Comentários para:

Águas agitadas

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulo werner

    Podem explicar uma coisa? Neutralidade e não-alinhamento inclui impor sanção unilateral ao Irã (negar abastecimento da frota) pra não desagradar os americanos? Se for o caso, não custa lembrar que vcs já apoiaram um golpe em 64 em nome dessa “neutralidade” aí….

    Responda
  2. Felipe Araújo Braga

    Acho que devemos separar as coisas: não acho a política externa de Lula errada. A única coisa errada é apoiar a Nicarágua e a Venezuela (devemos ser neutros). O Brasil declarou-se contra a invasão da Ucrânia, pedindo uma solução diplomática: além do mais, nossos interesses econômicos não nos permitem romper com a Rússia. Pedir o diálogo e não fechar as portas é diferente de apoiar Irã ou Rússia. Aliás, os EUA apoiam a Arábia Saudita, eles podem ser pragmáticos e nós não?!

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    E os intelectuais falando em frente ampla

    Responda
  4. Florentino Fernandes Junior

    Fogo no parquinho

    Responda
  5. Florentino Fernandes Junior

    Lula 3 veio pra fazer o q nao fez antes.

    Responda
  6. Florentino Fernandes Junior

    Os primeiros sinais de fumaça ja estao no horizonte

    Responda
  7. João Paulo Zizas

    Nada há de inusitado no comportamento simpático à ditadura iraniana manifestado pelo governo federal, tal postura está perfeitamente de acordo com o ideário da grei do atual chefe do Planalto. Tudo indica que essa deplorável presença de navios militares do país dos aiatolás no Brasil é apenas parte do início de uma tenebrosa era da política externa pátria, pois Lula e seus parceiros têm notório apreço por regimes liberticidas.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Tem realmente muita gente do PT com cabeça de Guerra Fria. Porém, o Sul Global (América Latina, Ásia, África, etc. têm de ter independência. Nós não temos nada contra o Irã ou a Rússia. São nossos parceiros comerciais. Tais países são ditaduras terríveis? Sim! Nós não apoiamos isso, mas também não podemos tomar as dores da Otan! Os EUA mantém relações estreitas com a Arábia Saudita, eles são pragmáticos, por que nós não?

  8. Marcelo Magalhães

    E põe a folha em atitude vexatória todos os dias pela sua obsessão em ridicularizar esse governo, preparando o contexto para um eventual golpe, como o que foi dado sobre a presidente Dilma.

    Responda
  9. Peter Janos Wechsler

    Por que a surpresa? Ghadafi era "amigo e irmão".

    Responda
  10. Marina Gutierrez

    Agora está explicado, "autoridades e políticos dos EUA, além de Israel, criticaram o governo Lula"

    Responda
  11. jose vanzo

    O Irã é uma teocracia totalitária e misógina.O que leva lula a tê-la como aliada ?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Isso é problema deles! Não ameaçam o Brasil, não querem impor sua religião e seus costumes para nós. O povo iraniano deve se levantar e lutar por seu país. De nossa parte, mantemos boas relações econômicas e políticas com eles sim. O que fizeram contra nós? Os EUA são amigos da Arábia Saudita!

    2. josé SOARES

      O caso dos navios não significa que seja “aliada”, como são aliados os democratas Biden, Macron , Scholz, Príncipe Charles e tantos outros.