Por quê? Economês em bom português > Os primeiros três meses de Lula 3 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Leite Leite

    O Lula disse que tem gente passando fome porque tem gente comento demais. É verdade. Quem come demais é o governo e os políticos em geral. Falta o governo aprovar uma lei eliminando cartão corporativo, Fundo bilionário para políticos fazer campanha, fundo partidário Deixar só 5 assessores para cada parlamentar..... e com a economia que será feito custear todos os projetos assistenciais. Jogar todo o ´peso do assistencialismo no lombo dos trabalhadores é crueldade demais.

    Responda
  2. Ricardo Pereira Ignacio

    Fazueeeeeeliiiii

    Responda
  3. Ricardo Montero Alvarez

    Quando acho em algum texto a palavra "populista" para desqualificar qualquer coisa em favor dos necessitados, paro e desisto da leitura do texto porque não tenho tempo pra ler lixo.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      A verdade é dolorosa. Falar dos necessitados enquanto se degusta um bom churrasco e umas boas cervejas geladas ou enquanto se faz uma reunião com um lote de políticos veteranos, bebendo um bom whisky , é muito animador!

  4. Gustavo Monteiro

    O governo tem 2 meses. 2 meses e 7 dias.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Na verdade, Lula foi eleito em outubro. Plano de governo, zero.

    2. Edimilson Volpe

      Mas olhe de novo agora. Sorrateiramente "corrigiram" o texto sem comunicar aos leitores! Agora não é sobre "três meses", é sobre "os primeiros meses". Até surgiu o nome do autor, antes omitido. Comportamento típico de gente sem ética. Esse artigo é lixo bolsonarista.

  5. José Cardoso

    Tudo começou com o auxílio emergencial durante a pandemia. Como aconteceu em 2008, o medo de uma depressão levou a pacotes de estímulos exagerados que pressionam a inflação. E os beneficiados votam, o que torna difícil o desmame.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      A expansão monetária gera inflação. Quando o governo cria dinheiro, o bancos privados tbm criam dinheiro, mas se a produção de bens e serviços não acompanha, o resultado é inflação. Mas o governo tbm não ajuda criando despesas inflacionárias. Ainda existem pessoas que admiram a indexação de bens, serviços e salários a inflação acaba virando um círculo vicioso.

    2. Edimilson Volpe

      José Cardoso, você tem razão nesse aspecto. Mas, olhando também para a conta dos juros, é fácil notar que a alta desmesurada destes pelo BC mostra uma acintosa incompetência. Persistir no erro é inaceitável. E qual é a dos "especialistas" (que confundem 60 com 90) em atacar quem está apontando e tentando corrigir o erro? E o pior: atacam de forma desonesta e mentirosa, claramente em defesa do comando bolsonarista do BC. O que desnuda o tipo de gente a se esconder no anonimato.

    3. Vitor Lamm Lobato

      Foram gastos quase 60% a mais com juros do que pro combate do covid e da pandemia, de 2020 a 2022.

  6. Vitor Lamm Lobato

    Governo anterior ultrapassou o teto diversas vezes e o alarme do risco fiscal não foi acionado. A austeridade (travestida de responsabilidade) fiscal tão glorificada congelou a máquina pública enquanto o pagamento de juros batia recordes. Fica a dúvida se o medo dos "especialistas" está, realmente, na insolvência do estado.

    Responda
  7. Vitor Lamm Lobato

    "Com esses números, é virtualmente incabível o argumento de que a política monetária está tresloucada." Acredito que o "economês em bom português" almejado pelos "especialistas" [sic] é só o jeito tosco que eles acharam de superficializar o debate e continuar repassando teoria ultrapassada pros leitores. "Onde vimos coisa similar acontecer? Na Argentina e na Turquia, países de inflação galopante." Só essa frase já deveria ser suficiente para nos mostrar a qualidade do artigo.

    Responda
  8. Guilherme Okasaki de Freitas

    Chat GPT é voce?

    Responda
  9. José Luís Silva Costa

    Nem vou terminar a leitura. Estar claro que aqui é um defensor da política econômica anterior. Você sabe se vai almoçar amanhã? Pois, tem gente que não sabe. A culpa é do seu Guedes.

    Responda
  10. Flávio Alonso

    Primeira vez que eu vejo uma análise sobre 3 meses antes de fazer 3 meses... tá virando um jornaleco mesmo

    Responda
  11. Paolo Valerio Caporuscio

    Primeiros meses e nada de empenho e continua na mesma e enrola criticando o antecessor , no discurso da posse o mesmo disse me cobrem me cobrem para o bem do brasil.

    Responda
  12. Clovis Deitos

    A Folha está usando 2 meses para fazer balanço de três. Se isso não for má fé eu não sei o que é. Nem perdi tempo para ler o artigo, o título diz tudo.

    Responda
  13. ENOQUE SAMPAIO

    Ih, Folha, deu ruim. Pensa que teus leitores são o que? Eleitores do coiso? Se liga… quer criticar as ações complexas do governo e nem sabe fazer continhas “de mais”. O terceiro mês mal começou… ou vocês contam o governo Lula logo após o segundo turno? Que vergonha…

    Responda
  14. Laudgilson Fernandes

    Pagaram quanto para o missivistas? Aonde entra os miseráveis nestas contas? Juros alto, especulação de gente que não trabalha, não produz nada, a não ser a miséria, fome e degradação da sociedade. Eles vivem no mundo da lua com este economês de meia lata, coisa de gente que sempre foi bancada pelo papai. Nuca pegou um BRT, um trem da superVia.

    Responda
  15. LUCAS OLIVEIRA PEREIRA

    Populismo, pensamento obstino e antigo travestido de “boa intenção”, ressentimento, revanchismo e oportunismo. Essas coisas é que estão na base das ações econômicas do presidente e seu partido, no qual votei para evitar o pior. Mas o ruim se impõe e passa por cima de quem tem credencial, competência e equilíbrio para liderar as políticas econômicas de forma racional. Pobre Brasil, ameaçado pela autocracia de um lado e da irresponsabilidade por outro.

    Responda
    1. eli moura

      a maior ameaça é a falta de inteligenia de alguns brasileiros.

  16. eli moura

    jogaram o pais num enorme abismo para viabilizar o impeachment da dilma, bastavam dois anos e correções no leme, irresponsáveis do mercado e politicos destruiram a vida de muitas famílias brasileiras, e isto tem sido por quase seis anos, há uma chance de sair do buraco, mas parece que o discurso voltou, estes coisas que escrevem isto odeiam brasileiros, amam o dinheiro, mas não percebem que também estão perdendo.

    Responda
  17. Emerson Luis de Moraes

    Quem escreveu? ChatGPT? Q coisa ridícula Folha!

    Responda
  18. Aleksander Hada Ribeiro

    Os "expertos" do texto com certeza não vão ao mercado fazer suas proprias compras, alem de nao entenderem a diferença entre a inflação de alimentos basicos pra ricos ("expertos") e pobres (mais de 50% da população)

    Responda
  19. André Vinicius

    Toda crítica é valida, mas quando um texto surge assim, sem qualidade, fica a sensação de uma visão rasa da realidade. Escreveu ou foi no ChatGPt da vida?

    Responda
  20. Rodolpho Oliveira

    Quase chorei na parte que ele fala com pavor sobre um presidente que ataca as instituições de estado. Onde ele estava nos últimos 4 anos que quase não sobraram instituições de estado? Lula ganhou esse debate com o BC, até o Deus mercado concorda que manter juros a 13,75% vai gerar mais quebradeira. Como as empresas vão se financiar se as margens já estão apertadas e a despesa financeira come o resto?

    Responda
  21. Carlos Henrique Durso Carneiro

    Texto raso do início ao fim. Como a folha permite algo tão esdrúxulo assim?

    Responda
  22. Filipo Studzinski Perotto

    Um texto raso, dogmatico, cheio de erros, e pra variar anônimo.

    Responda
  23. Roberto Gomes

    Hahaha, ruim mesmo é a matemática de quem escreveu. Na minha escola eu aprendi que janeiro tem 31 dias e que fevereiro tem 28 = 59. Hoje é dia 7. Logo, 59 + 7 = 66. Na minha escola eu aprendi que 66 não é 100. Apesar desse *pessimismodo mercado* com Lula, meu pitaco é que aqui a situação não é tão ruim quanto na Europa. Nos EUA, o FED quer manter a taca de juros alta. Olhando nas vizinhanças (Argentina, Peru, Colombia, Equador, Chile), eu diria que o Brasil não está mal.

    Responda
  24. paulo werner

    100 dias? Deve ter usado a mesma calculadora que o fez concluir pela razoabilidade dos maiores juros reais do mundo, mesmo num cenário de desaceleração do consumo desde o quarto trimestre de 2022. Risco de não honrar compromissos? Isso foi ogolpe deGuedes nos precatórios. Tá confundindo as bo las

    Responda
  25. Flavio Ferrando

    Na economia, aumentar salário mínimo de acordo com a inflação + média do PIB é popular, mas inviabiliza o combate a inflação e causa aumento dos juros, o rico ganha e o pobre perde. Banda de inflação que varia 50%para cima ou para baixo, margem de 100% de erro não cola. Taxa de juros com influência política, reduz investimento estrangeiro, não se vende bonds político. Tudo que parece bom, normalmente não é.

    Responda
  26. MARCELO Cunha de Souza

    Como primeiros 3 meses se acabamos de entrar em março, este, sim, o terceiro mês?

    Responda
    1. Filipo Studzinski Perotto

      Pois é, as contas dos economistas ortodoxos estão ruins...

  27. Edimilson Volpe

    Dá até para visualizar a fel escorrendo pelos cantos dos lábios das furibundas viúvas de Paulo Guedes, a defender com sua pena furibunda seu coleguinha bolsominion atarracado no castelo do BC.

    Responda
  28. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Kada qual chega a uma conclusão, a minha: todo esse conversê por causa das falas de Lula contra os (BC) juros altos, minha opinião resumida num exemplo: a Rússia em guerra, e com toda "sacanagem" (bloqueio) do Ocidente juros reais 1,5%, Brasil na santa paz há um século e meio, sem boicotes 7% , tirem suas conclusões

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.