Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hermano José Toscano Moura

    Acho que esse jornal deveria procurar pessoas mais capacitadas, para emitir parecer sobre esses mais de 70 ataques de tubarões em praias pernambucanas .Desde que desativaram um abatedouro de bovinos que jogavam seus dejetos em rio que desembocava na praia da piedade ,começaram os ataques desses animais .Dizer que a presença deles é sinal de vida marinha saudável ,até concordo ,mas sem atacar humanos ,se estão atacando ,falta-lhes alimentos,e tubarões tem personalidade humana ,é piada!

    Responda
    1. Samuel Santos

      Sinto muito mas não tem nada a ver com a existencia ou nao de abatedouro de boi. "Tubarões estarem felizes" ou não, é apenas uma metáfora. A cadeia alimentar no mar é produzida no manguesal. E a construção do porto de Suape, dizimou milhões de hectares de mangue, arrasando essa produção. Agora só vontade política e tecnologias podem mitigar o problema. Pega a visão!

  2. Samuel Santos

    Nasci, cresci, nadei, mergulhei e matei muito peixe com arpão naqueles 12 km de praias durante décadas. Vi um tubarão morto por pescadores no início dos anos sessenta na praia de Piedade. Nas minhas aventuras jamais vi qualquer indício de tubarão, isso não quer dizer que eles não existissem, apenas estavam bem alimentados e felizes. Suape o porto, o maior crime ambiental marinho que dizimou milhares de hectares de manguesais, acabou com a cadeia alimentar dos cetáceos.

    Responda
    1. Silvia Regina Silva Mota

      Isso mesmo, Samuel. Comentei exatamente isso aindagora com um amigo. Hoje moro em Maceió-AL, mas a minha infância, adolescência e parte da minha vida adulta foi no Recife. Sempre frequentei a praia de Boa Viagem e nunca vi ataques de tubarões como temos visto, principalmente depois da construção do porto de Suape. O ser humano dá um tiro no próprio pé com o poder de destruição que tem e se torna vítima de si mesmo. Como dizia minha avó, quem mal faz pra si o faz.

  3. Gabriel Damasceno

    Péssima explicação dessa tal bióloga. Falou, falou e não disse nada.

    Responda
    1. Gabriel Damasceno

      A matéria não responde o próprio título. Ela só "pincelou" sobre o Porto de Suape, que é o grande responsável pelo desequilibrio ecológico, falando que "pode ter modificado" o equilibrio ecológico. Lendo a matéria dá a ideia de que é normal os tubarões naquela área. "Pesca desenfreada"? Se fosse assim todo o litoral teria tubarões e ataques constantes. Ela simplesmente tratou como normal os ataques de tubarões nessa região provavelmente por falta de conhecimento do real problema.

    2. Mateus Braga

      Ué, ela explicou sobre a construção do Porto de Saupe, que modificou o habitat onde vivem os tubarões, ocasionando um desequilíbrio ecológico. Disse também que tubarões tem dificuldades para enxergar no amanhecer e anoitecer, e que a pesca desenfreada faz com que os tubarões tenham menos alimento disponível, por fim, explicou que é normal o fato dos tubarões virem até a praia de vez em quando. O que você não conseguiu entender da explicação da "tal bióloga" ? rsrsrs

    3. Samuel Santos

      Eita Sr. Damasceno! O senhor é que não alcançou o que foi dito.

    4. Gilmar Maghenzani

      Eu não achei, mas é que tem pessoas que só querem cancelar