aperfeiçoar os relacionamentos entre as pessoas.

    Responda
  36. Mário Furtado Fontanive

    Muito bom o texto.

    Responda
  37. Emanuel Mello

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Emanuel Mello

      sou tão macho que admito não ser tão macho assim

    2. RAQUEL BRAGA

      Emanuel, Adorei sua opinião. Vc deve ser tão macho. Ui

  38. Vitor De Biagi

    E como amar as mulheres se ainda não nasceu uma que esteja livre do machismo?

    Responda
  39. Benedito Claudio Pacifico

    Somos o que somos anos de evolução moldaram nossos comportamentos animais e tenta nos imporem mudança de atitudes em menos de 60 anos ou coisa parecida , é claro que existe os extremistas neuróticos mais via de regra tanto homens como mulheres têm desejos complementares mas diferentes .

    Responda
  40. Rubens Said

    Você generaliza, dona Vera Iaconelli.

    Responda
  41. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

    Quem é mais machista? os homens ou as mulheres? E qual é a teoria que sustenta o machismo? Biologia ou ciência? leiam o pentateuco e terão as respostas.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      prefiro ler Freud, Lacan...

  42. Galdino Formiga

    É perfeitamente possível.

    Responda
  43. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    O DNA do capitalismo é o machismo. Logo todas e todos na luta "ideológica" regida pelo "farinha pouca meu pirão primeiro" ou "salve-se quem puder", são machistas. Logo todas e todos são machistas.

    Responda
  44. Jaime Souza

    As pessoas acham que machismo é sobre o masculino, e não sobre falocentrismo. Consequentemente, acham que falocentrismo é sobre o falo. Aí fica difícil. Atribui-se automaticamente aos homens a pecha de machistas - e, no entanto, as relações de poder (invariavelmente doentias) são universais. Um exemplo impecável da luta neurótica pelo falo - e no contexto doméstico, onde ela é bem mais comum e trágica, pois teleologicamente pedagógica - está no filme A Bruxa, de Robert Eggers. Vera, veja!

    Responda
  45. José Ricardo Braga

    Quando se fala de estrutura, fala-se de partes que se sustentam. Dominações são consentidas pelo retorno que proporcionam. Feministas listam desvantagens do machismo, mas será que não haviam vantagens para elas nesta estrutura? Qual tipo de consentimento que as convenciam a viver assim? Para se por fim à estrutura é preciso desmontar todas as partes. Acabar com o sonho do marido, de preferência rico, parece a mais difícil de desapegar. Como negar que o casamento é a mola-mestre do machismo?

    Responda