Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alaor Magno

    Deus criou a comida. O diabo criou os cozinheiros e donos de boteco.

    Responda
  2. Luciani Aubin Kehl

    Brigando por água filtrada. Ta loco mesmo o ser humano.

    Responda
  3. MAKOTO SHIMIZU

    Viajei de carro de São Paulo até a Chapada Diamantina, na Bahia, e fiquei impressionado que mesmo em humildes bares e restaurantes de estrada me serviram grátis, café. Impressionante hospitalidade genuína de gente simples. Idem, cafezinho era grátis num posto panorâmico que havia na estrada Índio Tibiriçá entre São Bernardo do Campo e Suzano. Nos Estados Unidos basta sentar e rapidamente trazem um jarro de água gelada, nada da mesquinharia descrita neste artigo, de gananciosos que negam água.

    Responda
  4. Jorge Sánchez

    Os burocratas querendo que as pessoas trabalhem de graça. É só subir o valor dos pratos para compensar

    Responda
  5. ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES

    Aos mais jovens devo informar que até 1986, ano do inesquecível plano cruzado, o café de bule (não o expresso) era servido como cortesia na maioria dos restaurantes do Interior de São Paulo. Pelo menos um copo de água da torneira passado por filtro não vai prejudicar o comércio. Claro que irão aumentar o preço do couvert, dos pratos e da sobremesa para compensar a perda de receita.

    Responda
  6. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

    A obrigatoriedade de fornecer água filtrada àquele cliente que pede, não proíbe a venda de uma garrafa de água mineral de marca. A associação vai perder a causa.

    Responda
  7. Rubens Goulart

    Tem que dobrar essa multa

    Responda
  8. JAILSON DE BEZERRA

    É impressionante o mau carati$mo dos empresários do Brasil. A sanha de lucro é tão grande que prezar pelo bem-estar dos seus próprios clientes é motivo de me$quinhez. Deveria se colocar uma multa de r$ 15.000.

    Responda
  9. Maria Lopes

    Esperamos que os vereadores resistam porque vamos anotar o nome de todos que votaram contra nós. Água é um direito básico e sagrado. Se um restaurante fizer isso, questão de levantar e ir embora. Um leitor conta a negativa de um copo de água a um cidadão. Que absurdo.

    Responda
  10. Fernando Tacca

    Os donos de restaurantes e seus representantes quando vão a países europeus sabem que água deve estar sempre disponível para os clientes e em alguns casos o garçom já traz uma garrafa para a mes. Tal obrigação deveria se estender aos aeroportos para disponibilizar bebedouros de água filtrada onde o preço de uma garrafinha de água é um absurdo e porque não aos shoppings também. E o poder público deveria obrigatoriamente oferecer bebedouros em espaços públicos. Acesso a água é direito fundamental.

    Responda
    1. Mário Faria

      Na França todos os restaurantes servem de graça uma garrafa de água sem nenhum problema. Mas aqui na banânia tem que ser diferente!!

  11. Carlos Telles

    Não acredito que precisa ser obrigado, mas podíamos fazer uma campanha de ir somente em restaurantes que servissem água grátis, se o povo não intervir, não adianta lei.

    Responda
  12. Fernando Alves

    Vai nos EUA e os restaurantes fornecem água de graça, sem você pedir. Quase ninguém deixa de consumir outras bebidas. Mas aqui, a mesquinhez é porque querem cobrar dez reais uma garrafinha de água. Vendem como se fosse item "gourmet", com uma rodela de limão. E bobocas que acham que qualquer porcaria é gourmet pagam e ainda postam no Instagram.

    Responda
    1. Rubens Said

      Perfeito, Fernando. Semana passada, paguei 26,80 por 3 cafés. Parece que estamos na Europa.

  13. José Cidade de Oliveira Filho

    Pura demonstração de mesquinhez. Esse é o nível de "empatia" e "consideração" aos clientes de certos empresários. Do jeito que eles falam, até parece que um grande número de clientes iria deixar de consumir outras bebidas para beber água filtrada. É pela avareza mesmo.

    Responda
  14. mizael dias

    Uma vez estava num restaurante aguardando minha marmita ficar pronta, quando chegou um ser humano, bem humilde, com uma pastinha de currículos debaixo do braço e pediu um copo de água para o dono. Esse, arrogante, disse que custava tanto. Ai a pessoa disse que poderia ser da torneira mesmo. Aí o dono disse que não tinha. Não esperava ver uma cena daquelas senão tinha pago a agua do cara. Ah, e o dono que tinha 2 restaurantes, anos depois faliu, quebrou.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      caro Mizael - a estupidez humana não tem limite . Negar um copo de água ! que absurdo !